quinta-feira, fevereiro 26, 2004

Recordações...

Ao ouvir os hinos nacionais de Portugal e Espanha antes do jogo da Taça Ibérica veio-me à memória um embate memorável entre as selecções dos dois países.
Alguns dos jogadores que actuaram nesse dia iam mais uma vez confrontar-se, desta vez não para honrar a sua bandeira, mas para defender o seu clube.
Fez no passado dia 17 um ano que o “Palamaggiò”, em Caserta (Itália), recebeu um duelo ibérico, no primeiro dia da fase final do Camponato Europeu 2003.
Espanha apresentava-se como claríssimo favorito, já que tinha vencido todos os encontros com Portugal.
Ao intervalo a nossa selecção perdia por 2-0, a profecia parecia teimar em manter-se. Contudo, os jogadores nacionais não se deixaram intimidar pela desvantagem e regressaram do descanso com muita vontade de dar a volta ao resultado.
André Lima deu mais cor o sonho lusitano, ao marcar um belíssimo tento logo no reatar da partida, sendo seguido no minuto seguinte por Gonçalo Alves. Ao minuto 32 acontece aquele que foi ao mesmo tempo o mais feliz e um dos mais infelizes momentos da prova: Pedro Costa marcou o golo que colocou Portugal em vantagem, mas no lance seguinte lesiona-se com gravidade e acaba por sair.
Durante 5 minutos sentimos o doce sabor da vitória, mas a sorte parecia estar do lado de “nuestros hermanos”, que ainda conseguiram empatar a partida.
De qualquer forma, a selecção nacional conseguiu um feito até então nunca alcançado: não perdeu com a congénere espanhola.
Foi uma boa recordação, daquele que foi o primeiro jogo oficial que tive o prazer de ver a nossa selecção jogar.

Campeonato Europeu de Futsal 2003 - Itália (Caserta e Aversa)
Os 14 eleitos de Orlando Duarte:
Vila Verde - Nuno Rodrigues
Freixieiro - Formiga, Ivan Dias e Joel Queirós
FJ Antunes - João Leite, Sérgio Júnior e Toni
Benfica - André Lima, Arnaldo Pereira e Pedro Costa
Sporting - Gonçalo Alves, João Benedito, João Marçal e Zézito



Sem comentários: