terça-feira, fevereiro 10, 2004

Heróis ou vilões?

Quando em Junho de 2000 a selecção nacional de futebol perdeu com a França nas meias-finais do Europeu 2000, um sentimento de tristeza e frustração assolou o nosso país. Os heróis nacionais foram traídos por um lance polémico que acabou por dar a vitória aos futuros campeões europeus. Portugal quase ficou de luto. O próprio primeiro-ministro de então, António Guterres, mostrou solidariedade pelos jogadores agradecendo "todo o esforço e determinação com que souberam defender as cores nacionais".
Cerca de cinco meses depois, a selecção nacional de futsal viajou até à Guatemala, para disputar o Mundial da modalidade, num quase total anonimato. (ver Record) A discreta partida não fez manchetes, aliás quase nem fez notícia, e os jogos passaram praticamente despercebidos. A resposta dada foi perfeita: o conjunto orientado por Orlando Duarte protagonizou um excelente campeonato e conquistou a medalha de bronze.
Apesar do feito, Portugal manteve o mesmo estado de espírito e não houve sequer um único agradecimento público pelo "esforço e determinação com que souberam defender as cores nacionais", curiosamente as mesmas defendidas pelo conjunto orientado por Humberto Coelho, no futebol.
A acrescentar a tudo isto, houve um esquecimento por parte das entidades relacionadas com o desporto.
O Institudo do Desporto de Portugal, por exemplo, todos os anos homenageia os medalhados em provas de modalidades olímpicas, que não é o caso do futsal. Mas a aplicação de uma excepção podia ter dado o mais que merecido prémio à selecção, mas qualquer coisa não correu bem na altura. (ver Record)
Acredito que este "mal-entendido" vai ser resolvido. Vamos a ver...
Mais grave parece ser a questão da Fundação do Desporto. Esta instituição também presta honras aos atletas que recebem prémios de um certo relevo, seja modalidade do programa olímpico ou não. Ainda assim, o futsal foi esquecido, como se nada tivesse ganho. Por outro lado, foram premiadas algumas modalidades com menos relevo em Portugal, como o sky, e em provas menos importantes do que um Mundial.

Parece-me assim que os verdadeiros heróis continuam a ser esquecido, passando por vilões.
Se calhar a selecção nacional de futsal não teve mais atenção porque o país ainda se encontrava de luto por causa da queda dos "deuses" do futebol e quando se está de luto não se fazem festas...
Nunca é tarde para reconhecer os erros e fazer as honras a quem as merece. Afinal, não é todos os dias que se consegue um terceiro lugar num Mundial, tanto mais com uma equipa semi-profissional, contra verdadeiros colossos da modalidade.

Sem comentários: