quinta-feira, fevereiro 26, 2004

O novo ninho da águia

O Benfica vai estrear a sua nova casa no sábado, regressando finalmente à Luz. O clube a quem caberá a honra de fazer o primeiro encontro de futsal naquele palco será o Correio da Manhã. O jogo é às 20 horas.
As expectativas em relação aon novo pavilhão são muitas. Aquele vai ser também o local da 2ª eliminatória da UEFA Futsal Cup, que se realiza entre 17 e 20 de Março.
Para dar ainda mais vontade de conhecer o novo "ninho", reproduzo um texto da jornalista Sónia Antunes, escrito há algum tempo, onde se conhece melhor o recinto.

O novo Pavilhão nº 1 da Luz

A construção foi iniciada a 20 de Maio de 2002, com o princípio das escavações e a abertura das respectivas fundações. Apesar dos atrasos, normais numa obra desta envergadura, a abertura integral do complexo está perspectivada para dentro de um mês, sendo a expectativa mais optimista o dia 28 de Fevereiro. Quanto às zonas comerciais, só cerca de um a dois meses depois estarão prontas.
Este complexo é denominado por Pavilhão Único e é composto por cinco áreas distintas, a saber, três zonas dedicadas ao desporto e restantes duas a espaços comerciais.

Áreas desportivas
As áreas desportivas são mais concretamente o campo 1, o campo 2 e a piscina, sendo que ainda na última se encontra uma sala de bilhar, uma sala de ténis de mesa e um ginásio.

Áreas comerciais
No que toca às áreas comerciais, estas são duas, área A – Zona Sul e área B – Zona Norte, sendo que são estas as áreas com maior atraso na construção.
De salientar que todas estas áreas se encontram estreitamente interligadas entre si, quer através de passagens aéreas exteriores, quer através de passagens internas, o que permite uma circulação facilitada por todo o recinto.
O Pavilhão estende-se por uma área bastante extensa, ocupando dois pisos, o piso 0 e o piso 1, onde consta ainda uma cave subterrânea, reservada somente à área técnica. Existem para o mesmo três entradas pedonais, onde depois se encontram variadíssimos acessos para o seu interior.

PAVILHÃO
O Pavilhão é constituído por 2 campos de jogos – Campo 1 para prática de hóquei em patins, basquetebol e futsal e Campo 2 para a prática de andebol, voleibol – zona de piscinas, com piscinas para adultos e crianças, e respectivos balneários e salas de apoio.
Ambos os campos estão equipados com as mesmas zonas e demais equipamentos, constituindo a grande diferença o facto do campo 2 ter somente duas bancadas laterais, enquanto que o primeiro é composto por quatro. Ambas as coberturas são de metal, embora com estrutura arquitectónica diferente, contudo, ambas estão acusticamente preparadas para anular o reflexo do som, escoando e libertando o mesmo. Os balneários, as instalações sanitárias, os bares e zonas de entretenimento são idênticas, bem como a existência de bancadas específicas para público, Comunicação Social e zona presidencial.
Distribuído por dois pisos (piso 0 e piso 1, ainda com uma cave subterrânea que encerra a área técnica), o pavilhão comporta ainda sala de bilhar e sala de ténis de mesa, assim como zonas comerciais e espaços para escritórios.

Campo 1
Tem capacidade para uma assistência de 2400 pessoas, ocupando uma área bastante extensa, com uma cobertura metálica em forma oval. Neste existem quatro bancadas, com as respectivas áreas do público geral, local específico da Imprensa e tribuna presidencial. No mesmo existe ainda um mega sreen, isto é, um ecrã gigante, colocado ao nível da cobertura, em forma de cubo com quatro faces, o que permite o visionamento de todas as áreas do campo. O futsal, o hóquei em patins e o basquetebol, são as modalidades destinadas a utilizar este complexo.
A iluminação, o som, a montagem do ecrã electrónico estão finalizados, sendo que também os acabamentos e o revestimento das paredes se encontram concluídos. Também se encontram em fase terminal a colocação do pavimento de madeira e colocação das cadeiras nas bancadas, bem como a finalização das pinturas de pavimentos, tectos falsos e montagem de restantes equipamentos. Todas estas fases já se encontram praticamente no terminus, e as áreas mais atrasadas neste campo são os balneários e instalações sanitárias, embora se preveja a sua rápida resolução.

Campo 1
2400 lugares
4 bancadas
1mega sreen
Futsal
Hóquei em Patins
Basquetebol
-------------------
Campo 2
Tem capacidade para albergar uma assistência de 1800 pessoas, com uma cobertura metálica em forma de parábola. Neste existem somente duas bancadas laterais – principal diferença entre este e o referido anteriormente - , com as respectivas áreas do público geral, local específico da Imprensa e tribuna presidencial. O andebol e o voleibol são as modalidades destinadas a utilizar este complexo. Como referido, as infraestruras existentes neste campo são em tudo idênticas ao campo 1, contudo, as obras no referido encontram-se ainda um pouco atrasadas, no entanto, prevê-se a sua conclusão também para 28 Fevereiro de 2004.

Piscina
É a terceira área existente no Pavilhão. Existem muito concretamente duas piscinas, sendo que a primeira é a de competição e a segunda destinada a aulas. A primeira é de 25 m, constituída por 9 pistas/corredores, e é destinada aos adultos. A segunda piscina, bem ao lado da primeira, é de cerca de 10m, e é destinada a aulas de hidroginástica e com um cariz mais virado para a utilização por parte de crianças. Existe nesta área da piscina uma bancada com uma capacidade para cerca de 50 pessoas, quatro balneários (dois para crianças m/f, dois para adultos m/f), uma zona de lazer, com sala de convívio e bares, bem como uma área adjacente destinada a salas de reunião, escritórios, entre outros. Para além de uma arquitectura sóbria, mas com linhas muito modernas, existe a particularidade de a mesma ser envolvida por uma fachada envidraçada, o que reveste todo o recinto de luminosidade e alegria.
Ainda dentro desta área, existem mais três zonas muito específicas: a sala de bilhar, a sala de ténis de mesa e o ginásio, que de seguida se descrevem.

Sala de bilhar
A sala de bilhar encontra-se numa área superior à piscina, tendo exactamente 202m2, em forma rectangular. Na mesma serão instaladas quatro mesas do mais moderno e funcional à prática da modalidade, sendo ainda constituída por balneários e instalações sanitárias, bem como de uma bancada de duas filas para uma assistência de cerca de 50 pessoas. Esta área está ainda em evolução nas obras, estando previsto a colocação do tecto falso e pavimentos já nos próximos dias.

Sala de ténis de mesa
A sala de ténis de mesa, tal como a anterior, encontra-se numa área superior à piscina, tendo exactamente 190m2, em forma rectangular. Na mesma será instalada uma mesa do mais moderno e funcional à prática da modalidade, sendo ainda constituída por balneários e instalações sanitárias. Esta área está ainda em evolução nas obras, estando previsto a colocação do tecto falso e pavimentos já nos próximos dias.

Ginásio
O espaço dedicado ao ginásio, bem como os anteriores, encontra-se também numa área superior à piscina. No mesmo serão instalados os mais diversos aparelhos e máquinas, do mais moderno e funcional à prática desportiva, sendo ainda constituído por balneários e instalações sanitárias. Esta área está ainda em evolução nas obras, estando previsto a colocação do tecto falso e pavimentos já nos próximos dias.

O melhor dos melhores...
O projecto
Esta obra engloba concepção/construção, pelo que a Somague Engenharia teve, a tempo inteiro, o apoio de variadas empresas nacionais e multinacionais, tais como HOK Sport (conceito de arquitectura do estádio), AARQ (projecto de execução de arquitectura), SKM e TAL PROJECTO (projecto de estrutura), MAROBAL, PHILSYSTEC, MONOFÁSICA E GERCO (consórcio para projecto e execução das instalações especiais).
De salientar a participação da HOK Sport, uma vez que se trata de um empresa multinacional ligada à concepção dos maiores estádios de futebol, por exemplo, o Stadium Austrália (o maior estádio olímpico construído). Assim, todos os pormenores foram estudados minuciosamente, de forma a garantir a todos os espectadores o melhor dos melhores aos mais diversos níveis.

Características específicas...
A obra
O processo construtivo adoptado baseia-se numa estrutura de betão armado composta por pórticos implantados radialmente, pré-lajes alveolares e bancadas pré-fabricadas. O recurso à pré-fabricação mostrou-se uma opção determinante para o andamento da obra e cumprimento dos prazos, assim como a divisão da mesma em 4 frentes de trabalho autónomas para o estádio e uma para o pavilhão, o que permitiu o avanço contínuo dos trabalhos.
Os materiais utilizados no Pavilhão são os mesmo que primam no Estádio, optando-se pelo mais moderno e funcional. Também a filosofia de concepção assenta nas bases da Nova Catedral, desde a estrutura arquitectónica, até ao mais ínfimo dos pormenores. Conforto, modernidade e inovação ao nível do melhor da Europa são os motes! Tome-se como exemplo as cadeiras! Do melhor que há, sendo uma das inovações aplicadas: são todas rebatíveis, sendo a maioria fabricada na Austrália. Foram escolhidas tendo em conta todas as características de qualidade, resistência e comportamento ao fogo, de forma a garantirem a segurança dos espectadores, mesmo em caso de incêndio, sendo as cadeiras utilizadas para os melhores estádios em todo o mundo.
No que toca a números e como curiosidade, fique a saber que ao todo, são cerca de 500 os trabalhadores em acção no complexo.

Texto de Sónia Antunes (Jornal "O Benfica")

Sem comentários: