terça-feira, novembro 30, 2004

Portugal ultrapassa checos e fica a um ponto das meias -finais

O jogo desta tarde no Pavilhão LNK, em Tao Yuan, era fundamental para a passagem da Selecção Nacional de Futsal às meias-finais do Campeonato do Mundo da modalidade. Sabendo de antemão o resultado entre italianos e espanhóis (vitória dos primeiros por 3-2, o que seria à partida o desfecho menos apetecível), os pupilos de Orlando Duarte entraram determinados em conquistar os três pontos e derrotar aquela que é considerada a mais fraca formação do Grupo E desta segunda fase do Mundial: a República Checa.
Os primeiros minutos do encontro foram, assim, de intenso domínio luso, não admirando que a nossa Selecção se tivesse posto na situação de vencedora logo à passagem do terceiro minuto, através de Joel Queirós.
Portugal jogava bem e tentava cimentar a sua vantagem no marcador, perante uma formação checa que parecia incapaz de reagir. No entanto, o tento inaugural dos anfitriões do próximo Campeonato da Europa, alcançado ao sétimo minuto, por Vit Blazej, na sequência de um livre, abanou com a estrutura portuguesa.
Apesar de Joel ter colocado a Equipa das Quinas de novo na liderança do marcador, aos dez minutos, a verdade é que a nossa Selecção nunca mais foi a mesma, coleccionando erros defensivos. Com alguma infelicidade à mistura, os pupilos de Orlando Duarte viram-se pela primeira vez em desvantagem aos 16 minutos, depois dos tentos de Roman Musial e Martin Dlouhy.
Com o relógio a avançar rapidamente para o final do primeiro tempo, Ivan conseguiu diminuir os ‘estragos’, ao igualar o encontro a três bolas e dando um novo ânimo à formação portuguesa. O resultado com que se atingiu o intervalo tinha um sabor amargo, até porque sentia-se que a Selecção portuguesa tinha argumentos mais que suficientes para bater a República Checa.
Os segundos 20 minutos mostraram o que de melhor Portugal já fez neste Campeonato do Mundo. Os tentos madrugadores de André Lima (22 m.) e Gonçalo (23 m.) ajudaram a equipa a soltar-se e obrigaram os checos a ‘correr atrás do prejuízo’. O jogo ficou ainda mais aberto, com os nossos jogadores a mostrarem todos os seus recursos.
Leo (33 m.) e Gonçalo (34 m.) sentenciaram a partida e deram forma a uma goleada anunciada. Até final, a República Checa reduziu a desvantagem, por intermédio de Vit Blazej (38 m.) e Joel fechou as contas do encontro, no minuto seguinte, na transformação de um livre de dez metros.
Com este resultado, Portugal fica a apenas um ponto de distância das meias-finais do Campeonato do Mundo de Taiwan. Com a previsível vitória dos transalpinos diante da formação do leste europeu, cabe às duas selecções ibéricas a luta pela derradeira vaga nas meias-finais.
Caso a Equipa das Quinas triunfe, os comandados de Orlando Duarte poderão, mesmo, alcançar o primeiro lugar do Grupo E, desencontrando-se assim do Brasil, o mais que provável vencedor do agrupamento F.
Quarta-feira é, então, dia de emoções fortes!

Fonte: site oficial FPF

1 comentário:

Roberto Iza Valdés disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.