segunda-feira, novembro 22, 2004

Orgulho Nacional

Hoje senti um orgulho enorme em ser portuguesa. A nossa Selecção iniciou da melhor maneira o Campeonato do Mundo, ante as "estrelas da companhia": o Irão. Mostrámos que temos uma grande equipa e não um conjunto de vedetas. Orlando Duarte apresentou um conjunto de homens que têm a verdadeira noção que o futsal é um jogo colectivo e sabem bem qual a responsabilidade inerente a vestir a camisola das quinas.
A alegria ficou ainda maior depois de ler a antevisão que a FIFA escreveu sobre o jogo Irão-Portugal, que faço questão de traduzir um excerto:

"Se há equipa que todos estão à espera de ver nesta edição do Campeonato do Mundo, é o Irão. (...) Portugal deve ter em atenção que há poucos dias atrás o Irão venceu a China-Taipé por 7-0, num jogo de preparação, o que de acordo com o seu manager só mostrou 50% das suas capacidades". (Texto integral:FIFA)

Pois bem, parece que afinal foram os iranianos que não tiveram grandes cuidados com Portugal.

Houve um outro aspecto de que gostei particularmente. Muitas foram as criticas às escolhas do seleccionador nacional, Orlando Duarte, por exemplo o facto de ter chamado Luís Silva (por acaso um dos melhores elementos em campo, mostrou muita raça e marcou o primeiro golo), pela existência de luso-brasileiros e naturalizados nos 14(Léo marcou um belo golo, precedido de um bom pormenor individual; Narcelinho evitou o empate logo após o 1-0 de Portugal e Ivan Dias voltou a ser peça fundamental na defeas nacional - basta recordar que João Benedito teve mais trabalho e brilhou mais quando o fixo do Freixieiro não estava em campo), entre outras.

Este início de Campeonato do Mundo deixa antever coisas muito bonitas. União na equipa parece-me que temos. Só espero que esta vitória não tenha aspectos negativos na equipa, que tem de voltar a entrar com a mesma ambição, raça e querer no jogo de 4ª feira ante a Argentina, como se de uma final se tratasse.
No Mundial da Guatemala eramos praticamente desconhecidos e conseguimos um brilhante 3º. lugar; será demais ambicionarmos um patamar mais alto no pódium?
Ainda nada está ganho, ainda não estamos a segunda fase, mas pelo menos hoje estamos com o ego em alta, sentimos orgulho em ser portugueses e esquecemo-nos de olhar para nós como "pequeninos".
Boa sorte Portugal!

Sem comentários: