quarta-feira, novembro 24, 2004

Portugal 0 - 1 Argentina - Azar e pouca pontaria valem derrota


A derrota (0-1) hoje averbada pela Selecção Nacional de Futsal no seu segundo jogo da fase final do Campeonato do Mundo, diante da Argentina, teve tanto de injusta como de infeliz.
Sem querer beliscar o mérito da selecção das ‘pampas’ - uma formação que assenta o seu jogo num sistema defensivo extremamente eficaz, onde o mais importante parece ser evitar a todo o custo o golo adversário para, depois, se lançar em perigosos contra-ataques -, a verdade é que Portugal foi a melhor equipa em campo, aquela que maior posse de bola teve e que mais remates fez. No fundo, a única que tentou verdadeiramente ganhar a partida.
A história deste terceiro encontro entre portugueses e sul-americanos ficou escrita à passagem do minuto 19, quando a Equipa das Quinas dispôs de um livre de 10 metros que Ivan não conseguiu transformar em golo. Na resposta, a Argentina colocou-se em vantagem, através de um remate imparável de Esteban Gonzalez. Para trás, ficaram 18 minutos que mostraram uma Selecção Nacional dominadora, a controlar a bola e a tentar pacientemente chegar ao tento inaugural.
O intervalo chegou com os argentinos na posição que mais lhes convinha e que assentava como uma luva à sua estratégia. Nos segundos 20 minutos, Orlando Duarte foi obrigado a correr mais riscos, em busca do empate e disso se aproveitou a equipa de Jose Larranaga para criar diversas situações de golo, em jogadas venenosas de contra-golpe.
No final, ficou um certo travo a frustração entre a comitiva e jogadores nacionais, cientes de que poderiam ter alcançado um outro resultado. No entanto, não foi por falta de trabalho e suor que os atletas lusos perderam esta partida.
Agora, o jogo com Cuba, na próxima sexta-feira (26 de Novembro), assume um carácter decisivo. Portugal necessita de vencer e esperar pelo resultado entre Argentina e Irão. Uma vitória robusta diante dos caribenhos será, à partida, suficiente para que a nossa Selecção siga em frente, uma vez que a primeira forma de desempate é a diferença entre o número de golos marcados e sofridos.

Fonte: Site oficial FPF

Sem comentários: