segunda-feira, novembro 22, 2004

Portugal goleia Irão na estreia (4-0)


Orlando Duarte dificilmente poderia desejar um melhor começo de Campeonato do Mundo para a Selecção Nacional de Futsal. A Equipa das Quinas esteve impecável, num confronto de grande responsabilidade, não só por ser o primeiro da competição, mas sobretudo por ser disputado diante de uma excelente equipa - o Irão - que venceu ‘só’ por seis vezes o Campeonato Asiático.
Ainda assim, Portugal começou o jogo com algumas cautelas, à imagem da formação iraniana, e nos primeiros minutos escassearam as oportunidades de golo. O Futsal muito directo da formação de Mohammad Ansarifard, que tinha no goleador Vahid Shamsaee (40 minutos em jogo!) a grande referência, causou alguns problemas, mas o poder de concentração dos atletas lusos foi determinante para evitar dissabores maiores do que um ou outro susto.
O primeiro golo, apontado por Luís Silva, aos 10 minutos, teve o condão de tranquilizar os atletas portugueses e abrir o jogo, até então muito pouco ousado de ambas as formações. Quatro minutos depois, Leo aumentou a vantagem, num grande remate ao ângulo esquerdo do guarda-redes contrário e, até ao intervalo, Portugal soube gerir a vantagem, através de um bloco defensivo quase impenetrável e com um João Benedito ao ser melhor nível, não só entre os postes, mas também nas saídas da área.
Os segundos 40 minutos mostraram um Irão com vontade de rectificar o resultado, com Portugal a jogar no erro dos asiáticos. Depois de alguns lances de golo eminente falhados pelo ataque luso - agora com muito mais espaço para sair no contra-golpe -, eis que aos 27 minutos Joel concluiu de forma superior um novo contra-ataque luso, dando uma vantagem importante à nossa Selecção.
Até final da partida, a formação de Orlando Duarte susteve o ímpeto dos asiáticos, que nunca se entregaram, e fechou a contagem a dois minutos dos 40, através de um tento de Zézito.

Texto e foto: Fedaração Portuguesa de Futebol

Sem comentários: