segunda-feira, novembro 29, 2004

Solidez defensiva na base de empate suado

A Selecção Nacional de Futsal obteve esta tarde (manhã em Portugal Continental), em Tao Yuan, um empate suado e, em determinadas fases do jogo, feliz diante de uma Itália que cedo procurou ganhar vantagem e que apresentou os galões que fazem dela a Campeã Europeia em título.
Em boa verdade, a nossa Selecção demorou quase 23 minutos a entrar na partida, mostrando-se algo ansiosa e incapaz que assentar o seu jogo, perante a intensa pressão que os italianos colocaram sobre o último reduto nacional. Durante os primeiros 20 minutos, a Itália foi criando diversas oportunidades para marcar, entre as quais um remate potente ao poste da baliza à guarda de João Benedito.
Valeu a Portugal, nesta fase, a tarde de inspiração do número um luso que foi travando as intenções ofensivas dos italianos que, até ao intervalo, remataram mais vezes e tiveram mais posse de bola. Portugal ia respondendo como podia, em contra-ataque, com Joel e André em plano de destaque no desperdício das duas melhores oportunidades de golo.
Os segundos 20 minutos começaram com a Itália a entrar de rompante e a tentar, de forma frenética, chegar à vantagem. Foram três minutos complicados para Portugal, que se viu empurrado para os últimos metros de terreno, com João Benedito a mostrar porque é justamente considerado como um dos melhores guarda-redes do Mundo. E foi precisamente durante esta fase, que a nossa Selecção viu brilhar a estrelinha da sorte que, espera-se, seja prenúncio de grandes feitos neste Mundial.
Passada a tormenta - que contemplou nova bola no poste -, a Selecção Nacional iniciou um período de 17 minutos, até ao final do encontro, durante o qual conseguiu sacudir a pressão e assenhorar-se do comando da partida. Com mais tempo de posse de bola, os jogadores portugueses começaram a causar sucessivas situações de perigo junto à área transalpina, vindo ao de cima, mais uma vez, a menor capacidade concretizadora da Equipa das Quinas.
O empate final acaba por ser um resultado que serve as aspirações da nossa Selecção, que mantém bem vivo o sonho de atingir as meias-finais do Mundial de Taiwan.
Uma nota final para referir que esta partida vai ficar para a História dos Campeonatos do Mundo de Futsal, como a primeira a terminar sem golos.

Fonte: site oficial FPF

Sem comentários: