quinta-feira, maio 13, 2004

Colóquio de futsal

Realizou-se hoje em Rio Maior um colóquio sobre o futsal, no qual tive o prazer de estar presente. A acção foi organizada por um grupo de alunos de Desporto, serviu para abordar algumas questões relacionadas com a modalidade, que está claramente a conquistar cada vez mais público.
O primeiro tema do dia foi "A formação no futsal", apresentado pelo seleccionador nacional, Orlando Duarte, seguindo-se o "Trajecto até internacional", por André Lima, "Diferenças entre os sistemas de jogo 3:1 e 4:0, vantagens e desvantagens", por Paulo Fernandes, e, finalmente, a "Evolução do acompanhamento dos media em relação ao futsal".
No final ficou a certeza de que a modalidade está a despertar cada vez mais curiosidade, mas as duvidas ainda são muitas. Ainda há algumas ideias pré-concebidas que têm necessariamente de desaparecer, para assim se assistir à evolução da modalidade:
- Actualmente já existe formação de futsal em vários clubes. Nem todos os jogadores de futsal são atletas que foram "rejeitados" no futebol. Mas quando o jogador é proveniente do futebol, não quer dizer que não se adapte bem ao futsal.
- Há já clubes a trabalhar como profissionais, como é o caso do Benfica, FJ Antunes, Freixieiro e Sporting. É errado pensar-se que os jogadores trabalham melhor na selecção do que nos clubes, ou que apenas trabalham bem na selecção, já não corresponde muito à realidade.
Estes são apenas alguns exemplos...
De resto, volto a dar os parabéns à organização. Estas iniciativas só favorecem a modalidade.

Sem comentários: