quinta-feira, maio 20, 2004

As claques e o futsal

É nas vésperas dos grandes jogos, como os derbies, que mais nos lembramos do público. A dois dias do último derby lisboeta desta temporada é tempo de analisar os adeptos dos dois clubes, que têm uma atitude bastante diferente perante a equipa de futsal.

O Sporting, um dos históricos do futsal, até há pouco tempo não contava com muito apoio das claques organizadas. Os seus jogos eram assistidos por amantes da modalidade e por familiares dos atletas, mas com a entrada do Benfica tudo mudou. A rivalidade histórica aproximou os adeptos ao futsal, sobretudo nos confrontos directos, começando a assistir-se à presença de elementos de algumas claques, nomeadamente da Juventude Leonina, em alguns jogos, sobretudo nos chamados "grandes".
Apesar de tudo, o futsal parece ainda não ter conquistado completamente os adeptos leoninos. Bastou ver-se o jogo decisivo para o título, ante a Fundação Jorge Antunes, em Loures, em que o pavilhão esteve longe de se encher...

Já com o Benfica a realidade é completamente diferente. A claque No Name Boys tornou-se uma verdadeira aficionada do futsal e acompanha a equipa para todo o lado, como foi o caso da primeira-mão da final da UEFA Cup, em Madrid. Estão com a equipa nos bons e maus momentos e foram várias as vezes em que encheram recintos. Basta relembrar o encontro da segunda-mão da UEFA Cup, em que as centenas de elementos da claque encarnada lotaram uma bancada do pavilhão, "puxando" pela equipa do primeiro ao último minuto. A atitude foi mesmo elogiada pelo treinador da equipa adversária.

Apesar de terem uma relação diferente com o futsal, tudo isto desaparece quando há um jogo entre Sporting e Benfica. A modalidade passa para um plano secundário e o emblema fala mais alto. O jogo do próximo sábado não terá qualquer influência na tabela classificativa, mas não deixa de ser um derby, pelo que é de prever que as emoções estejam ao rubro, seja para "vingar" resultados anteriores ou simplesmente pelo prazer em derrotar o rival de sempre.

Sem comentários: