sábado, outubro 30, 2004

Treino de guarda-redes desvalorizado pela FPF

Em vésperas de partir para Macau, onde realiza um estágio de preparação para o Campeonato do Mundo de Taipé, a Selecção Nacional de futsal continua a não ter direito a um treinador de guarda-redes. Uma posição de campo que exige, nesta modalidade, uma preparação específica, uma vez que os guardiões são constantemente chamados a intervir.
João Benedito, um dos guarda-redes pré-convocados para a prova – a convocatória definitiva sai na terça-feira –, realça a gravidade da lacuna: “É descabido estar a preparar uma competição tão importante, num desporto em que em média há 40 a 50 remates por jogo – ao contrário do futebol em que acontecem 6 ou 7 –, haver uma situação destas. Vamos estar quatro semanas sem preparação específica. Só considera desnecessária a ida deste treinador quem não está dentro da modalidade.”
Para Jorge Braz, técnico de guarda-redes da selecção universitária e da FJ Antunes, é fundamental a existência de uma preparação mais cuidada: “Existe uma série de acções técnico-tácticas que necessitam de ser trabalhadas. Se este tipo de trabalho não acontece de forma regular, dificilmente podemos esperar qualidade. No caso da selecção, é muito tempo em estágio. Os atletas podem sair prejudicados.”

FPF justifica-se
O vice-presidente Carlos Silva apresentou, por seu turno, o ponto de vista da FPF: “Quando são convocados para a selecção, os guarda-redes são, à partida, os melhores do país e estão devidamente treinados. O treinador de guarda-redes não é necessário, mas também não está colocado de parte, pois é mais um valor. Tudo vai depender da constituição da comitiva.”

Notícia publicada no Record - 30 Outubro

quinta-feira, outubro 28, 2004

Vizela recebe jogo grande

O Pavilhão Municipal de Vizela recebe amanhã o jogo grande da 10ª. jornada do campeonato nacional da I Divisão, entre dois fortes candidatos ao título: a Fundação Jorge Antunes e o Sporting.
O campeão nacional parte para o norte do país com o desejo de recuperar o primeiro posto, agora ocupado pelos encarnados, que têm, no entanto, um jogo a mais. A FJ Antunes não começou da melhor forma o campeonato, mas tem subido o rendimento de forma notável, sobretudo desde o regresso do guardião Toni, que tem sido um verdadeiro talismã no conjunto orientado por Paulo Tavares.
O encontro disputa-se a partir das 21 horas, com transmissão em directo na Sportv.
A restante jornada disputa-se no sábado:
15h00 - Boavista-AMSAC
15h00 - Sassoeiros-Sp. Pombal
16h00 - UTAD-E. Amadora
18h00 - SL Olivais-Modicus
18h00 - Benfica-Alpendorada
18h30 - Freixieiro-Famalicense

domingo, outubro 24, 2004

Escolinha de Futsal - AD Fundão

A Associação Desportiva do Fundão vai abrir uma Escolinha de Futsal para jovens entre 6 e 12 anos. Os interessados devem comparecer no Pavilhão da ADF no dia 6 de Novembro pelas 9 horas. Os treinos decorreram às quartas-feiras (18h15) e sábados (9h30).
O responsável técnico pelo funcionamento da escola é o Professor Luís Paiva.

sábado, outubro 23, 2004

Portugal volta a golear

Com o Pavilhão Municipal S. Brás Alportel repleto de um fervoroso público, Portugal demonstrou que é umas das equipas de topo do futsal mundial batendo, sem apelo nem agravo, a Bélgica por 6-1.
Os pupilos de Orlando Duarte entraram em campo a patentear muita consistência e objectividade ofensiva, dominado por completo as operações e construindo uma vantagem preciosa.
Na 2ª parte, os jogadores preocuparam-se mais em valorizar a posse de bola e em ensaiar algumas jogadas de estratégia e já não foram tão brilhante, mas sempre com a coesão própria das grandes equipas.

PORTUGAL 6-1 BÉLGICA
Cinco inicial: João Benedito, Majó (2), Ivan, Leo e André Lima (2)
Suplentes: Sandro, Sílvio, Luís, Gonçalo Alves (1), Israel, Zézito, Arnaldo, Joel e Marcelinho (1).

Golos:
1-0 André Lima, 2-0 Majó, 3-0 Marcelinho, 4-0 Gonçalo Alves, 5-0 André Lima, 6-0 Majó, 6-1 Samir Haoual.

Na 1ª parte, a selecção portuguesa impôs um ritmo de jogo muito forte, criou desequilíbrios constantes, para desespero dos belgas que não encontravam o antídoto certo para travar um Futsal de tanta qualidade.
Portugal actuava com uma movimentação muito interessante, anormal mesmo para quem tem poucos dias de trabalho, e a rotatividade implementada por Orlando Duarte permitiu à equipa actuar sempre com grande dinâmica e variar constantemente nas acções ofensivas.
O resultado foi uma primeira parte de grande nível em que “apenas” se conseguiu 4 golos sem resposta.
A 2ª parte alinhou pelo mesmo diapasão, mas os belgas endureceram o seu jogo, o que obrigou Portugal a valorizar a posse de bola, perdendo alguma agressividade ofensiva. Todavia, o nosso ascendente foi sempre bem claro, incontestável, com o respectivo avolumar do marcador.
Foi sem dúvida uma exibição extremamente positiva de uma equipa que promete muito.
No final do encontro, o Seleccionador Nacional, Orlando Duarte, mostrou-se agradado com o resultado e com a exibição dos seus atletas, referindo que lidera "um grupo fantástico e ambicioso". "A Bélgica não tem nada a ver com a Inglaterra. É um adversário muito mais complicado, que nos criou outro tipo de dificuldades que nos ajudarão a preparar da melhor forma o Campeonato do Mundo", referiu.
No outro jogo do dia, a Hungria derrotou Inglaterra por 18-4.
Assim, tudo se resolverá no jogo de Domingo, bastando a Portugal o empate.

TORNEIO INTERNACIONAL DO ALGARVE
21/10/04 - Quinta-feira (Pavilhão Municipal Tavira)
19h00 Bélgica 4-5 Hungria
21h00 Portugal 24-1 Inglaterra
22/10/04 - Sexta-feira (Pavilhão Municipal S. Brás Alportel)
19h00 Hungria 18-4 Inglaterra
21h00 Portugal 6-1 Bélgica
24/10/04 - Domingo (Pavilhão Municipal Castro Marim)
15h00 Inglaterra - Bélgica
17h00 Portugal - Hungria

Fonte: FutsalPortugal

quinta-feira, outubro 21, 2004

Portugal demolidor goleia a Inglaterra por 24-1

A Selecção Nacional de Futsal A não teve dificuldades em bater, esta noite, a sua congénere da Inglaterra, por 24-1, em jogo referente à primeira jornada do V Torneio Internacional, que está a decorrer no Algarve, e que fica marcado na história do Futsal luso como a maior goleada alguma vez alcançada pela nossa Selecção.
A Equipa das Quinas entrou, aliás, a todo o gás no encontro e aos 9 minutos já vencia por 7-0, com golos de Majó (4), Leo (2) e Zézito. Com uma vantagem tão robusta, os comandados de Orlando Duarte abrandaram o ritmo e só voltaram a ‘facturar’ nos minutos finais da etapa inicial, com Gonçalo e Arnaldo (2) a fazerem o gosto ao pé.
A Inglaterra acabaria por reduzir a desvantagem, em cima do intervalo, com um tento de Marc Canham, no terceiro remate que fez à baliza portuguesa, fixando o resultado em 10-1 nos primeiros 20 minutos.
Na segunda parte, o filme do encontro manteve-se, com Portugal a procurar sempre ampliar a vantagem, o que conseguiu em mais 14 (!) ocasiões. A História da etapa complementar limita-se ao contabilizar dos golos portugueses, alcançados por Leo (2), André Lima (2), Luís Silva (2), Israel (4), Marcelinho, Joel Queirós (2) e Arnaldo.

Portugal apresentou o seguinte cinco inicial: Sandro Barradas, Ivan, Leo, André Lima e Majó. Jogaram ainda: João Benedito, Marcelinho, Joel Queirós, Luís Silva, Gonçalo, Arnaldo Pereira, Israel, Zézito e Sílvio

No final da partida, Orlando Duarte não quis valorizar em demasia a goleada histórica hoje alcançada pelos seus atletas, lembrando que os ingleses apresentam, ainda, um Futsal "embrionário". "Este jogo serviu, fundamentalmente, em termos de organização ofensiva para pôr em prática aquilo que temos vindo a treinar e para tentar detectar algumas lacunas que temos que debelar", referiu o Seleccionador Nacional.
Orlando Duarte destaque, também, as primeiras internacionalizações de Marcelinho e Sílvio, referindo que estes dois atletas não foram chamados "por favor, mas sim por mérito próprio".
Entretanto, no outro jogo do dia a Hungria bateu a Bélgica por 5-4, numa partida extremamente disputada.
Amanhã, Portugal volta a entrar em acção, diante da Bélgica, em partida que terá início às 21h00, no Pavilhão Municipal de São Brás de Alportel. Duas horas antes, húngaros e britânicos medirão forças no mesmo local.

Fonte: site oficial da FPF

Novidades na Reboleira

Luís Rodrigues já não é treinador do estreante E. Amadora. Os resultados menos positivos parecem ser a razão da saída do treinador, que é agora substituido por Luís Manta, que vai acompanhado por Ricardo, como adjunto.
Mas as novidades não ficam por aqui. O plantel tricolor foi reforçado por dois atletas, Xana e António Teixeira.

terça-feira, outubro 19, 2004

Cinco júniores algarvios a treinar com a Selecção Nacional

Face às ausências de sete futsalistas (quatro "leões" e os três "espanhóis), Orlando Duarte chamou cinco juniores da selecção distrital da AF Algarve para treinar com os internacionais portugueses.
O grupo de trabalho efectuou esta segunda-feira o primeiro treino em Castro Marim, onde participaram então Ricardo Ferreira, Micael Soares, Bruno Afonso, David Sousa e Ruben Filipe. O apronto iniciou-se às 20 horas, depois de na parte da manhã os jogadores terem efectuado análises clínicas em Lisboa.
Para terça-feira estão agendados dois treinos (11h00 e 20h00).
Na quinta-feira (19h) Portugal disputa o primeiro jogo diante da Inglaterra.

Fonte: Infordesporto

segunda-feira, outubro 18, 2004

Comunicado do Freixieiro

Freixieiro contesta início de estágio da Selecção Nacional
A Direcção da A.R.F. expôs à Federação Portuguesa de Futebol via fax na pessoa do Director da área de Futsal, Sr. Vítor Peralta, o seu descontentamento pela má planificação do estagio da Selecção Nacional que está a ser realizado em Castro Marim, pois os clubes portugueses, mais propriamente o Freixieiro, Benfica e Sp. Pombal estão a ser prejudicados em detrimento dos clubes espanhóis onde jogam Arnaldo, Joel e Marcelinho, pois estes atletas só irão chegar ao estágio da Selecção na quinta-feira, quando os nossos jogadores já se encontram em estágio desde o passado domingo.
Porque é que a Federação ao ter conhecimento que os atletas portugueses que jogam em Espanha só chegam na quinta-feira, não tomou a decisão de iniciar o estágio só na quinta-feira, dia 21?
Que trabalho fará o Seleccionador Nacional, Sr. Orlando Duarte, neste momento com 6 jogadores em estágio?
Estamos em vésperas de um Campeonato do Mundo e a trabalhar assim, dificilmente atingiremos os nossos objectivos – o Futsal Português tem que merecer mais atenção da F.P.F..

Fonte: site oficial do Freixieiro

Benfica líder

Após a 9ª jornada, o Benfica assumiu o comando da tabela classificativa da I Divisão nacional, com mais três pontos do que o Sporting (que tem menos um jogo realizado). O seu capitão, André Lima, continua a revelar a sua veia de goleador. Depois de ter sido o melhor marcador da época passada, está a apenas dois golos de alcançar o topo, onde está o sportinguista Paulinho.
De resto, continuam a somar apenas uma (pesada) derrota, ante o Freixieiro, que continua a ter a melhor defesa da prova. Neste ranking os encarnados estão em terceiro lugar, logo depois do Sporting, que é também o conjunto com o melhor ataque.
Os matosinhenses são também a equipa mais disciplinada da prova, seguindo-se o Alpendorada e o Modicus.

9ª. Jornada I Divisão
Classificação

UEFA Futsal Cup

LEÕES PASSAM À SEGUNDA FASE DA UEFA CUP
Sporting invicto na R. Checa

O Sporting garantiu ontem a passagem à 2ª. fase de qualificação da UEFA Futsal Cup, ao vencer o Era-Pack Chrudim no último jogo do Grupo 3, que se disputou na República Checa.
Segundo o treinador leonino, Paulo Fernandes, os seus jogadores só ficaram um pouco abalados após o primeiro tento dos anfitriões, mas depressa recuperaram a atitude e tomaram conta da partida. Na segunda parte entraram muito bem, mas falharam algumas oportunidades de dilatar a vantagem, como, por exemplo, dois livres de 10 metros falhados por Paulinho.
Paulo Fernandes não escondeu a sua satisfação: "Estou muito contente pelos meus jogadores, pelo Sporting e pelo futsal português. Quero deixar uma palavra de apreço ao público, que no final do jogo não parou de gritar por nós". Hoje os leões vão para a capital checa, Praga, regressando amanhã a Portugal.

Grupo de luxo aguarda leãoO Sporting disputa em Março a 2ª. fase de qualificação da UEFA Cup, inserido no difícil grupo A, com o detentor do título, Boomerang Interviú (Espanha), Action 21 Charleroi (Bélgica) e Svea Lesna Litija (Eslovénia).

Fonte: Record

sexta-feira, outubro 15, 2004

Sporting voltou vencer na República Checa

Os "leões" voltaram a vencer no Grupo 3, desta feita diante do Camelot Chisinau (Moldávia), por 4-0 (2-0 ao intervalo), com três golos de Israel. Domingo disputa-se o embate decisivo, frente ao anfitrião Era Pack Chrudim, campeão checo.

Pavilhão Sportovni Hala Hermanuv Mestec
Árbitros: Butkus Raimondas (Lituania) e Pedro Galan Nieto (Espanha)

Sporting alinhou com: João Benedito; Bibi; Gonçalo Alves; Zézito e Miguel
Jogaram ainda: Israel; Deo e Paulinho
Golos: Israel (3) e Gonçalo
Disciplina: Cartão Amarelo a Gonçalo
Treinador: Paulo Fernandes

F.C.Camelot Chisinau alinhou com: Oleg; Yukel; Topato; Iacovenco; Smirnov
Jogaram ainda: Boradahi; Costohi; Yukel; Todorov; Veaceslov
Treinador: Vodyan Valery

Foi um verdadeiro jogo de paciência para os campeões nacionais, frente aos campeões moldavos, que se limitaram a defender na zona dos nove metros e a lançar contra-ataques nas costas da equipa leonina.
O jogo começou com o Sporting naturalmente a assumir as despesas do jogo, frente a uma equipa forte fisicamente e os "leões" a terem alguma dificuldade para romperem a muralha defensiva.
Aos 7 minutos Israel inaugurou o marcador, depois de um excelente trabalho na direita. Tirou um adversário do caminho e rematou forte para o fundo da baliza de Oleg.
A toada de jogo mantinha-se com o Sporting a ser a única equipa a procurar o golo, e o Camelot a tentar tapar todas as linhas de passe ao seu adversário, era um verdadeiro jogo de paciência que o Sporting fazia.
Mas mesmo ao cair do pano da primeira parte Deo assiste Israel para este fazer o segundo golo leonino ainda antes do intervalo.
Ao intervalo o resultado pecava por escasso.
Logo no reatamento do jogo, o Sporting de novo a aumentar a vantagem através de Gonçalo depois de um canto na esquerda marcado por Israel.
Durante o resto de toda a segunda parte a toada do jogo foi sempre a mesma, com o Camelot a nunca chegar a incomodar verdadeiramente o guarda-redes João Benedito.
A dois minutos do fim da partida e com o Camelot já com a sua primeira linha defensiva um pouco mais alta, Israel tem um passe de génio a isolar Gonçalo mas este permite a defesa a Oleg, e Israel na recarga faz o 4-0.
Resultado justo que acaba por não espelhar o que se passou durante todo o jogo pois a superioridade do Sporting foi demasiado clara perante um adversário que durante todo o jogo fez apenas 11 remates à baliza de João Benedito e todos eles de meia distancia, contra os 31 remates da equipa leonina.

Amanhã será dia de folga da competição mas Paulo Fernandes agendou um treino para as 18h15.
Domingo joga-se a última jornada do torneio, com o Sporting a defrontar o Era Pack Chrudim equipa da casa, às 19h30 (menos uma hora em Portugal).


Comentário ao jogo de Paulo Fernandes:
Sabíamos que neste jogo o aspecto táctico, iria prevalecer já que sabíamos que o adversário jogaria no nosso erro, por isso adoptamos uma toada mais ofensiva mas com bastantes coberturas e isso dava uma enorme segurança em caso de perdas de bola.
Foi um jogo de muita paciência e o resultado final não espelha a superioridade que demonstramos durante toda a partida, já que o adversário conseguiu apenas 11 remates à nossa baliza, em todo o jogo, e todos eles de meia distancia.

GRUPO 3
14-17/10/2004
Chrudim (República Checa)
Sporting Clube de Portugal (Portugal)
Camelot Chisinau (Moldávia)
Era Pack Chrudim (República Checa)
Politeknik Yerevan (Arménia)

14/10/2004
17h00 Sporting CP 14-3 Politeknik Yerevan
19h30 Era Pack Chrudim 2-1 Camelot Chisinau

15/10/2004
17h00 Camelot Chisinau 0-4 Sporting CP
19h30 Era Pack Chrudim - Politeknik Yerevan

17/10/2004
17h00 Politeknik Yerevan - Camelot Chisinau
19h30 Sporting CP - Era Pack Chrudim
* Mais uma hora do que em Portugal

Fonte: Futsal Sporting

Leão demolidor na estreia

O Sporting cilindrou ontem os arménios do Politecnik Jerevan por 14-3, no primeiro jogo da 1ª fase de qualificação da UEFA Futsal Cup, que está a disputar-se na República Checa.
O técnico Paulo Fernandes comentou assim o jogo: "Entrámos com uma grande vontade de ganhar. Como desconhecíamos o adversário, jogámos na expectativa, mas depois começámos a pressionar. Tivemos muita atitude e espírito de entrega. Os mais jovens também corresponderam."

Cuidados
O adversário de hoje, os moldavos do Camelot Chisinau, já são de outro nível. "É uma equipa completamente diferente, muito forte fisicamente e com alguns internacionais", diz Fernandes.
Gonçalo Alves, autor do primeiro golo do Sporting nesta edição da UEFA Futsal Cup, também chama a atenção para o Camelot: "É uma equipa que defende bem e ataca com poucos jogadores. Temos de ser pacientes."

Aventura leonina molhada com água gaseificada
A estada do Sporting na República Checa tem corrido a todo o gás, e nem mesmo a água quis escapar a esta máxima. À chegada a Chrudim, na terça-feira, a comitiva leonina foi surpreendida com a inexistência daquela bebida sem gás. Ao contrário dos portugueses, os checos praticamente só consomem água gaseificada.
Mas como os atletas leoninos não estão habituados a isso, a equipa técnica fez questão de alertar logo a organização para este problema. A solução não parecia fácil de resolver, já que nas redondezas não existe daquele precioso líquido engarrafado. A única coisa que encontraram foi água... com pouco gás. A situação piorou ontem, porque os atletas não podem beber água gaseificada durante os jogos, e iam consumir apenas bebidas isotónicas.
Porém, a cinco minutos do início do jogo fez-se luz: a organização da UEFA conseguiu encontrar a tão desejada água. Desta vez, mesmo sem gás.

Notícia publicada no Record - 15 Outubro

quarta-feira, outubro 13, 2004

Leão inicia caminhada europeia

O Sporting começa amanhã a disputar a 1ª. fase de qualificação da UEFA Futsal Cup, na cidade de Chrudim, na República Checa. O campeão nacional está inserido no grupo 3, juntamente com Camelot Chisinau (Moldova), Era-Pack Chrudim (República Checa) e Politecnik Jerevan (Arménia). O desconhecido campeão arménio é o primeiro adversário.
Este é o único grupo que ainda não jogou, sendo que os vencedores dos restantes sete já são conhecidos: Boomerang Interviú (Espanha), Dorozhnik Fanipol (Bielorússia), El Pozo Murcia (Espanha), Action 21 Charleroi (Bélgica), Dinamo de Moscovo (Rússia), Svea Lesna Litija (Eslovénia) e Shakhtior Donetsk (Ucrânia).
A comitiva leonina chegou ontem à tarde à fria e calma cidade de Chrudim, situada a cerca de 100 km da capital checa, Praga. Hoje realizou um treino, para adaptação ao pavilhão Mesta Hermanuv, cujo piso mereceu duras criticas da equipa técnica e jogadores leoninos.
Se os leões ficarem em primeiro lugar deste grupo, disputam a segunda fase de qualificação, entre 18 e 24 de Março. A final volta a ser em duas mãos, com jogos previstos para 23 e 30 de Abril.


ALGUMAS NOTAS...
A EQUIPA LEONINA
João Benedito
Cristiano
Bebé
Jorge Fernandes
João Pires
Zezito
Bibi
João Marçal
Miguel Fernandes
Gonçalo Alves
Deo
Israel
Paulinho

Paulo Fernandes (Treinador)
Vitor Leite (Preparador Fisico)
Nuno Pinto (Fisioterapeuta)
Lucio Castro (Técnico de Equipamentos)
Miguel Albuquerque (Secretário Técnico)

O CALENDÁRIO
AMANHÃ
17hOO - Sporting - Politecnik Jerevan
19h30 - Era-Pack Chrudim - Camelot Chisinau
SEXTA-FEIRA
17h00 - Camelot - Sporting
19h30 - Era - Pack Chrudim - Politecnik Jerevan
SÁBADO
Folga
DOMINGO
17HOO - Politecnik Jerevan - Camelot Chisinau
19h30 - Sporting - Era-Pack Chrudim
(Hora local, mais uma hora do que em Lisboa)

CONTACTOS
Hotel Bohemia
Fax - 00420 469 699 301

As escolhas de Orlando Duarte

O seleccionador nacional Orlando Duarte já divulgou a lista de convocados para o Torneio Internacional que se disputa nos pavilhões de Tavira, São Brás de Alportel e Castro Marim, entre 21 e 24 de Outubro. Esta prova, que serve de preparação para o Campeonato do Mundo de Taipé, conta com as presenças das selecções inglesa, hungara e belga.
Entretanto, hoje ficou-se a conhecer a lista dos 25 pré-convocados para o Mundial, dos quais serão escolhidos os 14 que representarão Portugal na prova, a disputar entre

SELECCIONADOS PARA O TORNEIO INTERNACIONAL
Leo (Action 21 Charleroi)
Ivan, Luís Silva e Sandro (Freixieiro)
Marcelinho (Saragoça)
Joel Queirós (El Pozo Murcia)
Arnaldo Pereira (MRA Xota)
Sílvio (Sp. Pombal)
André Lima e Majó (Benfica)
Gonçalo Alves, João Benedito,Zézito e Israel (Sporting) - este último substitui o lesionado Pedro Costa

PRÉ-SELECCIONADOS PARA O CAMPEONATO DO MUNDO
Edgar Cunha (UTAD)
Leo (Action 21 Charleroi)
Formiga, Ivan, João Leite, Luís Silva e Sandro (Freixieiro)
Alex (Boavista)
Marcelinho (Saragoça)
Joel Queirós (El Pozo Murcia)
Arnaldo Pereira (MRA Xota)
Sílvio (Sp. Pombal)
André Lima, Estrela, Zé Maria, Majó, Miguel Almeida e Pedro Costa (Benfica)
Bibi, Gonçalo Alves, Israel, João Benedito, João Marçal, Miguel Fernandes e Zézito (Sporting)

O calvário de Pedro Costa

O azar continua a perseguir o internacional português Pedro Costa. Depois de uma onda de lesões e quando regressava ao seu melhor nível físico, o atleta partiu um dedo do pé direito e está afastado do Campeonato do Mundo de Taipé.
O incidente ocorreu durante o jogo de ontem à noite ante o Famalicense. Num lance disputado com Pli o guarda-redes pisa, sem intenção, o universal do Benfica, ainda durante o primeiro tempo. O atleta já não regressou no período complementar. À chegada a Lisboa, de madrugada, Pedro Costa realizou um exame, que acabou por revelar a pior das hipóteses: uma fractura. Agora vai realizar tratamento e ficará com gesso durante cerca de um mês, sendo por isso certo que não vai estar apto para participar no Campeonato do Mundo, pois a selecção das quinas parte para Macau a 11 de Novembro. A prova disputa-se em Taipé de 21 de Novembro a 5 de Dezembro.

Dois anos de sofrimento
Pedro Costa parece ainda não ter saído da onda de lesões que o afecta há cerca de dois anos. Em finais de 2002 contraiu uma rotura abdominal, ficando parado durante um mês. No Europeu de 2003 no primeiro jogo, ficando afastado da competição durante dois meses. Em Novembro, na 1ª. fase de qualificação da UEFA Futsal Cup voltou a magoar-se, parando mais três meses. Passou praticamente o resto da época limitado, devido a uma pubalgia. No final da temporada regressou à competição, contraindo outra rotura abdominal na primeira mão da final da liga dos campeões. Esta época começou da pior maneira, com um estiramento na articulação do tornozelo direito, contraído no jogo da 1ª. jornada, ante o Sporting.

terça-feira, outubro 12, 2004

Universitários passaram no teste

Durante a minha ausência de quase um mês da "blogosfera" muitas coisas aconteceram no futsal português. Os campeonatos nacionais estão em acção, já houve algumas mudanças de treinadores, a televisão (infelizmente em canal fechado) já deu pela existência desta modalidade, a Selecção Nacional continua a preparar a participação no Campeonato do Mundo, etc, etc, etc.
Entre tantos factos eu destaco um acontecimento que passou praticamente despercebido na grande maioria dos órgãos de comunicação social: o Campeonato do Mundo Universitário.
Portugal esteve mais uma vez presente neste evento, conseguindo o 5º. lugar, superando o 7º. alcançado em 2002. A participação da Selecção Nacional acabou por ser bastante positiva, tendo em conta que apenas foi derrotada por duas "potências" do futsal universitário mundial: a Ucrânia - que conquistou o título ao vencer o Brasil na final e a Rússia - que foi a vencedora do Mundial de 2002.
Orientada por Orlando Duarte, a equipa conseguiu ainda dar a maior goleada do evento, ao bater a Inglaterra por 20-0. De seguida, alguns dados sobre a equipa portuguesa.

Selecção Nacional Universitária
A Comitiva
Jogadores
Nome - Clube - Universidade
João Simões (Académica - IP Coimbra)
Luisinho (Académica - ISMT)
Gonçalo Barão (Sp. Pombal - ESEC)
Caturra (SL Olivais - ISCAL)
Richart (Belenenses - Lusófona)
Hélder (UTAD - UTAD)
Edgar (UTAD - UTAD)
Gonçalo Farinha (SL Olivais - FMH)
Nuno Almeida (SL Olivais - Lusófona)
Nuno Santos (UTAD - UTAD)
Davide (Alpendorada - UTAD)
Jony (SL Olivais - Univ. Lisboa)

Equipa Técnica
Orlando Duarte
Jorge Braz
José Luís
Carlos Cruz (Fisioterapeuta)

Delegados (FADU)
Rui Matos
Pedro Ferreira
Élio Novo

A Prova
Grupo C
Ucrânia
Portugal
Sérvia e Montenegro
Inglaterra

Jogos - primeira fase e seguintes
Ucrânia 1-0 Portugal
Portugal 5-2 Sérvia e Montenegro
Portugal 20-0 Inglaterra (maior goleada deste Campeonato do Mundo - Rep. Checa marcou 21 golos no jogo contra a Suíça mas sofreu 5...)
1/4 Final
Rússia 6-4 Portugal
Jogo entre derrotados dos 1/4 final
Portugal 5-0 Eslovenia
5º./6º. Lugares
República Checa 3-4 Portugal

Marcadores (Portugal)
Luisinho - 9 golos
Jony - 8 golos
Davide - 5 golos
Richart - 3 golos
Caturra - 2 golos
Hélder - 2 golos
Gonçalo Farinha - 3 golos
Nuno Almeida - 2 golos
Edgar - 2 golos
Gonçalo Barão - 1 golo

PS - Destaque ainda para a presença do árbitro Francisco Parrinha na prova, a representar a arbitragem nacional. O juiz apitou mesmo o jogo do 3º. e 4º. lugares.

segunda-feira, outubro 11, 2004

Heróis de Guatemala reconhecidos

Terça-feira 28 de Setembro de 2004 é um dia para ficar gravado na história do futsal nacional: o seu valor e feitos foram finalmente reconhecidos. O processo “Guatemala” foi encerrado e os 14 jogadores e dois elementos da equipa técnica da Selecção Nacional vão receber por parte do Governo (através do Instituto do Desporto de Portugal – IDP) o prémio relativo ao terceiro lugar alcançado no Campeonato do Mundo de 2000.
Faz no dia 3 de Dezembro quatro anos que a Selecção Nacional alcançou um brilhante 3.º lugar no Campeonato do Mundo da Guatemala, naquela que foi a primeira participação da prova. A partida para a América Latina foi discreta, praticamente anónima, mas no regresso foram recebidos com toda a pompa. A Comunicação Social apareceu em peso, tal como os dirigentes, para receberem estes heróis desconhecidos.
Contudo, a euforia foi efémera e depressa se esqueceu o feito. Curiosamente ninguém se lembrou que estas medalhas de bronze valiam um reconhecimento oficial...

A descoberta de uma lacuna
Foi numa conversa informal, durante uma entrevista que tomei conhecimento de que havia qualquer coisa que não batia certo.
A minha curiosidade levou-me a procurar a legislação relativa à atribuição de bolsas a medalhados em provas internacionais. Deparei-me então com a Portaria nº.211/98, documento que refere a atribuição de um prémio a modalidades olímpicas que se classifiquem nos três primeiros lugares de campeonatos da Europa, do Mundo ou Jogos Olímpicos têm direito a um prémio. O futsal, como se sabe, não faz parte do programa olímpico, contudo, uma excepção pode ser aberta se a entidade responsável pela modalidade (neste caso a FPF) envie um pedido ao IDP.
Contactadas as instituições, ninguém quis assumir as culpas, afinal já tinha passado muito tempo e para muitos o assunto já estava mais do que encerrado, se é que alguma vez o consideraram aberto...
A situação aconteceu na época em que existia o já extinto INDE, pelo que a Direcção do "substituto" IDP não tinha conhecimento de nada, mas numa prova de boa vontade aceitaram reabrir o processo.
Após quatro meses de investigação e cerca de 9 meses de estudo do processo finalmente saíram os resultados. Num país de injustiças a justiça acabou por ser feita. Resta saber quando é que os técnicos Orlando Duarte e Luís Almeida e os jogadores Nanã, Toni, João Benedito, Vitinha, Majó, Pedro Costa, Ivan Dias, Miguel Mota, António Teixeira, Arnaldo, Formiga, Nelito, André Lima e Zezito receberão o prémio, que já está na FPF...

NOTÍCIAS PUBLICADAS PELO RECORD
Dia 3 Dezembro 2003
Onde pára o Prémio?
Discretos na partida, Heróis à chegada

Dia 29 Setembro 2004
O Prémio apareceu