sábado, dezembro 04, 2004

Texto de opinião de André Araújo - Selecção brasileira de cristal

A derrota do Brasil ante a Espanha ainda está a ser digerida, por terras de Vera Cruz. A equipa em que actuam alguns dos melhores jogadores do Mundo não conseguiu valer-se do seu potêncial individual para ultrapassar a selecção espanhola, que foi sobretudo uma grande equipa. Porque afinal o futsal é um desportoi colectivo, e as estrelas nem sempre fazem a diferença.
O técnico brasileiro André Araújo enviou-me um texto no qual comenta a eliminação da sua selecção. A opinião é uma das melhores formas de evolução. Decidi por isso publicar aqui o texto que me foi enviado, para que possamos reflectir dobre o que vai mal no futsal "canarinho".
Não fiz qualquer modificação no texto original, que, como tal, está escrito em português do Brasil. Boa leitura!

Seleção brasileira de cristal
Bastou à seleção brasileira de futsal enfrentar um adversário organizado taticamente, com jogadores habilidosos e experientes para mostrar toda sua fragilidade e convencer a todos que definitivamente a seleção brasileira não é a melhor do mundo. E dessa vez não precisamos de nenhuma analise tática pra comprovar isso.
O Brasil levou gol até da Tailândia, jogou mal contra os Estados Unidos e só conseguiu superar o bloqueio argentino pelo talento individual dos jogadores, o que foi pouco para vencer a Espanha que pela terceira vez consecutiva participa de uma decisão do Mundial de Futsal da FIFA.
O Brasil por outro lado fica pela primeira vez na história fora de uma decisão. E se mudanças drásticas não acontecerem e providências não forem tomadas com urgência, pode ser o começo do fim do futsal brasileiro, pois em 2000 ficamos com o vice, em 2004 paramos na semi-final. Dessa forma em 2008 nem em entre os quatro vamos chegar e em 2012 poderemos até ser eliminados pela própria Tailândia, que foi o principal adversário do Brasil na preparação para o Mundial, se é que enfrentar a Tailândia pode servir de preparação para alguma coisa.
O novo fracasso da seleção mancha a imagem dos profissionais brasileiros que levam a sério o futsal em muitos clubes e em algumas federações pelo país como São Paulo e Rio Grande do Sul. Aliás, alguns desses profissionais deveriam estar na seleção, que parece mais um grupo de amigos do que uma seleção nacional. Talvez por isso alguns atletas preferiram a naturalização para defenderem Itália, Espanha, Portugal e outras seleções do resto do mundo, onde o futsal é valorizado, organizado e desenvolvido com profissionalismo, coisas que passam longe da nossa seleção.
Ninguém conhece a comissão técnica da seleção brasileira de futsal. Quem é o preparador físico? Quem é preparador de goleiros? Quem é o fisiologista? Quem é nutricionista? Quem é o médico? Quem é o psicólogo? E o técnico? Não teve tempo pra preparar a equipe? Parece que nunca ouviu a palavra “marcação”, que por sinal garante muitas vitórias e títulos no futsal. E derrotas também. Vou citar apenas os laterais e escanteios como exemplo. É incrível como a Espanha conseguiu criar jogadas em quase todos os laterais e escanteios. E na Espanha eles cobram os laterais e escanteios com as mãos. O Brasil simplesmente não mostrou nada nesse mundial e por isso ficou merecidamente fora da decisão.
Que no próximo mundial em 2008 o Brasil compareça com uma selecão de futsal, pois a seleção brasileira de cristal acabou de cair no chão e quebrar.
Texto de André Araújo (contato@fs21.com.br)

Sem comentários: