segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Fim dos comentários

Tinha escrito um texto de despedida, de fim deste espaço, mas pessoas que respeitam o meu trabalho fizeram-me mudar de ideias.
Por muito que me custe, e por muito amor que tenha usado a alimentá-lo, não posso manter um espaço que está a deixar de ser o que era.
Quando fiz este blog foi com a única intenção de criar um espaço aberto, no qual se discutissem assuntos do futsal. Infelizmente algumas pessoas não perceberam isso e estão a transformá-lo num espaço de ataque pessoais e sem escrupulos, incluindo
à minha pessoa. Não posso permitir mais ofensas pessoais, que vão para lá do tema deste blog: o futsal. Por isso mesmo, e porque não posso alinhar em actos deste tipo e escondidos no anonimato, decidi acabar com os comentários.
Quem desejar comentar qualquer assunto poderá enviar para o meu endereço de e-mail e eu terei muito prazer em colocar os comentários SOBRE FUTSAL online.
As minhas desculpas a quem não merecia este acto.
Quando aprenderem a viver em desportivismo e fair-play pode ser que os comentários regressem.
É pena que por causa de uns paguem todos...

sábado, fevereiro 26, 2005

Esclarecimento sobre notícia de ‘O Norte Desportivo’ - FPF

A Federação Portuguesa de Futebol foi hoje surpreendida com a publicação de uma notícia no jornal ‘O Norte Desportivo’, intitulada ‘Orlando Duarte sem apoios na FPF’, na qual se referia que a Direcção do organismo que tutela o Futebol Nacional não terá “intenção de renovar o contrato” com o Seleccionador Nacional de Futsal, estando já a ponderar o nome do seu substituto.
O Vice-Presidente Federativo, Amândio de Carvalho, classificou o teor da notícia como “pura mentira”, garantindo que "não esteve, nem está em causa a continuidade de Orlando Duarte" à frente da Equipa das Quinas e que nunca foi ponderado o nome de qualquer outro treinador para uma eventual substituição do responsável técnico nacional, tal como é sugerido no referido artigo.
A Direcção da FPF esteve, aliás, reunida ontem, na sua Sede, em Lisboa, sem que esse assunto tenha sido abordado. O Director que esteve presente em Ostrava, a acompanhar a Selecção Nacional de Futsal no Campeonato da Europa, Vítor Peralta, limitou-se a fazer um breve relato sobre a participação lusa naquela competição, não tendo referido em momento algum que a equipa técnica tenha “perdido o controlo do grupo de trabalho”, tal como também é insinuado pelo referido jornal.
Muito lamenta a FPF que o ‘O Norte Desportivo’ não tenha contactado nenhum responsável Federativo para verificar a autenticidade da informação obtida, o que teria evitado a publicação de um artigo ferido de veracidade.

Fonte: site oficial FPF

A notícia de "O Norte Desportivo": "Orlando Duarte sem apoios na FPF"

quinta-feira, fevereiro 24, 2005

Sem comentários...

Joaquim Brito - Treinador do Freixieiro, em entrevista ao site oficial do clube, sobre a campanha da Selecção Nacional no Europeu:

Pergunta - A que se deve o Fracasso?
Resposta – Em primeiro lugar, à deficiente condição física e ao excesso das cargas aplicadas, porventura pela deficiente formação do treinador adjunto (preparador físico) pois estamos a meio da época, viemos do Mundial, a maioria dos jogadores está habituado a treinar duas vezes por dia e como será possível “obrigar” Ivan e Gonçalo que jogam quase 40 minutos nos seus clubes a fazer em Rio Maior 3 três treinos por dia (referia-se que a reclamação dos treinos tri-diários partiu dos atletas do Benfica, que telefonaram ao seu Director, Eng. Luís Moreira, que por sua vez contactou com os responsáveis do Sporting e do Freixieiro, para que fosse tomada um posição de descontentamento na Federação Portuguesa de Futebol, ao que lhe foi pedido por dirigentes federativos para que deixassem terminar o Europeu e logo depois se fazia um reunião acerca da Selecção Nacional)? Qual será a resposta do Estrela, atleta do S. L. Olivais, quando treina 4 vezes por semana no seu clube e na Selecção é “obrigado” a treinar três vezes por dia? A melhor resposta foi dada por este atleta no jogo treino contra a Polónia, pois só jogou um minuto porque não aguentava as dores musculares e nem sequer foi utilizado no Europeu.
Em segundo lugar o Seleccionador, Sr. Orlando Duarte, deixou de ouvir as ideias dos treinadores dos clubes que dão jogadores à Selecção e começou a enviar como observador em alguns jogos o seu adjunto, Sr. Luís Almeida, que por ventura não escreveu nos relatórios aquilo que viu, o que originou naturalmente que não tenham sido convocados, quer para o Mundial, quer para o Europeu, os jogadores em melhor forma.


Resposta do Director Geral do Benfica, Luís Moreira, a estas declarações, no site oficial do futsal encarnado

Quinta, 24 Fevereiro 2005
Esclarecimento à entrevista do Sr. Joaquim Brito, treinador da A.R. Freixieiro, em relação à selecção nacional de Futsal, onde refere que os jogadores do Benfica me ligaram a contestar os 3 treinos diários realizados pela selecção nacional no estágio de Rio Maior que antecedeu o campeonato europeu.

1º - Eu é que liguei a um jogador...
2º - É verdade que falei com o presidente do Freixieiro e com o Sr. Carlos Vaz, responsável do Sporting, em que manifestei o desacordo por parte do Benfica em tal situação e os mesmos também concordaram comigo, tendo eu ficado de elaborar um comunicado para enviar a FPF, assinado pelos 3 clubes, a manifestar o nosso desagrado, o qual ficou sem efeito devido a um membro da FPF ter pedido para não o fazer pois era um momento em que a selecção precisava de estar unida e isso podia criar mau estar na selecção. O melhor era deixar passar o Europeu e depois sentarmo-nos todos os interessados à mesa e planear as medidas a tomar para bem do desenvolvimento do Futsal. Comuniquei isso aos outros clubes e estes concordaram com a minha opção.
3º - Entretanto o nosso técnico, Adil Amarante, foi assistir a um treino da selecção em Rio Maior e falou com o seleccionador, onde apurou que os treinos dariam sequência ao trabalho realizado nos clubes e que em nada afectariam os jogadores a nível físico.
4º - Ao tomar conhecimento disto telefonei para um jogador do Benfica, o que é natural, o qual me confirmou o mesmo que o nosso técnico me tinha informado, e que pelos jogadores estava tudo bem.
5º - Aqui houve uma falha minha pois devia ter telefonado aos outros clubes a informar o sucedido.
6º - Por tudo isto vamos deixar de polémicas pois a campanha da selecção no europeu já lá vai e agora vem aí o campeonato nacional e a taça de Portugal em que todos nos devemos empenhar para elevar o Futsal português ao patamar que ele merece, e temos todo tempo do mundo para nos sentarmos e traçarmos o melhor caminho para o Futsal português ao nível da selecção nacional.
7º - Para que não fiquem duvidas, e já tive ocasião de dizer isso ao nosso seleccionador, não concordo com muita coisa que se passa na selecção nem com algumas opções tomadas por ele, mas isto está longe de colocar em causa a sua competência para dirigir os destinos da nossa selecção, pois sinceramente acho que é o homem certo no lugar certo juntamente com o seu adjunto Luis Almeida.
Eng. Luis Moreira

quarta-feira, fevereiro 23, 2005

Inter-Associações Sub-17

O Torneio Inter-Associações de Futsal para formação Sub-17 vai começar na próxima sexta-feira (25 de Fevereiro), em Rio Maior, juntando 11 selecções em representação de outras tantas Associações de Futebol de todo o País.

A prova está dividida em três grupos. A saber:
Grupo A: Coimbra, Bragança, Braga e Setúbal
Grupo B: Aveiro, Leiria, Santarém e Porto
Grupo C: Algarve, Lisboa e Castelo Branco

Aqui fica a lista de jogos do primeiro dia:
Grupo A (25.02.2005)
Coimbra - Bragança (10h00, Pavilhão Polidesportivo de Rio Maior)
Braga - Setúbal (10h00, Pavilhão Multiusos de Rio Maior)
Bragança - Setúbal (17h00, Pavilhão Gimnodesportivo de Rio Maior)
Braga - Coimbra (18h30, Pavilhão Gimnodesportivo de Rio Maior)

Grupo B (25.02.2005)
Aveiro - Leiria (10h00, Pavilhão Gimnodesportivo de Rio Maior)
Santarém - Porto (11h30, Pavilhão Gimnodesportivo de Rio Maior)
Leiria - Porto (17h00, Pavilhão Multiusos de Rio Maior)
Santarém - Aveiro (17h00, Pavilhão Multiusos de Rio Maior)

Grupo C (25.02.2005)
Algarve - Lisboa (11h30, Pavilhão Polidesportivo de Rio Maior)
Lisboa - Castelo Branco (18h30, Pavilhão Polidesportivo de Rio Maior)

Fonte: site oficial da FPF

sábado, fevereiro 19, 2005

O elo mais fraco

É muito fácil pisar quem está no chão. Quando as coisas correm mal não há qualquer dificuldade em arranjar argumentos para criticar, o pior é quando se analisam as questões superficialmente.
A Selecção Nacional disputou a primeira fase do Europeu 2005 inserida num grupo muito forte, nada mais nada menos que com a actual bi-campeã do Mundo, a Espanha e a campeã Europeia e vice-campeã Mundial, a Itália; conjuntos de países que têm ligas profissionais, que nada têm a ver com o nosso campeonato.
Aquele jogo inaugural foi uma grande desilusão, não só pelo resultado mas sobretudo pela apatia demonstrada pelos jogadores. Contudo, penso que o terceiro lugar do grupo não é nada desonroso, já que temos de assumir que Espanha e Itália (que não tinha um único jogador nascido no país!!!!) ainda são superiores a nós.
Este Europeu tem de servir de chamada de atenção para diversos problemas a resolver no nosso futsal. Jogadores de selecções como a espanhola ou a transalpina estão habituados a ter jogos competitivos nos seus campeonatos, já os que jogam em Portugal têm 3 ou 4 nas provas nacionais, ao serviço da selecção ou nas competições Europeias. Depois há outras lacunas como a fraca aposta na formação, a inexistência de selecções intermédias, já que existe apenas a AA, entre outros aspectos.
É necessário repensar tudo o que abrange o futsal português, já que não podemos resumir esta participação no Europeu apenas à Selecção Nacional, àqueles 14 jogadores e aos dois treinadores. Há muitas coisas para além dos atletas que foram ou não convocados, das opções técnicas, etc.
Como disse André Lima, "criticar é fácil, apresentar soluções é que são poucos a fazer".

domingo, fevereiro 13, 2005

Diário de Ostrava - A véspera da primeira final

Cheguei a Ostrava na sexta-feira à noite e a primeira imagem que tive da cidade não podia ser a melhor: um local frio, escuro e pouco acolhedor. Ontem de manhã acabei por confirmar tudo. A cidade, outrora a grande capital industrial da República Checa, tem agora os gigantes edificios fabris abandonados como cartão de visita. A neve acaba por ser o aspecto mais claro deste local.
Ontem de manhã fui ao primeiro treino da Selecção Nacional, "abençoada" pela queda de neve.
Apanhar um táxi em Ostrava é uma autêntica aventura. Os senhores não só não falam inglês como têm uma tendência natural em tentar ficar com uma "grojeta" à força, tentados talvez pelo facto de sermos estrangeiros e não conhecermos o dinheiro.
Chegados ao pavilhão tivemos a agradável sensação de voltar a ouvir falar português, não só por parte da comitiva nacional mas também pelos jogadores da selecção italiana, que treinavam no recinto. Não sei se foi pelo facto de entendermos os jogadores, certo é que o simpático Alessandro Nuccorrini fez questão de expulsar os jornalistas portugueses do local.
Enfim, chega de falar da minha aventura por terras checas, vou passar àquilo que realmente interessa: a Nossa Selecção!


Ambição e crença na vitória
A Selecção Nacional realizou três treinos em Ostrava antes da estreia amanhã, ante a Itália. Duas das sessões de trabalho decorreram ontem e a derradeira hoje de manhã.
A boa disposição e confiança é visivel na equipa. Os jogadores lusos aparentam estar em boa forma fisica e não há qualquer condicionado para amanhã. A única ausência será João Benedito, que foi expulso no último jogo do Mundial, com a Espanha, mas Sandro de certeza não deixará ficar a baliza desprotegida.
Hoje de manhã acabou por acontecer um contra-tempo: à última hora a comitiva nacional foi avisada de que o treino não era no CEZ Arena, pavilhão onde amanhã Portugal e Itália dão o mote ao Europeu, mas sim num outro recinto, com piso diferente. O facto desagradou o seleccionador nacional, já que para hoje estava prevista a adaptação ao terreno por parte dos atletas. Falhas imperdoáveis numa competição deste nível...
Resta esperar por amanhã, para ver se três empates consecutivos depois conseguimos finalmente bater a selecção transalpina.

domingo, fevereiro 06, 2005

Selecção Nacional partiu hoje para a Polónia

A Selecção Nacional partiu hoje para a Polónia, onde se vai disputar o IV Campeonato da Europa.
A equipa das Quinas que chegou ao Aeroporto de Lisboa por volta das 10h45, estava confiante e a boa disposição reinava em todo o grupo.
Os comandados de Orlando Duarte, partiram às 12:40 para Wroclaw, onde chegarão às 22h00, depois de uma escala em Frankfurt.

O seleccionador nacional afirmou que os jogos disputados frente à selecção polaca – já amanhã e terça-feira – “serão a segunda parte da preparação da equipa e que sirvarão para consolidar processos, para chegarmos bem ao primeiro jogo”.
Orlando Duarte referiu ainda que a ambição é sempre forte e o objectivo é ganhar tudo. “Nestes treinos que temos realizado estamos a tentar resolver os erros que cometemos e que nos têm custado alguns dissabores”. Concluindo que “confiança não nos falta”.
O capitão André Lima, mostrou-se confiante afirmando que “as expectaivas são sempre as mesmas: ganhar, mas desta vez as coisas vão ser diferentes, uma vez que o primeiro grupo é mais forte do que o do último Mundial, visto defrontarmos já a Espanha e a Itália, mas penso que se ganharmos a uma destas equipas e depois ganharmos à Polónia, chegaremos com certeza à final. Estou com uma sensação muito forte que este objectivo será alcançado”.
André referiu ainda que “o grupo está muito motivado e não foi preciso puxar pela motivação, pois ela já existia, uma vez que um Campeonato Europeu não acontece todos os dias”. O capitão da selecção referiu ainda que “os treinos correram muito bem, o que motivou e deu mais confiança ao grupo de trabalho”.
Estrela, o jogador que se estreia na selecção nacional, afirmou que “a integração correu muito bem, foi excelente, tive a sorte de contar com o apoio de todos e gostaria de dar uma abraço especial ao Zézito, meu colega de quarto, e que me ajudou a integrar-me na equipa”.
Quanto a esta primeira experiência, Estrela espera “aproveitar ao máximo e ganhar todos os jogos a nível colectivo e a nível individual ajudar Portugal a conseguir o melhor resultado possível”. O jogador do Olivais, declarou ainda que o grupo está muito bem preparado e que irá dar o seu melhor, “estamos confiantes que traeremos uma surpresa”.

Filipa Agrely
(Futsalportugal)

sábado, fevereiro 05, 2005

1º Aniversário do Claudiafutsal!

Fez no passado dia 31 (segunda-feira) um ano que escrevi o primeiro post neste blog. Infelizmente problemas do foro pessoal não me permitiram fazer nada especial para esse dia...
Há um ano, quando decidi arrancar com esta página, tinha muitos projectos e ideias, que infelizmente a falta de tempo não me permitiram fazer. Mesmo assim, este espaço excedeu todas as minhas expectativas, não só por ainda estar para durar mas também pelas visitas que tem.
A assíduidade nem sempre é a melhor, reconheço, mas nestes 12 meses estive entregue de alma e coração ao futsal, não só através deste blog mas também por outros meios. Nesta página está um pouco de mim, os trabalhos que fiz para o jornal em que trabalho, as minhas opiniões e sentimentos sobre o que vai acontecendo em torno desta modalidade apaixonante, tudo.
Ao longo destes 12 meses, entre artigos de opinião, antevisões de derbies e polémicas, houve alguns assuntos que me marcaram mais. Um deles foi sem duvida a questão da Selecção Nacional e o prémio relativo ao 3º lugar no Mundial da Guatemala (10 Fevereiro 2004, 17 Maio 2004 e 11 Outubro 2004). Se há alturas em que nos sentimos compensados pelo trabalho que fazemos, saber que aqueles jogadores iam receber aquele prémio foi sem duvida um deles. Posso mesmo dizer que a reportagem que fiz sobre eles foi o trabalho mais importante e que mais gozo me deu fazer até hoje. Todo o esforço valeu a pena...
Neste blog apresentei também os 3 doutores do Sporting (20 Março 2004)e relembrei o Miramar (12 Fevereiro 2004), clube que parece estar a ganhar uma nova vida. Esperemos que regresse em breve com todo o seu esplendor.
De resto acompanhei algumas provas, como por exemplo a UEFA Cup (Março 2004 e Outubro 2004), o Mundial Universitário (Outubro 2004) e o Mundial de Taipé (Novembro/Dezembro 2004).
Infelizmente alguns assuntos abordados mantém-se por resolver, basta relembrar as polémicas na arbitragem (parece que nada é feito para tantar solucionar este grave problema do futsal português) e no que se refere à Selecção Nacional, ainda não é desta que vão levar a uma competição internacional um treinador de guarda-redes.

Apesar de ter estado muitas vezes à beira do fim, vou tentar continuar a alimentar este blog, que não é meu mas sim do futsal. Para isso agradeço a todos aqueles que me acompanham e ajudam, comentando os posts e abordando outros temas.
Muito obrigada a todos e... parabéns ao futsal!

sexta-feira, fevereiro 04, 2005

Selecção Nacional foi à escola

QUATRO ATLETAS DA SELECÇÃO VIVEM DIA DIFERENTE
CRAQUES NA ESCOLA

Quatro jogadores da Selecção Nacional de futsal viveram ontem um dia diferente. André Lima, Zezito, João Benedito e Israel estiveram juntamente com os técnicos Orlando Duarte e Luís Almeida, numa acção de promoção da modalidade numa escola. À chegada foram recebidos numa sala de informática, onde alguns alunos mostraram aos craques trabalhos que fizeram sobre o treino a que assistiram no dia anterior. Desde textos a desenhos, atletas e treinador ficaram a saber o que é que os mais pequenos pensam do que viram e as expectativas parece que não foram goradas.
De seguida foram até à biblioteca, onde decorreu uma tertúlia com alguns jovens, um pouco mais velhos do que os anteriores e os seus professores. Provado ficou o sucesso do futsal e que os jogadores são autênticos ídolos para os mais novos.
O seleccionador nacional Orlando Duarte faz um balanço positivo destes primeiros dias de trabalho: "Está tudo a correr dentro do perspectivado, nada de anormal. Amanhã [hoje] vamos reunir para rever os processos e tirar dúvidas." A Selecção não voltou a juntar-se desde o Mundial, mas o técnico reconhece que é uma vantagem o facto de a maioria dos jogadores já se conhecer. Recorde-se que apenas três não estiveram no Mundial.

Israel treinou-se sem limitações
Orlando Duarte já tem os 14 atletas completamente ao seu dispor. A única preocupação dos últimos dias, Israel, está resolvida: o atleta já integrou a preparação sem limitações. A partir de hoje os jogadores são mais poupados, passando a ter apenas duas sessões de trabalho. Hoje, treinam às 10 horas e às 17.30.

Notícia publicada no jornal Record - 4 de Fevereiro

Benfica foi o 7º. melhor do Mundo em 2004

O Benfica, actual vice-campeão europeu, foi considerado o sétimo melhor clube de futsal do mundo em 2004, numa votação feita anualmente pelo site "FutsalPlanet". Sporting e SL Olivais também constam na lista, ocupando o 12º. e 27º. lugares, respectivamente.
Em outras categorias já apresentadas, o árbitro António Cardoso ficou em 7º. lugar. Na eleição do melhor treinador, Alípio Matos (Benfica) ficou em 10º, Paulo Fernandes (Sporting) em 14º., Luís Alves (SL Olivais), 25º. e Joaquim Brito (Freixieiro), 34º.
A boa prestação da Selecção Nacional em Taipé valeu-lhe a distinção de 5ª. melhor
do mundo. Outras categorias serão reveladas nos próximos dias.

Notícia publicada no jornal Record - 4 de Fevereiro

Taça de Portugal junta Freixieiro e Sporting

Realizou-se ontem o sorteio dos oitavos-de-final da Taça de Portugal que ditou um encontro entre dois grandes: Freixieiro e Sporting. Curiosamente, foram os matosinhenses que na época passada eliminaram os leões, também no seu reduto.
Todos os jogos realizam-se a 12 de Março, excepto o Freixieiro-Sporting, antecipado para o dia 9 devido à participação dos verdes e brancos na UEFA Cup.
Assim, o sorteio ditou:
Vila Verde (II)-AMSAC (I)
Boa Esperança (II)-Sp. Braga (II)
Freixieiro (I)-Sporting (I)
Módicus (I)-Boavista (I)
SL Olivais (I)-Belenenses (II)
FJ Antunes (I)-Valadares (III)
Benfica (I)-Alpendorada (I)
Isento: Sp. Pombal (I)

Notícia publicada no jornal Record - 4 de Fevereiro

quarta-feira, fevereiro 02, 2005

Selecção Nacional prossegue trabalhos em Rio Maior

Israel já treinou
A Selecção Nacional de Futsal cumpriu hoje o segundo dia de estágio, em Rio Maior, com vista à preparação da sua participação no Campeonato da Europa da modalidade, cujo início está marcado para o próximo dia 14 de Fevereiro, na República Checa.
À imagem do que sucedeu ontem, também hoje os comandados de Orlando Duarte realizaram três sessões de treino que visaram, mais uma vez, a consolidação de processos. A grande novidade do dia acabou por ser a inclusão de Israel nos aprontos, ainda que o ala que representa o Sporting CP se tenha limitado a fazer trabalho específico de recuperação, com corrida e alguns exercícios de domínio de bola. A recuperação total do atleta parece estar, com efeito, para muito breve, sendo previsível que a mesma aconteça já na próxima sexta-feira.
Entretanto, uma equipa do Centro de Medicina Desportiva de Lisboa esteve ao princípio da noite em Rio Maior para proceder ao controle de oito jogadores lusos - Ivan, João Benedito, Joel Queirós, Miguel Almeida, Leo, Sílvio, Sandro e Marcelinho -numa prática habitual em vésperas de uma grande competição.

Fonte: Site oficial da FPF