quinta-feira, fevereiro 24, 2005

Sem comentários...

Joaquim Brito - Treinador do Freixieiro, em entrevista ao site oficial do clube, sobre a campanha da Selecção Nacional no Europeu:

Pergunta - A que se deve o Fracasso?
Resposta – Em primeiro lugar, à deficiente condição física e ao excesso das cargas aplicadas, porventura pela deficiente formação do treinador adjunto (preparador físico) pois estamos a meio da época, viemos do Mundial, a maioria dos jogadores está habituado a treinar duas vezes por dia e como será possível “obrigar” Ivan e Gonçalo que jogam quase 40 minutos nos seus clubes a fazer em Rio Maior 3 três treinos por dia (referia-se que a reclamação dos treinos tri-diários partiu dos atletas do Benfica, que telefonaram ao seu Director, Eng. Luís Moreira, que por sua vez contactou com os responsáveis do Sporting e do Freixieiro, para que fosse tomada um posição de descontentamento na Federação Portuguesa de Futebol, ao que lhe foi pedido por dirigentes federativos para que deixassem terminar o Europeu e logo depois se fazia um reunião acerca da Selecção Nacional)? Qual será a resposta do Estrela, atleta do S. L. Olivais, quando treina 4 vezes por semana no seu clube e na Selecção é “obrigado” a treinar três vezes por dia? A melhor resposta foi dada por este atleta no jogo treino contra a Polónia, pois só jogou um minuto porque não aguentava as dores musculares e nem sequer foi utilizado no Europeu.
Em segundo lugar o Seleccionador, Sr. Orlando Duarte, deixou de ouvir as ideias dos treinadores dos clubes que dão jogadores à Selecção e começou a enviar como observador em alguns jogos o seu adjunto, Sr. Luís Almeida, que por ventura não escreveu nos relatórios aquilo que viu, o que originou naturalmente que não tenham sido convocados, quer para o Mundial, quer para o Europeu, os jogadores em melhor forma.


Resposta do Director Geral do Benfica, Luís Moreira, a estas declarações, no site oficial do futsal encarnado

Quinta, 24 Fevereiro 2005
Esclarecimento à entrevista do Sr. Joaquim Brito, treinador da A.R. Freixieiro, em relação à selecção nacional de Futsal, onde refere que os jogadores do Benfica me ligaram a contestar os 3 treinos diários realizados pela selecção nacional no estágio de Rio Maior que antecedeu o campeonato europeu.

1º - Eu é que liguei a um jogador...
2º - É verdade que falei com o presidente do Freixieiro e com o Sr. Carlos Vaz, responsável do Sporting, em que manifestei o desacordo por parte do Benfica em tal situação e os mesmos também concordaram comigo, tendo eu ficado de elaborar um comunicado para enviar a FPF, assinado pelos 3 clubes, a manifestar o nosso desagrado, o qual ficou sem efeito devido a um membro da FPF ter pedido para não o fazer pois era um momento em que a selecção precisava de estar unida e isso podia criar mau estar na selecção. O melhor era deixar passar o Europeu e depois sentarmo-nos todos os interessados à mesa e planear as medidas a tomar para bem do desenvolvimento do Futsal. Comuniquei isso aos outros clubes e estes concordaram com a minha opção.
3º - Entretanto o nosso técnico, Adil Amarante, foi assistir a um treino da selecção em Rio Maior e falou com o seleccionador, onde apurou que os treinos dariam sequência ao trabalho realizado nos clubes e que em nada afectariam os jogadores a nível físico.
4º - Ao tomar conhecimento disto telefonei para um jogador do Benfica, o que é natural, o qual me confirmou o mesmo que o nosso técnico me tinha informado, e que pelos jogadores estava tudo bem.
5º - Aqui houve uma falha minha pois devia ter telefonado aos outros clubes a informar o sucedido.
6º - Por tudo isto vamos deixar de polémicas pois a campanha da selecção no europeu já lá vai e agora vem aí o campeonato nacional e a taça de Portugal em que todos nos devemos empenhar para elevar o Futsal português ao patamar que ele merece, e temos todo tempo do mundo para nos sentarmos e traçarmos o melhor caminho para o Futsal português ao nível da selecção nacional.
7º - Para que não fiquem duvidas, e já tive ocasião de dizer isso ao nosso seleccionador, não concordo com muita coisa que se passa na selecção nem com algumas opções tomadas por ele, mas isto está longe de colocar em causa a sua competência para dirigir os destinos da nossa selecção, pois sinceramente acho que é o homem certo no lugar certo juntamente com o seu adjunto Luis Almeida.
Eng. Luis Moreira

Sem comentários: