quarta-feira, novembro 23, 2005

Portugal-Roménia, 9-1


Goleada em jogo de estreias
A Selecção Nacional de Futsal bateu, esta terça-feira, a sua congénere da Roménia, por 9-1, em partida de carácter particular, que se insere no plano de preparação da Equipa das Quinas com vista à participação no Campeonato da Europa de 2007, que terá lugar no nosso País.
Num jogo de estreias – nunca a nossa Selecção tinha defrontado a sua congénere romena, Bebé e Jony jogaram pela primeira vez com a Camisola das Quinas, elevando para 95 o número de internacionais lusos, e Jony e Minhoca estrearam-se a marcar pela Selecção –, a maior valia da formação orientada por Orlando Duarte foi notória durante o encontro, ainda que a Roménia, a dar os primeiros passos no Futsal, tenha sido um adversário valoroso e que nunca virou a cara à luta. Os romenos têm deixado, aliás, boas indicações desde que há pouco mais de dois anos (19 de Junho de 2003) realizaram o seu primeiro jogo, destacando-se a vitória obtida a 22 de Março último, diante de uma das selecções que marcou presença no Mundial de Taiwan, a Holanda, por 5-2.


Arnaldo quebrou resistência romena
Portugal entrou, como seria de esperar, a ‘mandar’ no jogo. No entanto, a Roménia revelou ser, nos primeiros minutos, um 'osso duro de roer'. Bem fechada sobre a sua defensiva, a equipa liderada por Zoltan Jakab tapou com acerto os caminhos para a baliza à guarda de Laszlo Klein e ainda conseguiu causar perigo com saídas em rápidos contra-ataques.
André Lima, por duas vezes, ainda durante o minuto inicial, teve a oportunidade de colocar a nossa Selecção na frente, mas a Roménia respondeu ao terceiro minuto, com Lorand Szocs a obrigar João Benedito a duas boas intervenções.
O jogo corria neste registo de relativo equilíbrio, quando Arnaldo Pereira descobriu, finalmente, o caminho para as redes adversárias. Num lance de insistência do ataque português, aos seis minutos, o jogador do Gvtarra Xota chegou ao tento inaugural da partida, com um remate forte que não deu hipóteses de defesa a Laszlo Klein.

A Roménia pareceu acusar o golo e não mais voltou a importunar a defesa lusitana nos primeiros 20 minutos. A Equipa das Quinas apertou o cerco, perante um adversário que se fechava agora, ainda mais, sobre a sua defensiva e que via os atletas nacionais desperdiçar inúmeras oportunidades para dilatar o marcador.
Os golos de Ricardinho (14’) e André Lima (18’) acabaram por representar o corolário lógico da evidente supremacia portuguesa e conferiram maior justiça ao resultado, que se cifrava numa diferença de três tentos ao intervalo.


Chegar à goleada com naturalidade
As premissas verificadas na etapa inicial repetiram-se nos segundos 20 minutos, muito embora a Roménia tenha arriscado um pouco mais, postura que lhe valeu a obtenção de um golo, por intermédio de Gabriel Molomfalean (26’), uma bola enviada ao travessão da baliza portuguesa, através de um remate do mesmo atleta, e uma ou outra oportunidade de golo desperdiçada.
Quanto a Portugal, manteve o mesmo padrão de jogo e foi construindo com naturalidade uma goleada e exibição consistentes. André Lima, Jony, Minhoca (estes dois atletas estrearam-se a marcar com Camisola das Quinas), Ricardinho (num golo que fez levantar os espectadores que encheram o Pavilhão de Albergaria-a-Velha) e Formiga fecharam as contas de uma partida que engrossou para 27 (!) o número de vitórias consecutivas alcançadas pela nossa Selecção em jogos realizados em território nacional, entre encontros particulares e apuramentos para Europeus e Mundiais. A última vez que os comandados de Orlando Duarte não lograram triunfar foi há mais de quatro anos (1 de Julho de 2001), numa partida disputada no Fundão, em que Portugal saiu derrotado pelo Brasil, por 5-6. Notável, de facto!
A Selecção Nacional de Futsal volta a defrontar a Roménia, já amanhã (quarta-feira), em partida agendada para as 17h30, no Pavilhão Municipal de Vagos.


Ficha do Jogo
Jogo de preparação para o Campeonato da Europa de 2007
Pavilhão Polidesportivo Municipal de Albergaria-a-Velha
Árbitros: Gustavo Sousa e Luís Marques
Cronometrista: José Ferreira

Portugal
João Benedito, José Maria, Formiga, Arnaldo Pereira e André Lima (cap.).
Jogaram ainda: Joel Queirós, Ricardinho, Israel, Minhoca, Jony, João Marçal, Gabriel e Bébé.
Treinador: Orlando Duarte.
Golos: Arnaldo Pereira (6’), Ricardinho (14’, 36’ e 30’), André Lima (18’ e 23’), Minhoca (26’), Jony (31’) e Formiga (37’).
Disciplina: Nada a registar.

Roménia
Laszlo Klein, Lorand Szocs, Gabriel Molomfalean, Robert Lupu (cap.) e Alpar Csomo.
Jogaram ainda: Tiberiu Magurean, Ion Al-Ioani, Dumitru Stoica, Daniel Raducanu, George Tomescu, Robert Matei e Florin Dinca.
Jogadores não utilizados: Calin Pantelimon.
Treinador: Zoltan Jakab.
Golos: Gabriel Molomfalean (24’).
Disciplina: Nada a registar.

Orlando Duarte satisfeito com vitória diante da Roménia
Declarações do Seleccionador Nacional de Futsal, Orlando Duarte, no final do jogo de carácter particular que a nossa Selecção disputou, esta terça-feira, diante da Roménia, em Albergaria-a-Velha e que se saldou numa vitória lusa por 9-1:
“Estou satisfeito. O resultado não conta, independentemente de ser mais agradável consolidar processos em vitória do que em derrota. O que queremos é disputar o maior número de jogos possível e conseguir observar cada vez mais novos jogadores para depois fazer uma triagem ao longo destes dois anos que nos separam do Europeu, para que possamos apresentar neste certame os melhores 14 jogadores.
A nossa preocupação neste momento é, e continuará a ser a mesma nos próximos meses, até ao Campeonato da Europa, consolidar processos, consolidar a equipa e ver alguns jogadores que poderão ter probabilidades de participar no Europeu.
Tenho a certeza que cada vez que jogamos, a nossa qualidade de jogo melhora. Os jogadores interiorizam cada vez mais aquilo que se pretende fazer.
A Roménia é uma equipa ao nível, por exemplo, da Polónia que encontrámos no VI Torneio Internacional, no Algarve [vitória portuguesa por 5-2]. Apresentou, fundamentalmente, uma dificuldade que passa pela sua falta de conhecimento do jogo, não entende o jogo em termos colectivos. No plano individual, tem três a quatro muito bons executantes. Quando os jogadores romenos entenderem o jogo, parece-me que a Roménia poderá ser uma selecção que, não estando no primeiro plano, poderá andar por lá perto. Tem potencial para isso.
Acredito que amanhã (quarta-feira, 23 de Novembro) vai ser um jogo mais complicado, até porque eles já nos conhecem. Recordo-me que já defrontámos selecções em que o segundo jogo foi muito mais difícil, porque os nossos adversários foram inteligentes, viram o vídeo do jogo, perceberam as nossas movimentações e, perante isto, apresentaram-se mais fortes”.



Fonte: Texto e Fotos site oficial da FPF

Sem comentários: