terça-feira, novembro 22, 2005

Bebé e Jony estreiam-se na Selecção Nacional


UM TREINO ESPECIAL
O primeiro treino que a Selecção Nacional de Futsal realizou, esta segunda-feira, no Pavilhão Municipal de Albergaria-a-Velha, tendo em conta os jogos de carácter particular que Portugal irá realizar diante da Roménia (22 e 23 de Novembro), ficou marcado pela presença de duas caras novas no grupo de trabalho orientado por Orlando Duarte.
Jony (SL Olivais) e Bébé (Sporting CP) cumpriram o seu apronto de estreia com a Camisola das Quinas e não esconderam o orgulho por terem merecido a confiança do Seleccionador Nacional. Em conversa com o fpf.pt, os dois atletas deram conta da surpresa com que receberam a convocatória e confessaram as suas ambições quanto a uma possível presença no lote de eleitos para o Europeu de 2007.


Jony: “Gostava muito de estar presente no Europeu”
“Fiquei surpreendido com esta chamada, até porque nem tinha consciência de que a Selecção iria disputar estes jogos amigáveis com a Roménia”, começou por dizer o jogador do SL Olivais, que confessou ter “a ideia de que os jogadores dos clubes não-profissionais não teriam tantas hipóteses quanto isso de serem convocados” para os trabalhos da Equipa das Quinas.
Com um percurso de onze anos no Futsal – com passagens pelo Atlético de Odivelas, Bons Dias, Sporting e SL Olivais, onde cumpre a terceira época – Jony mostrou-se consciente que a sua presença na Selecção Nacional se deve, fundamentalmente, ao bom trabalho que tem desenvolvido no clube. “Além das minhas prestações individuais, esta convocatória deveu-se à boa prestação do SL Olivais no campeonato”, reconheceu humildemente.
Ainda assim, Jony confessa que ambiciona iniciar uma etapa ao serviço da nossa Selecção e a fase final do Campeonato da Europa é uma meta que não descarta. “Este é um passo em frente nesse sentido e claro que gostava muito – como tantos outros jogadores – de estar presente no Europeu de 2007”, disse. Por isso, estes dois jogos com a Roménia poderão funcionar como um importante teste à sua afirmação no seio do grupo de trabalho dirigido por Orlando Duarte. “Sobretudo, quero ver como estou em relação aos restantes companheiros e se consigo acompanhá-los em tudo, além de pretender mostrar o meu valor ao Seleccionador Nacional”, afirmou.
E Jony tem já uma ideia quanto à utilidade que poderá ter na nossa Selecção. “Acredito que o Orlando Duarte me chamou porque tenho vindo a actuar como pivot no Olivais e, como muitas pessoas têm referido, existem poucos pivots em Portugal. Apesar de não ter jogado sempre nesta posição, penso que me tenho adaptado bem”, opinou.
Apesar de já ter feito parte de uma selecção universitária, Jony não escondeu ter sentido uma emoção especial quando treinou pela primeira vez com as cores nacionais. “Experimentei uma sensação diferente, uma vez que conheço praticamente todos os jogadores, mas não nesta perspectiva de colegas. Foi especial, andar vestido com o equipamento da Selecção. Foi muito bom”, explicou.


Bébé: “Voto de confiança de Orlando Duarte”
Bébé está a cumprir, esta temporada, a sua quinta época como jogador de Futsal, depois de ter sido praticante de Futebol 11. Uma questão de fé fê-lo abraçar o Futsal. Como envangélico que é, o ‘desporto rei’ – maioritariamente disputado ao domingo – impedia-o de marcar presença nos dias de culto (a que os católicos denominam de missa), pelo que procurou na modalidade que há cinco anos elegeu conciliar a fé com o desporto.
E não se tem saído nada mal. Prova disso mesmo foi a segunda chamada aos trabalhos da Selecção que é, no entanto, apenas a primeira que consubstancia no terreno, dado que aquando do particular com a Espanha, o guardião leonino teve de ser substituído por Alex, em virtude de uma lesão.
“Reconheço que esta nova chamada é um grande voto de confiança que o Orlando Duarte deposita em mim e isso deixa-me muito feliz”, sublinhou, adiantando ter sido apanhado de surpresa pela convocatória.
Bébé assumiu a pretensão de se estrear com a Camisola das Quinas já nestas partidas frente à Roménia, mas deixa essa decisão “nas mãos do Seleccionador Nacional”. E quando questionado sobre se equaciona uma presença na fase final do Campeonato da Europa, o atleta foi claro: “Se perguntar a todos os jogadores aqui presentes ou que joguem nos principais escalões do nosso Futsal todos dirão que sonham com a participação no Europeu. E eu, como é óbvio, também sonho”.
O guarda-redes leonino tem tido em João Benedito – seu colega de ‘posto’, de clube e, agora, de Selecção – um importante cicerone. “Ajuda muito entrar na Selecção tendo um companheiro como o João. Ele já conhece bem ‘os cantos à casa’ e tem-me auxiliado na adaptação. Além disso vai-me explicando a forma como funcionam as coisas”, frisou.
Benedito merece, aliás, rasgados elogios por parte do benjamim do grupo. “O João é, na minha opinião, o melhor guarda-redes do Futsal português e é sempre uma inspiração. Quem quer ser o melhor tem de se inspirar nos melhores”, concluiu.

Fonte: texto e fotos site oficial da FPF

Sem comentários: