A Selecção Nacional de Futsal vai prosseguir, no Algarve, a sua preparação com vista à participação no Campeonato da Europa de 2007, que terá lugar no nosso País, na região do Porto.
Após as presenças nas fases finais do Mundial (Taiwan 2004) e do Europeu (República Checa 2005), a Equipa das Quinas iniciou uma nova etapa que culminará na disputa da mais importante competição do ‘Velho Continente’, em 2007, para a qual tem já presença garantida, em virtude de ser a Selecção anfitriã do certame. E este percurso até começou da melhor forma, com os comandados de Orlando Duarte a alcançarem uma histórica e inédita vitória (3-2) diante da Espanha, a 27 de Setembro último.
Na presente edição do VI Torneio Internacional de Futsal, Portugal vai encontrar três formações que estão entre as melhores do Mundo. Os jogos com a Polónia, Holanda e Rússia constituirão um bom teste para aferir do momento actual da nossa Selecção, que tentará dar sequência ao bom desempenho patenteado em Salamanca.
O primeiro jogo nesta prova será, precisamente, diante dos polacos, equipa com a qual Portugal regista um total de cinco partidas disputadas, contabilizando quatro triunfos e apenas uma derrota. Portugueses e polacos discutiram, em 2003, o ‘play-off’ de apuramento para o Campeonato do Mundo de Taiwan, com a formação lusa a mostrar-se mais forte, registando uma dupla vitória por 7-2. Curiosamente, os pupilos de Orlando Duarte realizaram em Wroclaw (Polónia) o estágio que antecedeu a participação no Europeu de Ostrava.
Depois, a Equipa das Quinas vai medir forças com a Holanda, uma velha conhecida do Futsal Nacional. São já sete as partidas que Portugal realizou diante da formação ‘laranja’ e, também neste caso, o balanço é extremamente positivo. Após uma derrota inicial – 0-7 num encontro disputado no já longínquo ano de 1992 –, a nossa Selecção contabilizou seis triunfos consecutivos, os últimos dos quais em duas partidas de carácter particular disputadas no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures.
A encerrar o VI Torneio Internacional de Futsal, Portugal encontrará a mais forte das três Selecções. Nada mais nada menos que a vice-campeã europeia, Rússia, da qual o Futsal português guarda gratas recordações, ou não tivesse sido num jogo diante dos russos, no Mundial da Guatemala de 2000, que a Selecção Nacional subiu ao terceiro lugar da mais importante competição do Futsal internacional.
Na outra partida já realizada entre as duas equipas, a Rússia bateu a formação lusa, por 3-1, num jogo da fase final do Campeonato da Europa de 1999 (Espanha). O torneio algarvio poderá, então, desempatar as contas entre as duas selecções.
CALENDÁRIO
Hoje - Pavilhão Municipal de Castro Marim
19 horas - Holanda-Rússia
21 horas - Portugal-Polónia
Amanhã - Pavilhão Municipal de Tavira
19 horas - Rússia-Polónia
21 horas - Portugal-Holanda
Domingo - Pavilhã Municipal de Loulé
15 horas - Polónia-Holanda
17 horas - Portugal-Rússia
Fonte: site oficial da FPF
4 comentários:
Visite o www.helderfutsal.blogspot.com
Enviar um comentário