quinta-feira, outubro 27, 2005

VI Torneio Internacional de Futsal






A Selecção Nacional de Futsal vai prosseguir, no Algarve, a sua preparação com vista à participação no Campeonato da Europa de 2007, que terá lugar no nosso País, na região do Porto.
Após as presenças nas fases finais do Mundial (Taiwan 2004) e do Europeu (República Checa 2005), a Equipa das Quinas iniciou uma nova etapa que culminará na disputa da mais importante competição do ‘Velho Continente’, em 2007, para a qual tem já presença garantida, em virtude de ser a Selecção anfitriã do certame. E este percurso até começou da melhor forma, com os comandados de Orlando Duarte a alcançarem uma histórica e inédita vitória (3-2) diante da Espanha, a 27 de Setembro último.
Na presente edição do VI Torneio Internacional de Futsal, Portugal vai encontrar três formações que estão entre as melhores do Mundo. Os jogos com a Polónia, Holanda e Rússia constituirão um bom teste para aferir do momento actual da nossa Selecção, que tentará dar sequência ao bom desempenho patenteado em Salamanca.

O primeiro jogo nesta prova será, precisamente, diante dos polacos, equipa com a qual Portugal regista um total de cinco partidas disputadas, contabilizando quatro triunfos e apenas uma derrota. Portugueses e polacos discutiram, em 2003, o ‘play-off’ de apuramento para o Campeonato do Mundo de Taiwan, com a formação lusa a mostrar-se mais forte, registando uma dupla vitória por 7-2. Curiosamente, os pupilos de Orlando Duarte realizaram em Wroclaw (Polónia) o estágio que antecedeu a participação no Europeu de Ostrava.

Depois, a Equipa das Quinas vai medir forças com a Holanda, uma velha conhecida do Futsal Nacional. São já sete as partidas que Portugal realizou diante da formação ‘laranja’ e, também neste caso, o balanço é extremamente positivo. Após uma derrota inicial – 0-7 num encontro disputado no já longínquo ano de 1992 –, a nossa Selecção contabilizou seis triunfos consecutivos, os últimos dos quais em duas partidas de carácter particular disputadas no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures.

A encerrar o VI Torneio Internacional de Futsal, Portugal encontrará a mais forte das três Selecções. Nada mais nada menos que a vice-campeã europeia, Rússia, da qual o Futsal português guarda gratas recordações, ou não tivesse sido num jogo diante dos russos, no Mundial da Guatemala de 2000, que a Selecção Nacional subiu ao terceiro lugar da mais importante competição do Futsal internacional.
Na outra partida já realizada entre as duas equipas, a Rússia bateu a formação lusa, por 3-1, num jogo da fase final do Campeonato da Europa de 1999 (Espanha). O torneio algarvio poderá, então, desempatar as contas entre as duas selecções.


CALENDÁRIO
Hoje - Pavilhão Municipal de Castro Marim
19 horas - Holanda-Rússia
21 horas - Portugal-Polónia

Amanhã - Pavilhão Municipal de Tavira
19 horas - Rússia-Polónia
21 horas - Portugal-Holanda

Domingo - Pavilhã Municipal de Loulé
15 horas - Polónia-Holanda
17 horas - Portugal-Rússia

Fonte: site oficial da FPF

4 comentários:

Anónimo disse...

Visite o www.helderfutsal.blogspot.com

Roberto Iza Valdés disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Roberto Iza Valdés disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Roberto Iza Valdés disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.