terça-feira, setembro 27, 2005

Vitória histórica em Salamanca

Futsal: Portugal vence duelo Ibérico

A Selecção Nacional de Futsal venceu hoje, por 3-2, frente à sua congénere de Espanha num encontro de preparação que teve lugar no Pavilhão Wurzburg, em Salamanca. O jogo, frente aos actuais Campeões da Europa e do Mundo, terminou com uma vitória merecida e histórica da equipa lusa. Foi a primeira vitória lusa frente ao país vizinho, ainda para mais fora de portas.O jogo iniciou-se com as duas equipas a estudarem-se mutuamente. A Espanha começou por rematar mais, mas depressa Portugal equilibrou os acontecimentos. Durante a primeira parte a Espanha rematou por 13 vezes com Torras a mostrar-se como o mais rematador com 4 remates. Portugal rematou por 10 vezes, repartindo o número de lances perigosos com Espanha. No capítulo da finalização Portugal demonstrou maior eficácia, e aos 14m26s Formiga colocou a equipa lusa na frente do marcador com um forte remate a não dar hipóteses de defesa a Amado.
Na etapa complementar a equipa espanhola entrou de forma muito agressiva e logo aos 2m16s conseguiram o empate, num remate ao ângulo superior direito de Salgado. O jogo manteve-se muito disputado com os remates a surgirem de um de outro lado, mas Israel aos 8m57s desequilibrou com um excelente remate.
Os espanhóis tentavam furar a bem organizada defesa lusa, mas sem grandes sucessos, e os remates de longe só esporadicamente criaram perigo e os que levaram a direcção da baliza foram constantemente travados pelo atento João Benedito que efectuou uma bela exibição.
Aos 11m20s Israel bisou, e ampliou a diferença no marcador, numa das boas saídas em contra-ataque que Portugal criou durante a partida. A equipa manteve-se concentrada, apresentando um jogo de grande qualidade técnica e táctica.
A equipa espanhola, só ao fim de 19 remates reduziu a desvantagem, a 17 segundos do final da partida, novamente por Salgado.
Na segunda metade a equipa lusa aumentou a percentagem de eficácia marcando dois golos em doze remates. A diferença de remates não espelha o equilíbrio na partida, até porque os remates da equipa lusa levaram quase sempre muito perigo. As equipas foram disciplinadas e não ultrapassaram o número de cinco faltas em cada uma das partes.
Após o término da partida a festa foi dos jogadores lusos e das cerca de duas dezenas de adeptos portugueses que festejaram efusivamente esta grande vitória.

O Seleccionador Nacional de Futsal, Orlando Duarte, considerou “que foi uma boa vitória frente a uma melhor equipa que é a Espanha, que ostenta o título de campeão da Europa e do Mundo. Uma vitória justa de uma equipa que está a iniciar um novo ciclo que culminará no Europeu 2007, que se realiza em Portugal. Os meus atletas mostraram atitude e mereceram a vitória. A equipa apresentou muita qualidade de jogo e não teve medo de ter a posse de bola. Obrigámos os espanhóis a correr e muito e quando não tínhamos a bola lutámos para a recuperar, o que nem sempre é fácil quando temos jogadores que estão habituados a ter a posse de bola.”
Portugal venceu finalmente a Espanha, mas Orlando Duarte mostrou-se comedido como é seu timbre: “Alcançámos um grande resultado, mas trocaria este resultado por uma vitória num jogo numa fase final. É importante vencer porque dá moral, mas temos que continuar a trabalhar para conseguirmos os nossos objectivos. Por termos ganho à Espanha, não somos os melhores do Mundo, tal como quando perdemos também não éramos assim tão maus.”

Para este duelo Ibérico o Orlando Duarte, pôde contar com João Benedito (Sporting CP), Alex (Boavista FC), Bibi (Sporting CP), Ivan (AR Freixieiro), Arnaldo Pereira (MRA Gvtarrra Xota), Israel (AR Freixieiro), José Maria (SL Benfica), Marcelinho (DKV Seguros Zaragoza), Pedro Costa (MRA Gvtarrra Xota), Ricardinho (SL Benfica), Minhoca (MRA Gvtarrra Xota), Formiga (AR Freixieiro); os pivots – Joel Queirós (El Pozo Múrcia FS) e André Lima (SL Benfica) – CAP.

A Selecção de Espanha, Javier Lozano, apresentou-se com Amado (Boomerang Interviú), Salgado (Playas de Castellón), Torras (Poralis Cartagena), Arrizabalaga (Boomerang Interviú), Crispi (Benicarló Poblet), Balo (Polaris Cartagena), Javi Rodríguez (Playas de Castellón), Kike (Pozo Murcia), Andreu (Boomerang Interviú), Pipe (CD La Escuela C Segóvia), Cogorro (CD La Escuela C Segóvia), Cristian (Polaris Cartagena).

No cinco inicial da formação lusa actuaram João Benedito, Pedro Costa, Ivan, Arnaldo Pereira e Marcelinho, enquanto a Espanha iniciou o encontro com Amado, Balo, Javi Rodríguez, Kike e Andreu. Todos os atletas tiveram a possibilidade de jogar.A partida foi dirigida pelos árbitros espanhóis, Blázquez Sierra e Gracia Marín, que cometeram alguns erros, mas não tiveram influência no resultado final.

Fonte: site oficial FPF

Hall: Polideportivo Wuzburg
Attendance: 2.000
Spain - Portugal 2-3 (0-1)

SPAIN
Starting five: Luís Amado, Kike, Balo, Javi Rodríguez and AndreuSubstitutions: Luis Arrizabalaga, Crispi, Pipe, Dani Salgado, Cogorro, Torras and Cristian
Coach: Javier Lozano

PORTUGAL
Starting five: Joao Benedito, Costinha, Arnaldo, Marcelinho, IvánSubstitutions: Joel, André, Ricardinho, Formiga, Minhoca, Israel, Zè María and Alex
Coach: Orlando Duarte

Scorers:
0-1 Formiga (15')
1-1 Dani Salgado (23')
1-2 Israel (29')
1-3 Israel (32')
2-3 Dani Salgado (40')

Referees: Blázquez Sierra and Gracia Marín
Yellow card: Cogorro, Costinha, Joel and Minhoca

Portugal vs Spain history!
11th - 15/02/2005
Ostrava (CZE)- UEFA European Futsal Ch. - Czech Republic 2005 (FT)
(4th) Portugal vs Spain 1-3

10th - 01/12/2004
Taipei (CHT)- FIFA World Futsal Ch. - Chinese Taipei (FT)
(5th) Spain vs Portugal 3-1

9th - 17/02/2003
Caserta (ITA)- UEFA European Futsal Ch. - Italy 2003
Spain vs Portugal 3-3

8th - 23/10/2001
Ourense (ESP)- Friendly Match
Spain vs Portugal 3-2

7th - 22/10/2001
Vigo (ESP) - Friendly Match
Spain vs Portugal 3-2

6th - 26/11/2000
Guatemala City (GUA)- FIFA World Futsal Ch. - Guatemala 2000 (FT)
(4th) Spain vs Portugal 3-1

5th - 25/01/1998
Porto (POR)- International Tournament
Portugal vs Spain 1-5

4th - 04/11/1997
Jaen (ESP)- Friendly Match
Spain vs Portugal 8-1

3rd - 04/10/1995
Almada (POR)- Four/Three Nations Cup
Portugal vs Spain 2-7

2nd - 27/04/1993 - (ESP)
Friendly Match
Spain vs Portugal 9-2

1st - 09/02/1987
La Coruna (ESP) - FIFA Tournament
Spain vs Portugal 4-0

Fonte: Futsalplanet

Sem comentários: