segunda-feira, maio 17, 2010

OPNIÃO - O Futsal visto do aeroporto

 A viagem da Seleção Nacional Sub-17 para o Liechtenstein não afastou alguns elementos da comitiva portuguesa do campeonato nacional de futsal.

 A escala em Frankfurt serviu para que eu e alguns elementos ligados à FPF, que também seguem atentamente a modalidade, sabermos como estava a correr o início desta 2.ª fase.
 O clima de interesse gerado em torno do resultado do único jogo que estava a decorrer - Alpendorada-Sporting - fez-me sentir orgulhosa pelo interesse cada vez maior que a modalidade está a ter.
 Ainda assim, fico apreensiva por não se vislumbrar a realização de um Campeonato da Europa em camadas jovens de futsal...

A criação de uma Seleção Sub-21 em futsal foi uma das grandes batalhas de Orlando Duarte na FPF. Aliás, o selecionador que agora termina mandato sempre defendeu que deveria haver uma equipa mais de base, Sub-19. Espero que com a saída do técnico não haja um retrocesso e que finalmente as entidades competentes percebam que o topo de todas as pirâmides está dependente de uma base firme.
 Sem formação, o futsal morre, tal como as espécies desaparecem se não houver renovação.

 Mas regressando ao presente...

 À partida da Seleção Sub-17, de futebol, para Zurique estava confirmada a primeira surpresa (ou talvez não) da tarde: o Alpendorada venceu ao Sporting. À noite tive a confirmação de que o Benfica também tinha suado para conseguir levar de vencida o Fundão.
 Estes resultados não me surpreendem de todo. Em primeiro lugar, a competência e valor de José Vanconcelos e José Luís, técnicos das equipas visitadas, já tinham sido demonstrados em outras ocasiões.
 Instituto D. João V e Belenenses também mostraram que estão na luta pelo título, que poderá ser o mais disputado desde que há este novo modelo competitivo.

Publicada em Record Online

1 comentário:

ZeKa ALMA85 disse...

Sábado pelas 22h no pavilhão do acadêmico (rua costa cabral) JOGO DO TÍTULO da 3a divisão distrital de futsal frente a frente Salgueiros 08 e
União e Progresso
venham ver um pavilhão cheio e mais uma romaria salgueirista . . .