sexta-feira, maio 07, 2010

OPINIÃO - A escolha de Orlando Duarte

Esta quinta-feira foi um dia triste para a Seleção Nacional de futsal: Orlando Duarte anunciou que não vai renovar o contrato que o liga à Federação Portuguesa de Futebol.

Considero o dia triste porque, na minha opinião, trata-se de um dos melhores treinadores do Mundo. Com a sua saída fecha-se um ciclo importante, o ciclo em que a modalidade finalmente ganhou algum reconhecimento, apesar de ainda não estar ao nível que merece, e atingiu feitos históricos.

Foi a Seleção de Orlando Duarte que alcançou o 3.º lugar no Campeonato do Mundo da Guatemala e, em janeiro, a medalha de prata no Campeonato da Europa. Foi também sob o comando deste treinador que os melhores jogadores portugueses evoluíram e creio que atletas como Pedro Costa, João Benedito, Arnaldo, Ricardinho ou até o agora treinador André Lima reconhecem o que aprenderam com este "mister".
 A juntar a tudo isto há os títulos no futsal universitário, onde se destaca um Campeonato do Mundo.

 Muito se fala agora de possíveis sucessores e, para já, tudo não passa de opiniões. Pelo menos oficialmente não se conhece qualquer abordagem.

 Defendo que um selecionador deva ser do país de origem e cá em Portugal não faltam técnicos capazes. Considero Orlando Duarte o melhor técnico nacional, mas a experiência internacional ajudou a que chegasse a este nível e não é por acaso que é instrutor da FIFA.

 Contudo, ninguém nasce com a experiência e há inúmeros treinadores que considero terem perfil para o cargo, sendo certo que não têm a mesma experiência internacional. Não sei ao certo qual o perfil pretendido pela FPF, que pode promover a continuidade, e neste caso conta já com um excelente treinador nos quadros, Jorge Braz, ou a renovação.

 Aqui as hipóteses são muitas e entre os nomes propostos no meio "futsalístico" - em sites da modalidade - encontram-se o campeão da Europa André Lima, Paulo Fernandes, Alípio Matos, Paulo Tavares ou até o selecionador da Croácia, Tiago Polido. Mas tudo não passa de pura especulação.

 Enquanto não se conhece o novo selecionador nacional resta-me desejar boa sorte a Orlando Duarte e que o sucessor honre bem a "camisola" que vai herdar.

Publicada em Record Online

1 comentário:

exiistencia disse...

Sinceramente também foi uma noticia que deixa sempre um adepto expectante, mas a vida é composta por ciclos, terminou um, com prestigio e com grande honra. Quanto às opções, para ser muito sincero, André Lima apesar do feito não me parece ainda com a astúcia e envergadura para o cargo, mesmo que acumulado com a de função de treinador do Benfica(não com medo de perder o treinador do meu clube), de todos os nomes penso que se adequava perfeitamente ao cargo, Alipio Matos apesar de pessoalmente achar que Alipio tem um discurso por vezes um pouco inflamado, mas é natural quando isso envolve cores clubisticas e algumas querelas anteriores, mas sinceramente parece-me ter a credibilidade necessária para tamanha responsabilidade. Para terminar , mesmo sabendo que esse assunto será concerteza "postado" no blog, quero deixar os meus parabéns ao C.F. "Os Belenenses", pelo seu primeiro grande titulo, não só por mérito próprio, mas também contando com a inépcia que vem marcando o cinco do Benfica desde a conquista do troféu europeu, aquela desconcentração a seis segundos do fim não é admissivel a jogadores desta tarimba, está a demorar a descer à terra, e o play-off não me parece que vá ser um caminho muito agradavél, mas fez se justiça plena, pela entrega, pelo acreditar do Belenenses.