domingo, maio 02, 2010

OPINIÃO -E agora... o “desnecessário” playoff

 A fase regular do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão terminou com algumas novidades de última hora. O líder mudou na derradeira ronda e formações que habitualmente lutavam pelos lugares cimeiros - como SL Olivais ou FJ Antunes - vão jogar pela permanência.


 O Sporting surpreendeu ao tornar-se vencedor da prova, depois de passar muitas jornadas no 2.º e 3.º postos. Nos leões destaca-se ainda o rei dos goleadores, Cardinal, que demonstrou uma pontaria letal (com 38 golos), também notada no Campeonato da Europa, em que ficou bem perto do topo.

 Mas voltando ao campeonato...
Ainda não me adaptei à ideia de uma equipa terminar uma prova em primeiro lugar e não ser campeã. Sim, assumo-me claramente como anti-playoff!

  O espectáculo pode melhorar (ou não) e temos a oportunidade de ver mais jogos entre os denominados "grandes".
 No entanto, onde está o benefício para quem mais apostou nestes 26 jogos? E a regularidade, onde é que é premiada?

 Outro aspecto que me faz ser contra o playoff é o facto de o nosso campeonato não ser tão equilibrado quanto por exemplo o espanhol. Na terra de "nuestros hermanos" as formações equiparam-se e os jogos da fase final mantém a mesma espectacularidade.
Até que ponto é que isso acontece no nosso país? Não acontece...
 Certo é que desde que foi inserido este sistema, têm sido sempre os mesmos finalistas: Benfica e Sporting ou o Belenenses.
Será que o futsal português beneficia com isto? Continuo a acreditar que não.


Publicada em Record Online

1 comentário:

exiistencia disse...

Se me é permitido, volto novamente a opinar sobre um artigo do seu blog...parece-me totalmente desfasado estas "invenções" à portuguesa, como já é do seu conhecimento, tenho a minha cor clubistica, o "meu" clube apostou tudo numa competição, a qual conseguiu erguer, como é obvio trouxe repercurssões para a competição interna, muito sinceramente o Sporting progrediu, chegando ao final da fase regular no primeiro posto...creio que se vai fazer justiça em termos de campeonato, Sporting ou Belenenses chegaram ao tiulo, o Benfica parece-me meio nas nuvens com o feito conseguido, terá de descer à terra bem depressa, a final da taça será um pequeno teste, mas sem dúvida que em que qualquer competição o 1º é o 1º, mas continua-se a insistir nestas formulas mágicas para abrilhantar, ao que me parece mais para empobrecer pequenas agremiações que fizeram o seu campeonato e nesta fase, não conseguem ter, quanto mais exteriorizar a minima ambição...