segunda-feira, abril 26, 2010

OPINIÃO - Máquina Verde

Era uma vez uma equipa de um país pequenino que ficava sempre perto de ganhar. Certo dia, e com o adversário já a contar com uma vitória certa, a equipa do pequeno país agigantou-se e provou que há muito mais para além de currículos recheados e estrelas no plantel.


Podia ser esta a história do encontro deste domingo em que o Benfica foi superior ao Interviú, a mítica "Máquina Verde", e fez história nas competições europeias: venceu a primeira competição para Portugal a nível europeu. Estaremos perante uma "Máquina Encarnada" O futuro o dirá...

O duelo do Pavilhão Atlântico deu para tirar muitas ilações e esclarecer os mais céticos, quer em relação a esta equipa, quer no que se refere às capacidades do homem do leme: André Lima.

Não há dúvidas que foi um momento marcante para o futsal português, que tem vindo a subir: 2007 meia-final do Europeu, 2010 final Europeu e campeões europeus de clubes. Deve querer dizer qualquer coisa...

Os jogadores portugueses estão a mostrar uma evolução impressionante e não tenho receios em admitir que estão entre os melhores do Mundo. Ricardinho - que quanto a mim pecava quando se tornava demasiado individualista para mostrar a sua magia - demonstrou nesta prova que amadureceu muito, jogou para a equipa e na final foi o verdadeiro motor do cinco encarnado. O n.º 10 conseguiu pegar no jogo e colocar a equipa de Madrid em sobressalto.

Arnaldo também está no seu auge. O "Expresso de Bragança" e os seus ténis cor-de-rosa voltaram a estar em destaque, com um jogo de raiva, em que mostrou toda a sua audácia e raça. Gonçalo Alves, Pedro Costa e Bebé, outros vice-campeões europeus de clubes e agora campeões europeus de clubes, também têm uma presença fulcral no conjunto e têm mostrando o quanto faz bem a experiência internacional.

Dos internacionais portugueses, que quis destacar neste texto, falta Joel Queirós. Na minha opinião, o pivô tem sido injustiçado, quando se fazem apreciações às suas exibições sem se reparar que ele faz aquilo que lhe é exigido. Concordo que na final marcou muitos golos, tal como César Paulo, outro azarado com má pontaria, por exemplo. Mas será que ser o Bota de Ouro no Europeu e o melhor marcador da UEFA não quer dizer alguma coisa?

Há momentos que poucos atletas têm o privilégio de viver, Davi, o homem do jogo-final já bisou. Espero que os que agora se estrearam saboreiem da melhor maneira este triunfo e ganhem consciência daquilo que podem ter feito pela modalidade em Portugal. Bebé foi claro: este pode ter sido um 25 de abril para o futsal português.

Resta esperar que o futsal comece a ter a visibilidade que merece e que os praticantes continuem a aumentar.

Para terminar uma palavra a André Lima. Só falta adquirir a qualificação necessária para na próxima vez ter direito a aparecer na revista e ficha da UEFA, como bem merece. Afinal, é o treinador que levou o Benfica ao mais elevado patamar europeu.

Parabéns Campeões!

Publicada em Record Online

1 comentário:

exiistencia disse...

Boa tarde Cláudia!! Estive atento a este post em particular e fui um "adepto de terreno" na Final Four da Uefa Futsal Cup, adepto confesso benfiquista, mas tentei dentro das limitações que uma cor clubistica pode ter, ser um adepto o mais "isento" possivel às vezes é muito complicado mesmo, além do feito...que corre sérios riscos de ser único além de inédito...mas gostava de obter uma opinião, da qual já ouvi não só André Lima, bem como outros treinadores e jogadores de equipas que ocupam normalmente o topo da tabela classificativa do campeonato entre-muros...a regra de avanço do guarda-redes não desvirtuará a realidade de um jogo e de um resultado que normalmente é obtido em jogadas de 4x4?? acentuo mais esta questão pelos últimos minutos do prologamento desta final, quanto a mim não existiu mais jogo, o Benfica que penso ser uma opinião unânime foi mais equipa durante todo o tempo, deixou de ser um participante "activo" no jogo, vendo a sua baliza em risco permanentemente, esquecendo a clubite que muitas vezes nos "cega", e a situação sendo inversa, penso que poderá existir um pequeno "refresh" nesta situação, não a vejo unicamente como forma de abrilhantar o espectáculo. Gostava se possivel de saber a sua opinião sobre este factor(regra) que tão importante pode ser na decisão de um resultado.

Obrigado

Isaurindo Batista