segunda-feira, junho 27, 2005

Futsal Benfica - Meninas vencem Taça Nacional


Depois de ontem ter alcançado o título de Campeão Nacional de Futsal Masculino, este sábado foi a vez da equipa Feminina do Benfica se sagrar vencedora da Taça Nacional, batendo (5-4) na segunda mão da Final a formação do Estrela do Zêzere, em partida realizada no Pavilhão nº2 do Estádio do SL Benfica.
Com uma vantagem de cinco golos (9-4) averbada no encontro da Covilhã, as atletas comandadas por Vera Bettencourt entraram em jogo tranquilas e confiantes e, ainda antes do primeiro minuto, já Marisa Lima adiantava as lisboetas no marcador.
A jogadora benfiquista viria, pouco depois, a dilatar a vantagem, talvez inspirada pelo facto do seu irmão – o internacional português, André Lima – se ter deslocado ao Pavilhão para assistir a este encontro.
Quando se pensava que as jogadoras do Estrela do Zêzere poderiam acusar a desvantagem e baixar os braços, facilitando a tarefa do Benfica, eis que a formação covilhanense reuniu forças e chegou ao primeiro tento, por intermédio de Marques.
Até ao intervalo, o jogo conheceu um período equilibrado, mas com as ‘encarnadas’ a revelarem-se mais eficazes, o que lhes valeu a obtenção de mais dois tentos. Primeiro através da sua capitã, Catarina Cardoso, e depois com um golo de Marta Ramalho.
A etapa complementar trouxe um Estrela do Zêzere com a pontaria mais afinada, a procurar equilibrar a contenda, empurrado pelo apoio da sua incansável e ruidosa claque. Assim, Rute diminuiu a desvantagem da sua equipa para 2-4 e, depois de Rita ter feito o 5-2, a capitã da formação covilhanense voltou a facturar, deixando o marcador em 5-3.
Até final, as atletas de Sofia Mendes tudo fizeram para chegar, pelo menos, ao empate, mas não lograram mais do que reduzir de forma tangencial a diferença no ‘placard’, com Ana Vanessa a fixar o resultado.
O ‘fpf.pt’ falou, após o apito final, com a Treinadora do SL Benfica, Vera Bettencourt, que estava, naturalmente, muito feliz, não só com o jogo, mas sobretudo com a temporada realizada pela sua equipa: “Penso que o Benfica foi um justo vencedor, por tudo aquilo que fez ao longo desta época. O nosso principal objectivo para hoje era colocar todas as atletas a jogar, até porque já tínhamos alcançado uma vantagem de cinco golos, no encontro da primeira mão. A nossa meta era fazer a festa, gerir o encontro, mas sem nunca esquecer que esta partida tinha de ser ganha.
Cumprimos todos os nossos objectivos. Ganhámos a Taça e o Campeonato Distrital de Lisboa e agora alcançámos a Taça Nacional, o que fez com que esta tenha sido uma época excelente para o Benfica, na qual, com tantos jogos e em tantas frentes diferentes, acabámos por empatar apenas um jogo e ganhar todos os restantes”.
O Director da FPF, Vítor Peralta, entregou a Taça à capitã benfiquista, Catarina Cardoso, num final de festa bonito, que contou com a participação das atletas das duas formações.

Ficha do Jogo


2ª Mão da Final da Taça Nacional Feminina de Futsal
Pavilhão nº2 do SL Benfica
Árbitros: Bruno Salgado e Armando Carriço (AF Setúbal)
Cronometrista: Armando Pinho (AF Setúbal)
SL Benfica
Tânia Marques, Ana Raquel, Catarina Cardoso (cap.), Marisa Lima e Sílvia Valoroso. Jogaram ainda: Anita, Andreia Costa, Marta Antas, Marta Ramalho, Rita Martins e Sofia Vieira.
Suplentes não utilizadas: Marina Vitorino.
Treinadora: Vera Bettencourt.
CCD Estrela do Zêzere
Joana Varandas, Ticha, Ana Vanessa, Tânia e Rute (cap.).
Jogaram ainda: Ana Catarina, Vanessa, Marques e Rita.
Suplentes não utilizadas: Andreia, Paula e Nilza.
Treinadora: Sofia Mendes.



Texto e Fotografia: site oficial da FPF

Sem comentários: