domingo, junho 05, 2005

DÉRBI CAPITAL à vista na final do playoff

Tudo indica que, contrariamente ao que seria de esperar, afinal vamos ter um mês de Junho escaldante no que diz respeito a conflitualidade Ultra. O motivo desta expectativa é a forte possibilidade da final do playoff do futsal ser disputada por Benfica e Sporting. Nos jogos das meias-finais ontem disputados, os grandes de Lisboa superiorizaram-se ao Olivais e à Fundação Jorge Antunes, começando a criar água na boca para um desenlace de excepção para o primeiro campeonato resolvido pelo sistema de playoff.
Em Vizela, Fundação e Sporting protagonizaram excelente espectáculo, tendo de recorrer-se à marcação de grandes penalidades para se encontrar o vencedor, dado que no final do prolongamento o marcador assinalava quatro golos para cada lado. Na lotaria dos remates, o Sporting contou com o inspirado João Benedito na baliza e arrecadou a vitória por 5-3.
Já no Pavilhão Municipal do Entroncamento, o Benfica não concedeu qualquer veleidade ao adversário e venceu de forma fácil, por 5-0.
A dúvida que o MEGAFONE levanta tem a ver com os locais onde se realizarão os jogos desse confronto decisivo. Benfica e Sporting jogarão na Luz e em Loures, ou chegarão a acordo para, em nome do impacto da modalidade e do espectáculo, realizarem as partidas no Pavilhão Atlântico? Provavelmente será a primeira opção a vingar, mas acaba quase por ser uma pena, dado que com as outras modalidades paradas, era uma oportunidade ímpar para o futsal se afirmar como a mais importante modalidade de alta-competição em pavilhão.

De resto, e seguindo dados divulgados pelo Instituto de Desporto de Portugal, o futebol continua a ser a larga distância a modalidade com mais atletas federados. Mantendo-se o andebol em segundo lugar, há que notar o facto da columbofilia e do voleibol terem superado o basquetebol. Ao olharem para a lista, vão notar a falta do futsal, mas o facto desta modalidade estar inserida na Federação Portuguesa de Futebol limita a sua expressão a este nível.
De qualquer forma, com a ajuda do Blogue ClaudiaFutsal, chegámos à conclusão que o número de praticantes federados ultrapassa os 25 mil, sem contar com todo o pessoal que pratica futsal em pavilhões e "indoors" diariamente por todo o país.

Aqui fica a lista que oficializa a expressão oficial de cada modalidade desportiva em Portugal:
Futebol: 133,511
Andebol: 30.994
Voleibol: 27.003
Columbofilia: 17.617
Basquetebol: 17.269
Golfe: 15.711
Ginástica: 14.584
Karaté: 14.212
Atletismo: 12.289
Ténis: 11.536

Fonte: Megafone

1 comentário:

. disse...

Creio que o Hóquei em patins está inserido na Federação de Patinagem, que engloba várias modalidades. É o problema do futsal que fica englobado no futebol.