domingo, junho 12, 2005

Guardiões à portuguesa

O povo português tem uma grande tendência para substimar-se e viver dos seus lamentos. Normalmente não valorizamos aquilo que temos e as poucas coisas que até vemos que temos de bom, conseguimos sempre comparar com outros e chegar à (errada) conclusão que eles são melhores.
Pois bem, penso que não tem de ser assim e temos de começar a exaltar aquilo que temos de bom. Os outros podem até ter melhor, mas isto é nosso, logo temos de valorizar e sentir orgulho do que temos.
Chego cada vez mais à conclusão que o nosso futsal não é assim tão mau quanto isso e até temos jogadores com algum nível. Pois é, parece que os rapazes até percebem de bola...

Nos últimos tempos verifiquei ainda um outro aspecto interessante no nosso futsal: temos excelentes guarda-redes!
Guardiões como Zé Carlos, João Benedito, Alex ou Sandro Barradas dispensam apresentações, mas, desculpem-me estes quatro grandes atletas, há três atletas que merecem todo o meu destaque: Piranha (SL Olivais), Tozé (Alpendorada) e Vítor Hugo (FJ Antunes). Destaco-os porque apesar de serem excelentes executantes, a visibilidade é muito menor, já que representam clubes de menor dimensão mediática, apesar de tudo faze a diferença.

Piranha foi o homem do jogo da 2ª mão da meia-final dos "playoff" entre Benfica e SL Olivais. O experiente guardião já tinha feito a diferença no encontro da fase regular, também no Pavilhão da Luz. Defendeu tudo o que havia a defender e no golo que sofreu acabou por ser traído por um colega de equipa. Experiente, Pedro Santos transmite confiança à equipa e, pelo menos no jogo de ontem, foi mesmo caso para dizer: "É ele e mais 4!"
Se o Alpendorada alcançou os "playoff" e conseguiu "surpreender" o Benfica, obrigando-o a realizar três jogos nos quartos-final da etapa, muito o deve ao guardião Tozé. Principalmente no jogo em casa, parecia um autêntico homem elástico. No primeiro confronto na Luz também brilhou, mas não evitou a derrota.
Vítor Hugo é uma das mais recentes estrelas da jovem equipa da FJ Antunes. Proveniente do Boavista, o jovem guardião tem dado provas de grande talento e tem estado à altura em momentos de pressão, como foi o caso das meias-finais da "final-four" da Taça de Portugal (curiosamente também ante o Benfica...). Descansem os mais pessimistas, temos futuro para as redes nacionais!

Se para uns este foi um ano de glória, para outros foi para esquecer. Não podia fazer um texto sobre guarda-redes sem falar sobre aquele que é, na minha humilde opinião, um dos melhores guardiões portugueses em actividade: Toni. A sua saída da FJ Antunes foi muito sentida pela equipa, e desde que isto aconteceu Toni tem andado desaparecido. Uma lesão e também alguma falta de sorte fazem com que este atleta esteja inexplicavelmente sem clube. Acredito que voltará ao seu auge para continuar a exibir todo o seu talento nos grandes palcos do futsal.

Em suma, sinto muito orgulho da matéria-prima que temos, de excelente qualidade. Porquê pensar sempre que os outros são melhores?
Os meus parabéns também para os excelentes técnicos de guarda-redes que temos, como o professor Jorge Braz (FJ Antunes) e João Pedro Ferreira (Benfica)

PS - Desculpem aqueles de quem não falei, não foram esquecidos, simplesmente é difícil falar de todos...

Fotografia: FutsalPortugal

2 comentários:

. disse...

Excelente análise. De facto existem grandes homens nas balizas do futsal português. No entanto, tal como no futebol de onze, há que distinguir os guarda-redes de engate daqueles que realmente têm classe. Não vi jogos suficientes do Piranha para fazer a distinção, mas de facto a sua exibição frente ao Benfica foi apalermante. Incrível, mesmo.

Sport Viseu e Benfica disse...

Excelente texto...realmente em relação ao futuro da baliza nacional podemos estar descansados. O Benedito e o Sandro ainda são novos, mas em caso de lesão destes temos a certeza que pelo menos existe qualidade, noutros guarda-redes para os substituir.
Parabéns Cláudia..sempre bem ;)