segunda-feira, dezembro 19, 2005

BOAS FESTAS!!!



Desejo a todos os que têm tornado este espaço vivo um Feliz Natal e um Próspero 2006, cheio de saúde, sucesso e muita felicidade.


O ano 2005 foi sinónimo de muitos momentos alegres e outros mesmo muito tristes. Perder alguém que amamos deve ser o pior que pode acontecer nas nossas vidas, ainda assim há que continuar, pois depois da tempestade vem sempre a bonança.
Pelo equílibrio mental que este espaço tanto me ajudou a ter (apesar de infelizmente algumas pessoas também me terem feito sentir bastante triste), espero que me ajudem a continuar a manter a sua chama acesa. Não apenas por mim, mas por este desporto que nos une, o futsal.
Espero continuar a partilhar os meus sentimentos com todos por muito tempo.
Um grande bem haja para todos.

BOAS FESTAS!!!

terça-feira, dezembro 13, 2005

Selecção Nacional de Futsal

O Seleccionador Nacional de Futsal, Orlando Duarte, divulgou esta segunda-feira (12 de Dezembro) o nome dos 14 atletas convocados para os dois jogos de carácter particular que a Selecção Nacional ‘A’ vai disputar, nos dias 20 e 21 de Dezembro, na Eslovénia, mais propriamente nas localidades de Kobarid e Železniki.

Em relação ao lote de jogadores chamados para os últimos encontros da Equipa das Quinas, disputados no Distrito de Aveiro, frente à Roménia, registam-se as entradas de Marinho (Fundação Jorge Antunes) e de Pedro Costa (Gvtarra Xota) para os lugares de Gabriel e João Marçal.

A concentração da comitiva lusa está marcada para o próximo domingo (18 de Dezembro), até às 19h30, no Amazónia Jamor Hotel.

Eis a lista de convocados:
AR Freixieiro: Ivan, Formiga e Israel;
GD Fundação Jorge Antunes: Marinho;
Elpozo Múrcia Turística: Joel Queirós;
MRA Gvtarra Xota: Arnaldo Pereira, Minhoca e Pedro Costa;
SL Benfica: André Lima, José Maria e Ricardinho;
SL Olivais: Jony;
Sporting CP: Bébé e João Benedito.

Recorde-se que estas partidas inserem-se no plano de preparação da nossa Selecção com vista à participação na fase final do Campeonato da Europa de 2007, a qual terá lugar em Portugal (Pavilhão Rosa Mota, no Porto, e Municipal de Matosinhos).

Fonte: site oficial FPF

sábado, dezembro 10, 2005

Futsal Benfica Solidário

O Futsal Benfica tem sido sensível a várias campanhas de solidariedade, temos participado em vários torneios em que o objectivo é angariar fundos para várias instituições.
Desta feita, o nosso técnico de equipamentos, António Aragão, aproveitou a nossa deslocação ao norte do país, para doar duas camisolas do Benfica à Liga Portuguesa Contra o Cancro da Mama, Movimento Vencer e Viver - Núcleo Regional do Norte.
Foi um gesto nobre, que é já um hábito, deste nosso funcionário e amigo.
As camisolas serão usadas em sorteios desta associação, com o objectivo de obter fundos para a mesma.

Fonte: site oficial Futsal Benfica

Sporting e FJ Antunes em jogo de solidariedade

A Empresa Kebrostress em parceria com o G.D.Tourizense vão promover no próximo dia 20 de Dezembro de 2005, a realização da I Taça de Futsal Humberto Miranda, antigo atleta do clube de Touriz falecido num acidente de viação.
O clube local pretende assim associar o nome do homenageado à realização de um evento anual de Futsal.

As formações do Sporting Clube de Portugal e da Fundação Jorge Antunes aderiram à iniciativa, que terá o seu momento forte com a realização do jogo entre os dois conjuntos pelas 20h30 no Pavilhão de Sampaio em Oliveira do Hospital.


Fonte: Kebrostress

Paulo Teixeira e Francisco Parrinha a dupla da vergonha

Paulo Teixeira e Francisco Parrinha da Associação de Futebol de Lisboa, dupla de arbitragem nomeada para o jogo desta tarde entre Olivais e Sporting, tiveram uma tarde desastrosa. Esta poderia ser a análise à exibição da equipa de arbitragem, mas depois do espectáculo de actuação que tiveram no jogo da segunda mão da Taça Ibérica, entre o Benfica e o Interviú Boomerang, que deixou bem vincado o seu real valor, e depois de muitos outros jogos do Sporting já arbitrados por esta dupla, talvez a análise não esteja correcta. Paulo Teixeira e Francisco Parrinha não tiveram uma tarde infeliz, Paulo Teixeira e Francisco Parrinha são uma dupla má de mais para ser verdade.
A dupla de Lisboa veio até ao Casal Vistoso mais uma vez fazer o que melhor sabe, tornar-se os protagonistas do jogo. Erros a mas infelizmente uma constante nos jogos do Sporting, que parece ser um ódio de estimação desta dupla de arbitragem.
Citando o comentador da Sport Tv, Rui Pedro Rocha que comentou em directo o jogo, "estes dois árbitros estão bem um para o outro", e eu acrescento são maus, mas mesmo muito maus.
Com tantos artistas em campo a jogar, o Futsal dispensa esta dupla de artistas a querer ser o centro das atenções.
Errar toda a gente pode errar, mas quando se erra demasiadas vezes, quando se aplicam vários critérios durante 40 minutos de jogo, quando se tem uma atitude arrogante e de gozo perante os intervenientes no jogo, ai já me leva a pensar que não se trata de uma tarde desastrada mas sim de algo mais que isso.
Premeditação?
Falta de classe para fazer parte desta modalidade?
Falta de jeito para se ser arbitro de Futsal?
Na minha opinião um pouco de tudo.

Paulo Teixeira e Francisco Parrinha erraram vezes de mais, ora a favor do Olivais ora a favor do Sporting.
O Sporting não empatou por culpa da arbitragem, num excelente espectáculo de futsal, talvez nenhuma equipa merece-se perder, mas Paulo Teixeira e Francisco Parrinha, talvez tenham de repensar a sua posição e tentar aproveitar a época natalícia para experimentar outros dotes que me parece tenham mais jeito, pois o Futsal precisa de artistas sim, mas artistas são os jogadores.
O Sporting não quer nem nunca quis ser beneficiado, mas também não quer nem admite ser prejudicado, simplesmente quer isenção, e isso é o que esta dupla de arbitragem não tem, o que está mais que provado nos últimos jogos do Sporting dirigidos por Paulo Teixeira e Francisco Parrinha, quer esta época quer na época passada.
A vida ensina-nos a tentar emendar os nossos erros e não a pensar que estamos acima de qualquer critica, e pensarmos que não erramos, esta é a diferença entre a humildade e a sobrancearia.
Numa altura em que tanto se fala nas "jarras" para os árbitros, Paulo Teixeira e Francisco Parrinha, a bem do futsal devem ficar numa jarra, mas bem selada de forma a não mais de lá saírem.
Aqui ficam os dez maiores erros desta dupla de arbitragem entre muitos outros cometidos para prejuízo de ambas as equipas...LAMENTÁVEL Sr. Paulo Teixeira e Sr. Francisco Parrinha.

(ver mais através deste link)

Fonte: site oficial Futsal Sporting

quinta-feira, dezembro 08, 2005

Adenda ao texto anterior

Tinha pensado em não voltar a tocar neste assunto, mas mudei de ideias.
Pode parecer perseguição à arbitragem, mas depois do trabalho catastrófico da dupla Teixeira/Parrinha no jogo SL Olivais-Sporting tive de voltar a tocar na ferida.
Será que os senhores do poder não vêem que as más arbitragens estão a estragar o futsal?
Espero que tenham visto desta vez, felizmente o jogo deu na televisão...

sábado, dezembro 03, 2005

A arbitragem, mais uma vez...

Há muito tempo que não escrevia aqui um texto de opinião. Tinha jurado a mim mesma que não voltaria a fazê-lo, porque há pessoas que não sabem respeitar as opiniões dos outros. Mas depois de ter visto o Benfica-FJ Antunes não me contive.

Quero, antes de mais, salvaguardar que tenho todo o respeito pelo Benfica e por algumas pessoas que defendem as suas cores, bem como pelos árbitros.
Apesar de ser constantemente acusada de futebolizar o futsal, permitam-me que diga que tenho muito respeito e amor pela modalidade, talvez por isso me revolte ver coisas que em nada a beneficiam.

O jogo mais importante da jornada, com alguns dos melhores executantes nacionais em campo, merecia contar com um bom trabalho da dupla de arbitragem nomeada.
No primeiro tempo os senhores que ontem vestiam de amarelo berrante nem estiveram mal de todo, mas no segundo os erros sucederam-se. Começou logo após o 2-0, quando o marcador, André Lima, passou por trás do guardião Vítor Hugo e deu-lhe um "encontrão" no ombro, ao que o vizelense reagiu instintivamente, dando-lhe com o pé. Curiosamente o juiz só viu esta última parte e admoestou o guarda-redes com cartão amarelo.
Em seguida, ao minimo toque marcavam falta contra a FJ Antunes, não conseguindo ver a diferença entre disputa de bola e lance irregular, deixando passar impunes faltas reais provocadas pelos jogadores do Benfica. O exemplo mais gritante foi na altura do 3º. golo, quando Jardel tira a bola das mãos de Vítor Hugo e o árbitro nada faz, permitindo que seja feito novo tento. Posso não perceber nada de futsal, mas penso que este lance é faltoso...

Esta conversa já foi feita durante a época passada e infelizmente não há perspectivas de que deixe de ser feita nas temporadas que se avizinham.
Numa altura em que as arbitragens no futebol têm sido contestadas, foi tomada uma atitude e realizou-se esta semana, em Rio Maior, um curso de "reciclagem" para árbitros da 1ª. Categoria. Não será altura de o futsal lhe seguir o exemplo? Aqui sim, creio que é vital "futebolizar-se" o futsal, não devem copiar-se apenas as coisas más. Para bem da modalidade, que já merecia mais respeito...