sábado, dezembro 03, 2005

A arbitragem, mais uma vez...

Há muito tempo que não escrevia aqui um texto de opinião. Tinha jurado a mim mesma que não voltaria a fazê-lo, porque há pessoas que não sabem respeitar as opiniões dos outros. Mas depois de ter visto o Benfica-FJ Antunes não me contive.

Quero, antes de mais, salvaguardar que tenho todo o respeito pelo Benfica e por algumas pessoas que defendem as suas cores, bem como pelos árbitros.
Apesar de ser constantemente acusada de futebolizar o futsal, permitam-me que diga que tenho muito respeito e amor pela modalidade, talvez por isso me revolte ver coisas que em nada a beneficiam.

O jogo mais importante da jornada, com alguns dos melhores executantes nacionais em campo, merecia contar com um bom trabalho da dupla de arbitragem nomeada.
No primeiro tempo os senhores que ontem vestiam de amarelo berrante nem estiveram mal de todo, mas no segundo os erros sucederam-se. Começou logo após o 2-0, quando o marcador, André Lima, passou por trás do guardião Vítor Hugo e deu-lhe um "encontrão" no ombro, ao que o vizelense reagiu instintivamente, dando-lhe com o pé. Curiosamente o juiz só viu esta última parte e admoestou o guarda-redes com cartão amarelo.
Em seguida, ao minimo toque marcavam falta contra a FJ Antunes, não conseguindo ver a diferença entre disputa de bola e lance irregular, deixando passar impunes faltas reais provocadas pelos jogadores do Benfica. O exemplo mais gritante foi na altura do 3º. golo, quando Jardel tira a bola das mãos de Vítor Hugo e o árbitro nada faz, permitindo que seja feito novo tento. Posso não perceber nada de futsal, mas penso que este lance é faltoso...

Esta conversa já foi feita durante a época passada e infelizmente não há perspectivas de que deixe de ser feita nas temporadas que se avizinham.
Numa altura em que as arbitragens no futebol têm sido contestadas, foi tomada uma atitude e realizou-se esta semana, em Rio Maior, um curso de "reciclagem" para árbitros da 1ª. Categoria. Não será altura de o futsal lhe seguir o exemplo? Aqui sim, creio que é vital "futebolizar-se" o futsal, não devem copiar-se apenas as coisas más. Para bem da modalidade, que já merecia mais respeito...

2 comentários:

. disse...

A arbitragem de hoje do Olivais x SPORTING foi qualquer coisa de aberrante ... assim não.

*** disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.