terça-feira, junho 22, 2004

A incontornável importância de um duelo ibérico

O Euro'2004 é um tema que não tem muito a ver com este blog, que se dedica ao futsal, contudo, a sua importância torna-o adaptável a qualquer site, blog ou qualquer outra "publicação": é o acontecimento do ano no nosso país!
A vitória que a Selecção Nacional conseguiu ante os espanhóis fez-me sentir um orgulho imenso em ser portuguesa, sobretudo porque a nossa equipa soube superar toda a pressão externa, provocada pelas polémicas que "nuestros hermanos" tentaram criar, e provar quem é o melhor onde é suposto que tal se faça: dentro das quatro linhas.
Inevitavelmente não consegui deixar de comparar toda esta situação com uma que vivi no futsal. No Europeu de 2003, em Itália, Portugal também encontrou Espanha na primeira fase. A nossa selecção tinha perdido todos os encontros com a congénere espanhola, pelo que para muitos o conjunto orientado por Orlando Duarte tinha o destino traçado: ia defrontar a equipa campeã do Mundo e voltar a perder.
Mais uma vez a força lusitana superou as expectativas...
Portugal entrou em campo decidido a mudar as estatísticas e foi por muito pouco que não surpreendeu a equipa do técnico Javier Lozano Cid. O empate acabou por saber a pouco, pois os lusos estiveram em vantagem, jogaram melhor e tiveram mais oportunidades de golo, contudo uma coisa ficou provada: o nosso futsal não é assim tão inferior ao espanhol e temos fortes possibilidades de os vencer.
Nas duas situações o orgulho espanhol ficou ferido e por momentos todos os portugueses deixaram de se sentir "coitadinhos", inferiores.
Por todas estas razões, não podia deixar de dar os parabéns à nossa selecção, aos homens que entraram no Estádio de Alvalade com noção do peso que é envergar a camisola portuguesa e que devolveram a todos nós a consciência de que somos um povo vencedor, cujo passado vitorioso pode repetir-se no presente e futuro.
Parabéns Portugal!

Sem comentários: