quarta-feira, abril 11, 2007

Selecção Nacional vence Rep. Checa (4-1)

A Selecção Nacional de Futsal bateu, esta terça-feira, a República Checa, por 4-1, no primeiro de dois jogos que as duas formações vão realizar, hoje e amanhã, e que servirão de preparação de ambos os conjuntos para a fase final do Campeonato da Europa Portugal 2007, que decorrerá entre os dias 16 e 25 de Novembro, em Gondomar e Santo Tirso.

Diante de um adversário que poderá vir a encontrar no Europeu e num dos palcos daquela competição (o Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso), a Equipa das Quinas entrou muito forte na partida e, logo ao primeiro minuto, Israel abriu a contagem com um disparo cruzado, que não deu hipóteses de defesa a Libor Gerèák.

Portugal detinha o domínio do jogo, com maior tempo de posse de bola e a criar de inúmeras oportunidades de golo, face a uma República Checa que optou por uma toada mais defensiva e expectante em relação àquilo que os lusos iam fazendo.

Não foi por isso de estranhar que Arnaldo tenha aumentado a vantagem lusitana, à passagem do sétimo minuto. Sem conseguir libertar-se da teia montada pelos comandados de Orlando Duarte, os checos acabaram por reduzir a desvantagem na sequência de um pontapé de canto, com Lukáš Rešetár a antecipar-se à defensiva nacional.

O tento checo não abalou a serenidade portuguesa, tanto assim foi que Joel Queirós, com um espectacular trabalho individual, cifrou, aos 14 minutos, o resultado com que se chegou ao intervalo.
Equilíbrio chegou após o intervalo

Na etapa complementar, a República Checa conseguiu equilibrar um pouco o encontro. Mostrou-se mais afoita no ataque, mas não chamou a si o domínio da partida, o qual voltou a pertencer à nossa Selecção. André Lima acabou por apontar o único tento dos últimos 20 minutos, com um remate forte e colocado, que redimiu a Equipa das Quinas das diversas oportunidades de golo desperdiçadas.

Uma nota final, para assinalar a primeira internacionalização do guarda-redes Cristiano, que actuou nos últimos minutos do encontro.

Declarações de Orlando Duarte: “Correndo o risco de me repetir, a verdade é que estes jogos têm como principal função preparar e consolidar a nossa Selecção para o Campeonato da Europa. E se o conseguirmos fazer ganhando as partidas que temos de disputar tanto melhor. A partida de hoje foi o espelho das que temos vindo a realizar recentemente: criámos variadíssimas oportunidades e não permitimos ao nosso adversário acercar-se com perigo da nossa baliza. Parabéns à República Checa, porque apresentou aqui uma boa equipa, em processo de renovação. Com dois dos seus melhores jogadores - que não estão aqui -, poderão fazer um Europeu interessante".

Portugueses e checos voltam a encontrar-se na quarta-feira, pelas 18h00, no Pavilhão Desportivo Municipal de Vila Nova de Gaia.

Ficha de Jogo
Jogo de preparação para o Campeonato da Europa de Futsal.
Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso.
Ao intervalo: Portugal 3-1 República Checa.
Resultado final: Portugal 4-1 República Checa.
Árbitros: Alípio Ramos e Paulo França (AF Porto).
Cronometrista: Fernando Barroso (AF Porto).

PORTUGAL: João Benedito, Miguel Almeida, Israel, Formiga e Joel Queirós.
Jogaram ainda: Ricardinho, Pedro Costa, Gonçalo Alves, Arnaldo Pereira, José Maria, Marcelinho e André Lima (cap.) e Cristiano.
Treinador: Orlando Duarte.
Golos: Israel (1’), Arnaldo Pereira (7’), Joel Queirós (14’) e André Lima (38’).
Disciplina: Nada a assinalar.

REPÚBLICA CHECA: Libor Gerèák, Mikan Radek, Petr Hoffman (cap.), David Friè e Lukáš Rešetár.
Jogaram ainda: Jan Janovský, Pavel Formánek, Radek Polášek, Zdenìk Sláma e Pavel Stejskal.
Suplentes não utilizados: Pavel Myška e Petr Pleyer.
Treinador: Tomas Neumann.
Golos: Lukáš Rešetár (10’).
Disciplina: Nada a assinalar.

Fonte: site oficial da FPF

Sem comentários: