sábado, fevereiro 10, 2007

1,ª Selecção de futsal

Foi há 20 anos que pela primeira uma equipa de Futsal, na altura ainda de Futebol de 5, jogou em representação da Selecção Nacional. Foi num jogo diante da Espanha, a contar para o Torneio FIFA, realizado no dia 9 de Fevereiro de 1987.
Na equipa comandada pelo Major Fernando Lopes, alinharam Lino Oliveira (Sporting CP), Samirro (CF “Os Belenenses”), Paulo Mendes – CAP (Sporting CP), Séninho (Sporting CP) e Madié (Sporting CP); jogaram ainda João Trindade (Sporting CP), Eusébio (SL Campo de Ourique), Carlos Silva (GR Galinheiras), Paulo Miguel (GD Frames), Quim (SL Campo de Ourique) e Pedro Catalim (Atlético C Odivelas).
Portugal perderia então, por 4-0, na Corunha, com uma equipa formada por jogadores que actuavam na Associação de Futebol de Lisboa, a única Associação de Futebol do país que acolhia a prática desta variante do Futebol.
No segundo jogo do Torneio FIFA, disputado no dia seguinte em Santiago de Compostela, a Equipa das Quinas voltaria a perder, por 4-3, diante da Bélgica – Séninho marcou, nesse encontro, o primeiro golo da Selecção. No dia 11 de Fevereiro de 2007, Portugal venceria os Estados Unidos, por 4-3, e no último jogo, disputado no dia 12, os jogadores lusos sofreriam uma nova derrota (7-5), diante da Hungria

O 'fpf.pt' falou com o dirigente que acompanhou a equipa
António Silva, actual vice-presidente da Associação de Futebol de Lisboa, acompanhou a equipa na deslocação a Espanha e falou ao ‘fpf.pt’ e recordou, vinte anos depois, o primeiro jogo , as dificuldades sentidas na altura e falou sobre as diferenças que existem no Futsal teve desde então.

‘fpf.pt’: O que se recorda do primeiro jogo da Selecção Nacional de Futsal, então Futebol de Cinco, e da deslocação a Espanha para jogar no Torneio FIFA?
António Silva: A Federação Portuguesa de Futebol foi convidada a participar no segundo Torneio da FIFA de Futsal, que se disputou na região da Corunha. Na altura apenas a Associação de Futebol de Lisboa possuía Futebol de Cinco e a Federação, na pessoa do seu presidente – na altura o Dr. Silva Resende –, delegou na AF de Lisboa a representação de Portugal no Torneio, que teve início no dia 8 de Fevereiro.

‘fpf.pt’: Quais as principais dificuldades sentidas na altura, alguma história engraçada que se lembre que tenha acontecido?
António Silva: Lembro-me que a FIFA enviou a programação da viagem. O plano da viagem dizia que teríamos que apanhar o avião em Lisboa às 6h00 para chegarmos por volta das 18h00 à Corunha. Falei como o Secretário Geral, o Sr. César Grácio, e pedi que nos arranjasse a viagem de Comboio até ao Porto, de onde viajaríamos, de autocarro, até à Corunha. A FIFA não autorizou que viajássemos de outra forma, que não de avião, e lá tivemos de estar no aeroporto para partir às seis da manhã. Foram 12 horas de viagem desnecessárias.
Um episódio engraçado aconteceu após a chegada ao hotel. Deixámos as malas com os responsáveis da Federação espanhola e fomos dar um passeio e em certa altura pôs-se nevoeiro e demorámos bastante tempo a encontrar o Hotel.
No primeiro jogo, disputado no pavilhão do Riazor, que já tinha recebido jogos dos Campeonatos do Mundo de hóquei em patins, deparámo-nos com mais de 5 000 espanhóis a gritar pelo seu país – nunca tinha visto um pavilhão com tanta gente. Perante este ambiente, num pavilhão completamente lotado, os nossos jogadores – habituados a jogarem em pavilhões mais pequenos com muito menos público – durante os primeiros minutos acusaram um pouco o ambiente criado. Aos 10 minutos perdíamos 4-0, que acabou por ser o resultado final, pois nossos jogadores conseguiram, posteriormente, organizar-se.
O Séninho, infelizmente já falecido, foi considerado o melhor jogador do Torneio. Na comitiva viajou um árbitro [a FIFA obrigava a integração de um árbitro na comitiva], o Sr. Carlos Valente, que aprendeu as regras de Futebol de Cinco na Associação de Futebol de Lisboa, propositadamente para participar neste Torneio.
Nesse Torneio ganhámos o prémio Fair-Play, pois nenhum dos nossos jogadores foi admoestado com um cartão amarelo.

‘fpf.pt’: Quais as principais diferenças que se registam desde então?
António Silva: Existem muitas diferenças, fundamentalmente na Selecção e nas grandes equipas, mas o Futebol de Cinco, agora Futsal, não teve um grande desenvolvimento nos clubes mais pequenos. Estou ligado à AF de Lisboa desde 1980, e gostaria de poder ver o Futsal ter um maior desenvolvimento, o que infelizmente não tem acontecido.

Fonte: site oficial FPF

Sem comentários: