terça-feira, maio 17, 2005

"Final Four" - balanço de um fim-de-semana de futsal

O Entroncamento recebeu no passado fim-de-semana a "final four" da Taça de Portugal. A prova foi ganha pelo grande favorito, o Benfica, mas ficou a sensação de que foi o futsal o verdadeiro vencedor, já que nos dois dias, e durante os três jogos, o recinto esteve sempre cheio.
Após dois dias de futsal de grande nível, muitas foram as conclusões a tirar.

BENFICA
O conjunto orientado por Adil Amarante foi sem sombra de dúvida o mais forte da fase regular do Campeonato Nacional e da Taça de Portugal. Nada melhor do que a Taça, que ergueram com todo o mérito, para dar ainda mais moral à equipa, que parte também como favorita à vitória nos "play-off".
De salientar a excelente prestação do guardião Zé Carlos, o único em prova que não sofreu qualquer golo. Destaque ainda para o excelente trabalho realizado pelo técnico brasileiro, que conseguiu valorizar ainda mais os valores individuais que tem ao seu dispôr, fazendo-os trabalhar como um todo, uma equipa. No momento certo notou-se a maturidade adquirida na participação em provas internacionais, principalmente ante a FJ Antunes.

BOAVISTA
Os axadrezados sairam de cabeça erguida do Entroncamento. Os pupilos de Rui Pereira chegaram à final após uma brilhante vitória ante o Belenenses e no derradeiro encontro conseguiram que não fosse "favas contadas" para o Benfica.
Nesta "final-four" foi visivel que se a equipa tivesse "acordado" mais cedo no campeonato não estaria na situação em que está: a disputar os "play-out". A formação tem vindo a crescer desde o início da segunda volta. Em termos individuais destaque para o guardião Alex, Guga e o melhor marcador da prova, Camarão.

FJ ANTUNES
Os vizelenses foram outra equipa que partiu de cabeça erguida. A saída prematura da prova, nas meias-finais, ficou a dever-se à falta de sorte no sorteio, que acabou por ditar um duelo com o Benfica.
As duas equipas teoricamente mais fortes acabaram por realizar um excelente espectáculo de futsal. O jogo foi equilibrado e muitas foram as oportunidades perdidas pelos jogadores orientados por Paulo Tavares. A equipa está em crescendo de forma e promete provocar estragos nos "play-off".
Faltou-lhes a estrelinha de campeão, mas não faltou uma das grandes estrelas deste "final-four", o guarda-redes Vítor Hugo, que realizou uma exibição fabulosa ante o Benfica.

BELENENSES
Foi a grande desilusão da prova. Apesar de ser uma equipa que esta época disputou a II Divisão(tendo ascendido à I), muito se esperava dos pupilos de Manuel Jorge.
Com uma formação composta por jogadores experientes, alguns dos quais repetentes na "final-four", não se esperava que a equipa fosse "esmagada" pelo Boavista nas meias-finais. O Belenenses entrou bem em campo, melhor até que os axadrezados, mas inesperadamente começou a acusar a pressão e de repente tudo começou a dar errado. Há dias que correm mal...

Sem comentários: