quinta-feira, julho 22, 2004

Primodivisionários reunem hoje

 Os representantes dos 14 clubes da I Divisão reunem hoje às 18h30 numa unidade hoteleira no Porto. Na ocasião serão discutidos alguns dos problemas relacionados com o futsal português, como é o caso dos "play-off", a arbitragem, algumas questões disciplinares entre outros.
 O tema central deste debate acaba por ser a possibilidade da criação de uma Liga Profissional de futsal inserida da Federação Portuguesa de Futebol, hipótese levantada por Vítor Peralta, Director daquele organismo federativo, que afirmou recentemente que Gilberto Madaíl deu o seu aval para que se avance neste sentido. Esta questão remonta à reunião de Rio Maior, ocorrida há mais de um ano, onde deviam ter sido discutida a problemática das transmissões televisivas, que foi mais uma vez adiada...
 Mário Brito, presidente do clube anfitrião desta reunião, o Freixieiro, é um dos defensores da criação de um organismo autónomo para o futsal dentro da FPF, mas considera que é prematuro pensar-se numa Liga Profissional, devido à inexistência de bases no nosso país: "Não há uma estrutura neste país para uma liga, não podemos sonhar alto". Estas declarações são claramente fundamentadas pelas diferenças abismais que existem no nosso campeonato, no qual apenas quatro clubes, Freixieiro, FJ Antunes, Benfica e Sporting, trabalham como profissionais.
 Em relação a estas reuniões, Mário Brito refere que há o desejo que estas se repitam com frequência, quinzenal ou mensalmente, pois "a aproximação dos clubes é uma ajuda fundamental para o crescimento do nosso futsal."

Sem comentários: