As selecções nacionais de futsal BB e Sub-20 terminam amanhã os trabalhos.
Assisti a um dos treinos dos mais jovens e vi duas coisas: há muito trabalho a ser feito ao nível da formação (tal como formar formadores) e há muita matéria-prima em bruto. Este último ponto tem prós e contras.
Por um lado, há muitos jovens a querer jogar futsal, no entanto nota-se que a preparação que recebem nos respectivos clubes não é condizente com competições internacionais. Isto é, se queremos de facto criar uma Selecção jovem competitiva e que dê uma boa imagem nas competições internacionais, há muito trabalho a ser feito nos emblemas que representam. Os poucos dias de trabalho pela formação das quinas não chegam.
Este foi um primeiro passo para a urgente renovação da Seleção Nacional. Quero dar os parabéns aos técnicos nacionais, Orlando Duarte e Jorge Braz, que já tinham mostrado a sua competência em outras ocasiões e que finalmente conseguiram trabalhar com jogadores mais jovens.
Espero que a Federação Portuguesa de Futebol não pense apenas nos custos que estes estágios têm, mas que veja que estas acções são urgentes para a sobrevivência da modalidade em Portugal.
E quanto aos clubes, que tal aproveitarem mais jogadores da formação????
Sem comentários:
Enviar um comentário