Portugal no Grupo A
Sábado , 12 Maio 2007
Portugal integra o Grupo A da fase final do Campeonato da Europa de Futsal de 2007, na sequência do sorteio levado a cabo, este sábado, nas Caves Ferreirinha, em Vila Nova de Gaia.
Já a detentora do título, a Espanha, vai medir forças com a Rússia no Grupo B.
Itália no caminho de Portugal
A selecção portuguesa vai defrontar a Itália (vencedora da prova em 2003), a República Checa e a estreante Roménia, sendo que o primeiro jogo dos comandados de Orlando Duarte terá lugar frente aos transalpinos, a 16 de Novembro.
Quanto à Espanha, a equipa de Javier Lozano é a actual campeã em título, isto após ter derrotado precisamente a Rússia na final de 2005, disputada na República Checa. Os espanhóis partem como favoritos para a presente edição da competição, que terá lugar entre 16 e 25 de Novembro. Para além de defrontarem os russos, a Espanha também vai ter de ultrapassar a oposição da Sérvia e da Ucrânia (formação finalista por duas vezes).
Scolari no sorteio
As duas primeiras classificadas de cada grupo seguem em frente para as meias-finais.
Reacções ao sorteio
Sábado , 12 Maio 2007
Gilberto Madaíl, Orlando Duarte e Luiz Felipe Scolari marcaram presença, este sábado, no sorteio da fase final do Campeonato da Europa de Futsal Portugal 2007, que teve lugar na Casa Ferreirinha, em Vila Nova de Gaia.
O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl, destacou a “capacidade organizativa de Portugal", na sua opinião já "reconhecida internacionalmente”. Madaíl mostrou-se agradado com o facto de a nova atitude da UEFA "garantir um maior nível de qualidade organizativa, quer ao nível logístico quer de apoios", assegurando que "Portugal vai manter um contributo activo na realização de provas internacionais".
A competição vai ser disputada maioritariamente no novo Pavilhão Multiusos de Gondomar, que considera "um dos melhores da Europa", e no Pavilhão Municipal de Santo Tirso, inaugurado em 2002.
O também membro do Comité Executivo da UEFA sublinhou ainda o "elevado grau de profissionalismo" que o Futsal já atinge em Portugal, revelando que a FPF "continuará a investir na modalidade, estando previstos para a próxima época maiores apoios".
Já Orlando Duarte disse acreditar que o Europeu que se realizará em solo luso, entre 16 e 25 de Novembro, é "a altura ideal" para Portugal conquistar o título europeu e, por consequência, vencer o primeiro troféu internacional.
Após o sorteio da fase final, Orlando Duarte lembrou que a maior parte dos atletas "já jogam juntos desde as camadas jovens", pelo que têm "todas as condições" para fazer uma boa prova, desde que "a razão se sobreponha à emoção e não haja lesões".
"Acima de tudo, queremos melhorar ainda mais a nossa qualidade de jogo, tendo sempre em atenção que os desafios precisam de ser racionalizados", sublinhou.
Apesar de reconhecer "a força" do adversário, Orlando Duarte considera que o facto de Portugal defrontar a Itália em primeiro lugar "é positivo, já que dessa forma a equipa terá de estar extremamente ligada e desperta".
O Técnico Nacional está convencido de que as oito selecções envolvidas na competição "querem ganhar o Europeu", pelo que não espera facilidades nem na fase de grupos – na qual a Equipa das Quinas está incluída no Grupo A, juntamente com Itália, República Checa e Roménia – nem na etapa final.
Por seu lado, Luiz Felipe Scolari mostrou-se determinado em ajudar a Selecção de Futsal naquilo que for preciso, desejando-lhe as maiores felicidades.
Scolari, que participou no sorteio, recordou os tempos de jovem em que actuava como guarda-redes e defesa, no Brasil, afirmando "gostar muito do espírito, da velocidade e da táctica de jogo imprimidos no Futsal". O sorteio, que se realizou na Casa Ferreirinha, foi conduzido pelo Seleccionador Nacional, Luiz Felipe Scolari.
Fonte: site oficial da FPF
Sem comentários:
Enviar um comentário