quinta-feira, julho 22, 2004

Liga de Futsal - a opinião de Manuel Pina

 Tive conhecimento através da imprensa da decisão do Senhor Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, em dar liberdade aos clubes para decidirem sobre a constituição de uma "LIGA DE FUTSAL" dentro da FPF.
 Momentaneamente??? Fora da modalidade, considero-me com todo o direito de opinar sobre um assunto, pelo qual me tenho batido – público e claramente – durante anos. E deste modo, gostaria de deixar expresso a minha leitura sobre a questão, levantando alguns pontos.

1. A proposta do Senhor Presidente da FPF, pode ter várias leituras, podendo transformar-se num presente envenenado – se os clubes, não tiverem o discernimento e a coragem para finalmente comandarem o seu futuro. Uma coisa se tem que reconhecer "a bola está no campo dos clubes" como é que a vão jogar, é a que questão que se coloca, na certeza que se não se entenderem e nada decidirem, ficará para a FPF, a questão resolvida. NUNCA MAIS OS CLUBES TERÃO DIREITO A REVINDICAR, ficando terminadas "as obrigações" das reuniões anuais entre a FPF e os clubes!
2. Prevejo uma primeira reunião pacífica e empolgante! Todos vão estar de acordo! Todos pensarão estar encontrada a mina do ouro! As reuniões – e decisões seguintes – é que se tornarão difíceis e determinantes! E nessas é que será necessário, estarem todos convictos do que desejam e (mais importante) estarem todos solidários para as despesas – que haverá, inevitavelmente – para iniciarem um processo moroso, difícil, cansativo, que vai necessitar de uma equipa de trabalho independente e gerida por uma Advogado, conhecedor, interessado e acima de tudo, solidário com a ideia dos clubes.
3. Em minha opinião, o processo terá o seu início analisando a denominação do que se pretende, LIGA DE CLUBES? Os mais interessados (agora todos dirão estar interessados) na questão, têm acompanhado os vários passos dados desde há algum tempo e sabem, que uma LIGA é impossível!
4. Isto porque, antecipadamente sabemos, que a FPF, irá impor que essa liga seja profissional e – como sabemos - os clubes não têm condições para tal desiderato. Penso que é aqui que os federativos, sentem que o processo pode encalhar e terminar! A forma de dar a volta a esta questão – sempre a defendi – é substituir a "LIGA, por um DEPARTAMENTO AUTÓNOMO" dentro da FPF.
5. Mas, os clubes terão que impor as suas regras, que - em minha opinião – terão que passar pela composição desse Departamento, obrigando a que seja somente virado para o Futsal e que respeite as alterações aos Regulamentos que os clubes irão – forçosamente – impor. Mas mais, terá que incluir um (ou mais) elemento representativo dos clubes e principalmente que seja um DEPARTAMENTO EXECUTIVO, e não como a anterior COMISSÃO DE FUTSAL NA FPF, que não tinha poder para impor as suas – válidas – ideias.
6. A reunião de amanhã, será composta pelos clubes da primeira divisão, que me faz colocar a seguinte questão. O que pretendem os clubes, uma liga para a primeira divisão, excluindo as outras divisões de carácter nacional? Ou não convocaram os outros clubes, por razões estratégicas, para esta reunião, estando presentes nas futuras?
7. É que, em minha opinião, o departamento terá que abarcar as divisões nacionais – no mínimo as duas principais - embora não acredite que a FPF, esteja interessada em gerir apenas a terceira divisão, pelo que o Departamento (LIGA) terá que estar preparado para gerir a vertente nacional do Futsal, deixando para as Associações Distritais a gestão dos campeonatos distritais.
8. Mas uma divisão (só) é impossível, já repararam que dos catorze clubes – que vão decidir o futuro e pagar as despesas inicias do processo – dois deles não pertencerão ao grupo, quando (numa visão optimista) na próxima época se iniciar a nova realidade? E os clubes que vão subir, estarão interessados em assumir as decisões tomadas?

Sei que tudo isto já foi pensado, por alguns elementos da modalidade – felizmente existem no nosso meio pessoas muito válidas e interessadas – pelo que esta minha opinião, apenas tem intenção de lançar alguns dados para mesa, abrindo discussões principalmente nos mais distraídos e só agora interessados – lamentavelmente também os há.

Tentando adivinhar os pensamentos federativos, termino dizendo. Se os clubes têm alguma coisa a dizer ou fazer, que o digam ou façam agora! Pois em caso contrário, terão que ficar quedos e mudos para todo o sempre!

Está na hora!

PS. Com me tem sido solicitado e por ter mudado o número de telefone, aproveito para o deixar aqui 96 808 13 26

Força!
Manuel Pina Ferreira

Sem comentários: