segunda-feira, junho 07, 2010

OPINIÃO - O adeus belenense

 Sporting e Benfica voltam a encontrar-se na final do playoff da 1.ª Divisão, depois de duas épocas de surpresa belenense. Devo dizer que, na minha opinião, este ano a surpresa é mesmo não ter o Belenenses no jogo do título.


Não quero com isto dizer que leões e águias não merecem estar na final ou que não têm qualidade. Pretendo, isso sim, salientar que os azuis do Restelo foram a formação mais regular ao longo destes meses todos.

Fui colocada em causa quando revelei que sou conta o playoff. Ainda não o tinha escrito antes porque este espaço só foi criado agora e porque só faz sentido opinar sobre o playoff quando chega o playoff!

Fosse que clube fosse a terminar em 1.º lugar a fase regular, a minha opinião mantinha-se: sou contra o playoff e acredito que devia valorizar-se a aposta feita a longo prazo (e não só para a fase final).

De facto, reconheço que este ano não foi a equipa mais regular que terminou em 1.º, mas sou coerente, não ia defender o playoff só por isso!

Admito que a equipa que foi mais regular, que apresentou melhor futsal e que mais me impressionou enquanto conjunto foi o Belenenses.

Há que salientar o trabalho feito por aquele grande treinador de futsal que é Alípio Matos. Já o tinha provado no Benfica, mas aí os recursos são diferentes. Difícil é demonstrá-lo numa formação com recursos inferiores, orçamentos menores e que arrisca na descoberta de novos talentos.
A época voltou a ser brilhante e, como disse o técnico no final do jogo com o Benfica, não é esta final que vai fazer esquecer tudo o que foi feito.

A ameaça de que a secção estava em risco no Belenenses foi feita após a final da Taça de Portugal. Espero e desejo que tudo não tenha passado de uma forma de pressão por o Belenenses ia fazer muita falta ao futsal nacional.
Espero ainda que para o ano voltem, cheios de força e a fazer descobrir novos talentos, para bem do futsal nacional.

Agora, resta-nos esperar pelos dérbis que aí vêm. Estão lançados os dados para uma grande final, resta esperar que os atletas saibam abrilhantar o espectáculo e que o público contribua para a festa. Boa sorte para todos e que vença o melhor.




Publicada em Record Online

quarta-feira, junho 02, 2010

OPINIÃO - Aposta na prata... do Restelo

 O campeonato ainda não acabou e o mercado de transferências já começa a mexer. Vejo com especial agrado o assédio que está a ser feito aos internacionais portugueses, ficando a ideia de que está finalmente a apostar-se na prata da casa. Outro dado interessante é ver a pretensão que há nos jogadores que o Belenenses tem vindo a descobrir, no Brasil e nos escalões inferiores.


Dois dos jogadores que estão a ser mais pretendidos são Paulinho e Pedro Cary. Benfica e Sporting estão na "pole position" para garantirem o reforço destes dois internacionais que o Belenenses foi buscar aos escalões secundários. Os dois vieram do Algarve como desconhecidos e inicialmente parecia que só Alípio Matos via o seu valor. No entanto, despontaram e são já dois símbolos do futsal belenense, dando cartas também na Seleção Nacional.

A cada vez mais provável ida de Orlando Duarte para o Sporting poderá ter algum peso na decisão de Pedro Cary, uma das apostas do selecionador no último Europeu. Por outro lado, o desejo do Benfica em contratar Paulinho - a concretizar-se terá de pagar ao Belenenses pela transferência, pois o jogador ainda tem contrato -, pode querer dizer que afinal Ricardinho vai mesmo para o Japão representar o Nagoya Oceans de Adil Amarante.

Neste momento tudo não passa de pura especulação. Mas há um dado que é mais do que adquirido: o Belenenses continua a dar cartas no futsal português e a descobrir talentos, servindo todos os anos os mais diretos rivais. Devia ser um exemplo a seguir, sobretudo no que diz respeito à aposta em jovens talentos portugueses.

E há tantos nas divisões inferiores...

Publicada em Record Online