terça-feira, março 29, 2005

Entroncamento recebe "final-four" da Taça de Portugal

UM PAVILHÃO DE LUXO
A Federação Portuguesa de Futebol atribuiu a organização da "final-four" da Taça de Portugal de futsal à Associação de Futebol de Santarém. Assim, a prova vai disputar-se no Pavilhão Municipal do Entroncamento.
O moderno recinto, concluído em Outubro, fica situado na zona desportiva da cidade; tem um piso flutuante, três bancadas com cerca de 2 mil lugares, características acústicas que atenuam o ruído de alguns desportos, sistema de iluminação lateral, seis balneários climatizados – equipados com aquecimento de água com sistema economizador –, mais três balneários para os árbitros, e posto de primeiros socorros. No exterior existe um parque de estacionamento com capacidade para 349 veículos ligeiros e 11 autocarros.
O presidente da AF Santarém, Rui Manhoso, não esconde o seu contentamento: "Ficamos muito satisfeitos. Esta vitória tem muito mérito da Câmara Municipal do Entroncamento. O recinto tem excelentes condições para a prática desportiva. O futsal, masculino e feminino, tem crescido muito nesta região, e esta prova é o pontapé de saída para um desenvolvimento ainda maior da modalidade."
A "final-four" da Taça de Portugal vai contar com nomes sonantes do desporto nacional e promete ser bastante disputada. Uma das curiosidades é a presença de três grandes emblemas históricos – Benfica (um dos grandes favoritos, face ao campeonato que tem vindo a realizar), Boavista e Belenenses (único presente que não é primodivisionário). O outro finalista de peso é a FJ Antunes, o único clube que tem duas Taças de Portugal.

Sorteio com data a definir
A "final-four" da Taça de Portugal será disputada no fim-de-semana a seguir ao da última jornada da fase regular dos campeonatos nacionais, isto é, a 14 e 15 de Maio. No primeiro dia disputam-se as meias-finais, cujo sorteio está ainda por agendar. Os jogos serão transmitidos pela RTP.
Notícia publicada no Record - 29 de Março

domingo, março 27, 2005

Taça de Portugal - Os finalistas

A 5ª. eliminatória da Taça de Portugal acabou por decorre ser resultados surpresa, com os favoritos a conquistarem a vitória. Assim, os quatro finalistas da Taça de Portugal são o único clube que já conquistou duas vezes o troféu (FJ Antunes) e três conhecidos emblemas do meio desportivo nacional (Benfica, Belenenses e Boavista).
De salientar ainda que o Freixieiro quebrou um ciclo de cinco presenças consecutivas na "final-four", apesar de nunca ter vencido a Taça.

Resultados
Boavista 7-1 Sp. Braga
FJ Antunes 3-2 Sp. Pombal
Belenenses 4-3 Vila Verde
Benfica 3-1 Freixieiro

(ver crónicas e fichas em Futsal.com e Futsalportugal

sábado, março 26, 2005

5ª Eliminatória da Taça de Portugal

São hoje conhecidas as quatro formações presentes na "final four" da Taça de Portugal. A prova volta a ficar marcada por uma final antecipada nos quartos-de-final.
Depois de na época passada o Freixieiro ter eliminado o Sporting na última etapa antes da fase final, os matosinhenses vão à Luz defrontar o Benfica. Certo é que depois dos leões, mais um grande ficará afastado da "final four".
Para além deste clássico, há mais três jogos interessantes: FJ Antunes-Sp. Pombal, Boavista-Sp. Braga - o primeiro confronto no futsal entre estes dois emblemas do futebol - e Belenenses-Vila Verde.

CALENDÁRIO
Hoje
FJ Antunes-Sp. Pombal - 15 horas
Pavilhão Municipal de Vizela
Boavista-Sp. Braga - 15.30
Esc. Sec. Fontes Pereira de Melo, Porto
Belenenses-Vila Verde - 18 horas
Pavilhão Acácio Rosa, Lisboa
Benfica-Freixieiro - 21.05 (directo na Sport Tv)
Pavilhão nº2 do Estádio da Luz, Lisboa

sexta-feira, março 11, 2005

"Concorrência" na blogosfera

O futsal continua a crescer em todas as áreas, o que é um bom sinal!
Foi com satisfação que tomei conhecimento de dois novos bloga sobre esta "nossa" modalidade, "concorrência" saudável para o Claudiafutsal. Os endereços destes espaços são: http://coisasdofutsal.blogspot.com e http://olhodefutsal.blogspot.com/.
Boa sorte para os mentores destes projectos.

Europeu 2007 em Portugal!

A Comissão de Futsal da UEFA deliberou esta quinta-feira (10 de Março), por unanimidade, a entrega da organização do Campeonato da Europa de 2007 a Portugal e à Federação Portuguesa de Futebol, naquela que é mais uma prova de reconhecimento do prestígio que a FPF granjeia e das excelentes condições apresentadas pela candidatura Nacional.
Esta deliberação, que terá ainda de ser ratificada pelo Comité Executivo do organismo máximo do Futebol Europeu, que se reúne em Talin (Estónia), nos próximos dias 19 e 20 de Abril, foi tomada durante a reunião de hoje da Comissão de Futsal da UEFA, da qual faz parte o português Silva Pereira, que não teve, naturalmente, direito de voto.
As mais-valias da candidatura portuguesa acabaram por ser determinantes para que a proposta da FPF conseguisse superar os argumentos apresentados pelas Federações da Bósnia-Herzegovina e da Holanda, que chegaram com Portugal à decisão final.
A UEFA prevê que a mais importante competição de Futsal do ‘Velho Continente’ decorra entre os dias 22 e 30 de Novembro de 2007.

Gilberto Madaíl comenta
O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl, recebeu com “natural satisfação e enorme prazer” a notícia de que Portugal foi o País eleito pelo Comité de Futsal da UEFA para receber a organização do Campeonato da Europa de 2007, uma decisão que deverá ser ratificada, nos próximos dias 19 e 20 de Abril, quando o Comité Executivo do organismo que tutela o Futebol Europeu se reunir em Talin (Estónia).
“Depois do Euro 2004 e da Final da Taça UEFA, esta é mais uma prova inequívoca do Prestígio que a FPF granjeia junto das mais altas instâncias do Futebol Europeu e Mundial”, referiu o responsável máximo Federativo, em declarações ao ‘fpf.pt’. Gilberto Madaíl aproveitou a ocasião para sublinhar o importante papel desempenhado pelo representante português no Comité de Futsal da UEFA, Silva Pereira - nomeado para o cargo pelo próprio Madaíl -, com quem o Presidente da FPF esteve em contacto permanente.
Por outro lado, e à imagem do que aconteceu aquando da organização da fase final do Campeonato da Europa de 2004, Gilberto Madaíl referiu que espera do Governo Português “a mesma colaboração, em termos logísticos”, a esta competição, por forma a que o Europeu de Futsal constitua um sucesso idêntico ao Torneio que teve lugar no Verão de 2004.
O Presidente da FPF garantiu, ainda, que o organismo que dirige “continua, obviamente, disponível para receber outras grandes competições”, não só no âmbito da UEFA - a final da Liga dos Campeões é uma ambição que Madaíl pretende ver concretizada a curto prazo -, como também no seio da FIFA, lembrando o Mundial de Sub-20 e o recém-criado Campeonato do Mundo de Clubes.

Fonte: site oficial FPF

quarta-feira, março 09, 2005

A festa da Taça

Freixieiro e Sporting deram hoje o mote à 4ª eliminatória da Taça de Portugal, no emblemático "Choradinho". As duas equipas, que apesar de somarem presenças na final-four (os matosinhenses contam com cinco presenças consecutivas no torneio final), nunca conseguiram elevar o troféu, sendo certo que ainda não será desta que os homens de Alvalade o vão fazer.
Pois é, o Freixieiro tomou-lhe o gosto e à imagem do que aconteceu na época passada voltou a eliminar o Sporting no seu reduto. No ano passado os matosinhenses não contavam com o seu habitual guarda-redes titular, Sandro, e era Roque que guardava a baliza. O jogo foi muito emotivo e acabou por ser resolvido non prolongamento.
Este ano não foi precison tanto, a equipa da casa conseguiu superiorizar-se nos 40 minutos de um encontro sem casos e com muita emoção.
O grande ausente da partida foi Formiga. O ala portugês foi operado hoje de manhã a um gânglio e deverá parar cerca de um mês.

O Freixieiro vai conhecer os possíveis adversários sábado, dia em que se disputam os restantes jogos desta eliminatória.