quinta-feira, dezembro 30, 2004

Ignorância levada ao extremo

Apesar de nada ter a ver com o futsal, não consegui ficar indiferente à tragédia que se abateu sobre o Sudeste Asiático, ceifando milhares de vidas, deixando famílias destroçadas e na miséria. Pouco mais há a falar daquilo que infelizmente todos sabemos....
No meio de tanto sofrimento e dor, há outros aspectos que me deixam ainda mais chocada: a ignorância, hipócrisia e egoísmo de algumas pessoas. Fiquei muito consternada com as afirmações de duas turistas portuguesas que foram para o local da tragédia pouco depois da catástrofe. Uma dizia que não estava preocupada, pois a probabilidade de ocorrer outro sismo era praticamente nula (afinal isso é que importa, os que morreram neste tsunami, azar o deles...); outra, que surge na foto acima, foi ainda mais longe na sua frieza e ignorância, afirmando:
"Sim, claro, agora já não vou ter todas as condições de férias que iria ter se por acaso não tivesse acontecido nada disto. Por outro lado, estou contente, porque vejo as coisas mais ao natural, como elas são".
Penso que isto nem merece mais comentários....

terça-feira, dezembro 21, 2004

FELIZ NATAL



Apesar deste espaço não fechar para férias, é normal que a assiduidade por estes dias não seja a habitual.
Aproveito, então, para deixar aqui os meus sinceros votos para esta quadra natalícia. Desejo um feliz Natal para todos, com muita saúde e harmonia.Que o espírito que envolve este período possa manter-se por muito tempo, já que os doentes, pobres, crianças desfavorecidas, etc., continuam a sofrer dos mesmos problemas durante todo o ano.
Boas Festas!!!


Imagem: http://xafarica.weblog.com.pt

sexta-feira, dezembro 17, 2004

Benfica joga à porta fechada

No dia 9 de Setembro o Benfica ganhou 8-5 ao Sporting, no Pavilhão nº1 da Luz, em jogo a contar para a 1ª jornada do Campeonato Nacional da I Divisão. O encontro foi quente dentro e fora das quatro linhas, mas após o apito final tudo fazia prever que não iam registar-se problemas.
Inesperadamente, e inexplicavelmente, as forças políciais decidiram reter os adeptos da casa no pavilhão e deixar sair as poucas dezenas de sportinguistas. Os ânimos exaltaram-se e só não aconteceu o pior porque os jogadores do Benfica rapidamente tentaram acalmar os adeptos. Luís Moreira e Alípio Matos foram mesmo para o meio do público.
Três meses volvidos sobre estes incidentes, o Conselho de Disciplina da FPF decidiu punir o Benfica com uma pena de multa e a realização de um jogo à porta fechada. Assim, o próximo encontro a realizar-se no Pavilhão da Luz, o Benfica-Aldeia Velha, a contar para a Taça de Portugal, dia 8 de Janeiro, não terá presença de público.

quinta-feira, dezembro 16, 2004

A Tribo dos derbies

Nunca há partidas perfeitas, mas mesmo que estivesse lá perto o adepto tem sempre qualquer defeito a dar. Discutem-se as arbitragens, se os treinadores fizeram ou não as substituições ideais, se os jogadores jogaram ou não bem, mas nunca se retratam a eles próprios. É bonito...
Ontem no Pavilhão Paz e Amizade voltou a confirmar-se a teoria que vem no livro "A tribo do futebol", que defende que as pessoas quando assistem em conjunto a um evento desportivo (no caso da obra ao futebol) reagem da forma mais primária, tornam-se mais agressivas e, acrescento eu, talvez um pouco irracionais.
No recinto não estiveram adeptos do futsal, mas sim apaixonados pelo Sporting e Benfica, apaixonados de tal forma que muitos deles nem devem ter visto o jogo, tal a forma fervorosa por que não só gritavam pelo seu clube como insultava o adversário e o seu público. É bom ver toda esta paixão, mas é mau quando se torna demasiado irracional e primária...
Foi lamentável ver um jovem adepto perder a cabeça e agredir um jogador, neste caso Bibi. Resultado: foi imediatamente levado pela polícia para fora do pavilhão e acabou por não assistir ao resto do confronto nem festejar a vitória da sua equipa. Será que no meio daquela explosão irracional de adrenalina aquele jovem teve tempo de pensar nestas consequências?
É quase como se fosse um clima de guerra, de matar ou morrer. O que pode ser mau. Gosto muito de ver festa das claques, a cantar, a dar força aos seus ídolos, mas não consigo aceitar certo tipo de acções, que em nada favorece o desporto. Assusta-me por isso pensar que um "derby" em futsal esteja cada vez mais parecido com o futebol. Deixa de interessar quem está em campo, se calhar nem se sabe os nomes dos artistas, porque isso acaba por não interessar nada. Vai-se ali para uma batalha e esquece-se tudo aquilo que significa o desporto e os principios do "fair-play".
Há que repensar estas atitudes selvagens e primárias, os nossos artistas e o futsal merecem mais do que isso...

Benfica vence derby de cortar a respiração

SPORTING "ACORDOU" NO ÚLTIMO MINUTO
BENFICA APANHA SUSTO MAS VENCE JUSTAMENTE


O Benfica venceu ontem o Sporting por 4-3, depois de ter chegado ao último minuto a vencer por 4-0, isolando-se ainda mais na liderança do campeonato.
O jogo começou com muito "fair play", com os atletas a entrarem juntos em campo envergando camisolas relativas à luta contra o racismo, e uma faixa a dar força a Acácio, técnico das camadas jovens dos encarnados a quem foi diagnosticada uma doença grave há pouco tempo.
Mas o ambiente depressa aqueceu. Tal como previsto, foi um "derby" vivido com intensidade dentro e fora das quatro linhas. O primeiro tempo foi globalmente equilibrado, jogado com muita velocidade e pleno de oportunidades de golo falhadas.
O Benfica entrou melhor em campo, mas pouco a pouco o campeão nacional foi assumindo as rédeas e acabou por criar mais perigo junto da baliza adversária. A falta de eficácia foi fatal para os leões, que nem mesmo através de um livre de 10 metros conseguiram facturar. Oportunidade similar não foi desperdiçada por André Lima, perto do minuto 20.
No regresso do balneário, o Benfica veio com a mesma atitude inicial e logo no reatar o seu capitão dilatou a vantagem. Os jogadores do Sporting ficaram intranquilos e permitiram que os encarnados tomassem conta do jogo. Zé Carlos também não facilitou a vida aos leões. No último minuto, o campeão nacional acordou, marcando três golos, por Israel, Deo e Paulinho, reduzindo para a desvantagem mínima.

Leão Bibi agredido por adepto
Foi um verdadeiro clima de "derby" que se viveu dentro do Pavilhão Paz e Amizade. Num espaço quase lotado, houve tempo para os habituais apupos entre as claques e até para uma pequena agressão de um adepto encarnado a Bibi, quando este estava no banco, incidente sanado de imediato, com a polícia a levar o agressor para fora do pavilhão. Dentro do campo, o ambiente também esteve bem quente, mas no final o balanço disciplinar comprova que podia ter sido bem pior.

Voz aos capitães
No final do encontro, Zezito comentou o que aconteceu dentro das quatro linhas: "O Benfica marcou mais golos e ganhou. Pelas oportunidades que tivemos, o resultado é um pouco injusto. A dada altura, jogámos mais com o coração do que com a cabeça."
André Lima também expressou a sua opinião: "Foi um 'derby' com tudo: emoção, golos e bem jogado. Mostrámos que somos uma grande equipa. Mas não está nada ganho."

Notícia publicada no jornal Record - 16 Dezembro

quarta-feira, dezembro 15, 2004

Derby disputa-se hoje à noite em Loures

A segunda volta da fase regular do campeonato de futsal da I Divisão arranca hoje com o “derby” Benfica-Sporting, que se disputa a partir das 21 horas no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures. A existência de apenas um ponto a separar os eternos rivais é o ingrediente que promete aquecer ainda mais o jogo dentro das quatro linhas.
Apesar de o jogo ter transmissão na Sport TV, o preço convidativo dos bilhetes (3 euros para sócios do Sporting e 5 euros para não sócios) faz prever casa cheia.
Este é um jogo importante para as duas equipas. O Sporting, campeão em título, necessita desta vitória para destronar o Benfica, que, por seu lado, quer manter-se seguro naquela posição. Na primeira volta a vantagem foi encarnada: 8-5 na Luz.
Decorridas 13 rondas do campeonato, as estatísticas colocam o campeão nacional em vantagem, já que tem o melhor ataque e o melhor marcador, Paulinho, com 23 golos. Três tentos atrás está o benfiquista André Lima. As duas equipas estão empatadas no que se refere à defesa menos batida, com 27 golos sofridos, atrás do Freixieiro.

Três anos de “derbies”Foi há quatro anos que o Benfica entrou para o futsal. A existência de confrontos entre os dois clubes mais populares em Portugal deu uma outra visibilidade à modalidade, a par da conquista da medalha de bronze pela Selecção Nacional no Mundial da Guatemala. Como em qualquer desporto, os encontros entre as duas equipas são sempre vividos com muita paixão, dentro e fora das quatro linhas.
O primeiro “derby” da história do futsal nacional realizou-se a 23 de Dezembro de 2001, na Nave de Alvalade, terminando com um empate a três golos. O Sporting só conseguiu vencer ao Benfica para o campeonato na época passada, com vitórias nas duas voltas do campeonato e também com a eliminação dos encarnados na Taça de Portugal. Em sete jogos, os da Luz venceram três, perderam dois e cederam outros dois empates.

Notícia publicada no jornal Record - 15 de Dezembro

sábado, dezembro 11, 2004

FPF - AG aprova voto de louvor à Selecção Nacional de Futsal


A Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol aprovou hoje, por esmagadora maioria, um voto de louvor à Selecção Nacional de Futsal AA pelo seu comportamento desportivo e disciplinar no Campeonato do Mundo da modalidade, que decorreu nos passados dias 21 de Novembro a 5 de Dezembro, em Taiwan.
Recorde-se que a Equipa das Quinas alcançou o quinto lugar nesta competição, sendo impedida de chegar às meias-finais pela selecção que viria a sagrar-se campeã do Mundo: a Espanha.

A Assembleia Geral - a primeira de três que terão lugar este sábado (11 de Dezembro) - está a decorrer na Sede da FPF (Auditório Manuel Quaresma), em Lisboa, com a seguinte ordem de trabalhos:

I. Assembleia Geral Ordinária - 10h00

1. Apreciação, discussão e votação do Orçamento Ordinário para a época de 2004/2005.


II. Assembleia Geral Ordinária - Imediatamente após o final da Assembleia Geral anterior

1. Apreciação, discussão e votação do Relatório e Contas da época de 2003/2004.

2. Apreciação geral da administração e fiscalização da FPF.

* Relatório e certificação legal de Contas ROC
* Relatórios e parecer do Conselho Fiscal

3. Apreciação, discussão e votação das actividades para a época de 2003/2004.


III. Assembleia Geral Extraordinária - Imediatamente após o final da 2ª Assembleia Geral

1. Apreciação e votação de uma proposta para atribuição da Medalha de Ouro “Ao Mérito Internacional” à Delegação da Selecção Nacional pela excelente prestação no Campeonato da Europa “Euro 2004”, realizado em Portugal. Proposta apresentada pela Direcção da FPF.

2. Apreciação e votação de uma proposta para atribuição, a título póstumo, da Medalha de Ouro “Ao Mérito” a Manuel Mourato Quaresma, ex-Secretário Geral da Federação Portuguesa de Futebol por tudo aquilo que “deu” à FPF em particular e ao Futebol Portugês em geral. Proposta apresentada pela Direcção da FPF.

3. Apreciação e votação de uma proposta para atribuição da Medalha de Ouro “Ao Mérito Internacional” a Ernie Walker, Presidente da Comissão de Estádios da UEFA, pela acção desenvolvida aquando da construção dos Estádios para a realização do “Euro 2004”, em Portugal. Proposta apresentada pela Direcção da FPF.

Fonte: site oficial FPF

quinta-feira, dezembro 09, 2004

Campeonato regressa


Um mês depois da paragem forçada, devido à realização do Campeonato do Mundo, regressa hoje o Campeonato Nacional da I Divisão. Módicus e Benfica dão hoje o mote, num jogo com direito a transmissão televisiva, às 21 horas na Sporttv.
A ronda prossegue sábado. Sporting-Boavista (em directo na Sporttv, às 17 horas) e FJ Antunes-SL Olivais são os jogos em destaque neste fim-de-semana.
O jogo entre o Freixieiro e a UTAD é de entrada livre.

CALENDÁRIO - I DIVISÃO
6ª feira
Modicus-Benfica - Pavilhão do Modicus, em Sandim - 21h00
SÁBADO
FJ Antunes-S.L. Olivais - Pavilhão Municipal de Vizela - 16h00
Alpendorada-Famalicense-Pavilhão Escola C+S Alpendorada - 16h00
Sporting-Boavista - Pavilhão Paz e Amizade (Loures) - 17h00
Freixieiro-UTAD - Pavilhão de Freixieiro - 18h00
AMSAC-Sp. Pombal - Pavilhão Paz e Amizade (Loures) - 19h30
DOMINGO
E. da Amadora-Sassoeiros - Pavilhão Académica da Amadora - 18h00

quarta-feira, dezembro 08, 2004

Léo deixa Action 21

O internacional português Léo abandonou o Action 21 Charleroi, devido a problemas pessoais. O ala, de 24 anos, já está a estudar algumas propostas, sendo possível que deixe a Bélgica.

sábado, dezembro 04, 2004

Texto de opinião de André Araújo - Selecção brasileira de cristal

A derrota do Brasil ante a Espanha ainda está a ser digerida, por terras de Vera Cruz. A equipa em que actuam alguns dos melhores jogadores do Mundo não conseguiu valer-se do seu potêncial individual para ultrapassar a selecção espanhola, que foi sobretudo uma grande equipa. Porque afinal o futsal é um desportoi colectivo, e as estrelas nem sempre fazem a diferença.
O técnico brasileiro André Araújo enviou-me um texto no qual comenta a eliminação da sua selecção. A opinião é uma das melhores formas de evolução. Decidi por isso publicar aqui o texto que me foi enviado, para que possamos reflectir dobre o que vai mal no futsal "canarinho".
Não fiz qualquer modificação no texto original, que, como tal, está escrito em português do Brasil. Boa leitura!

Seleção brasileira de cristal
Bastou à seleção brasileira de futsal enfrentar um adversário organizado taticamente, com jogadores habilidosos e experientes para mostrar toda sua fragilidade e convencer a todos que definitivamente a seleção brasileira não é a melhor do mundo. E dessa vez não precisamos de nenhuma analise tática pra comprovar isso.
O Brasil levou gol até da Tailândia, jogou mal contra os Estados Unidos e só conseguiu superar o bloqueio argentino pelo talento individual dos jogadores, o que foi pouco para vencer a Espanha que pela terceira vez consecutiva participa de uma decisão do Mundial de Futsal da FIFA.
O Brasil por outro lado fica pela primeira vez na história fora de uma decisão. E se mudanças drásticas não acontecerem e providências não forem tomadas com urgência, pode ser o começo do fim do futsal brasileiro, pois em 2000 ficamos com o vice, em 2004 paramos na semi-final. Dessa forma em 2008 nem em entre os quatro vamos chegar e em 2012 poderemos até ser eliminados pela própria Tailândia, que foi o principal adversário do Brasil na preparação para o Mundial, se é que enfrentar a Tailândia pode servir de preparação para alguma coisa.
O novo fracasso da seleção mancha a imagem dos profissionais brasileiros que levam a sério o futsal em muitos clubes e em algumas federações pelo país como São Paulo e Rio Grande do Sul. Aliás, alguns desses profissionais deveriam estar na seleção, que parece mais um grupo de amigos do que uma seleção nacional. Talvez por isso alguns atletas preferiram a naturalização para defenderem Itália, Espanha, Portugal e outras seleções do resto do mundo, onde o futsal é valorizado, organizado e desenvolvido com profissionalismo, coisas que passam longe da nossa seleção.
Ninguém conhece a comissão técnica da seleção brasileira de futsal. Quem é o preparador físico? Quem é preparador de goleiros? Quem é o fisiologista? Quem é nutricionista? Quem é o médico? Quem é o psicólogo? E o técnico? Não teve tempo pra preparar a equipe? Parece que nunca ouviu a palavra “marcação”, que por sinal garante muitas vitórias e títulos no futsal. E derrotas também. Vou citar apenas os laterais e escanteios como exemplo. É incrível como a Espanha conseguiu criar jogadas em quase todos os laterais e escanteios. E na Espanha eles cobram os laterais e escanteios com as mãos. O Brasil simplesmente não mostrou nada nesse mundial e por isso ficou merecidamente fora da decisão.
Que no próximo mundial em 2008 o Brasil compareça com uma selecão de futsal, pois a seleção brasileira de cristal acabou de cair no chão e quebrar.
Texto de André Araújo (contato@fs21.com.br)

quinta-feira, dezembro 02, 2004

Futsal honrou o futebol português


A um pequeno passo de chegar às meias-finais do Campeonato do Mundo de Futsal, realizado no Taiwan, pautou-se por brilhante a participação da Selecção Nacional de Futsal, que mostrou capacidade para chegar mais longe na competição.
A Selecção Portuguesa viu goradas as expectativas de chegar mais longe na competição num jogo decisivo frente à sua congénere de Espanha, após ter alcançado a segunda fase de grupos do campeonato.
O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl, enalteceu a participação da equipa lusa referindo que “foi brilhante a participação de Portugal no Campeonato do Mundo de Futsal. Esta Selecção honrou mais uma vez o futebol português, e apesar da sua eliminação a um passo das meias-finais, não deixou de encher de orgulho todos os portugueses. A eliminação num jogo decisivo com a Espanha - marcado, ao que nos parece, por alguns equívocos da equipa de arbitragem - não deve ser retirar mérito a uma equipa que teve um comportamento exemplar, do agrado de todos, ao longo da competição.”

Fonte: site oficial FPF

quarta-feira, dezembro 01, 2004

Espanha 3-1 Portugal: O fim do Sonho


Terminou esta noite (princípio da tarde em Portugal Continental) o sonho da Selecção Nacional de Futsal de chegar às meias-finais do Campeonato do Mundo da modalidade, um feito alcançado há quatro atrás, na Guatemala, onde a Equipa das Quinas alcançou um brilhante terceiro lugar.
Hoje, Portugal não teve a sorte do jogo pelo seu lado e sucumbiu perante a Campeã do Mundo em título que, em boa verdade, não mostrou durante os 40 minutos de jogo ser superior à nossa Selecção.
A partida entre as duas formações Ibéricas ficou, aliás, pautada pelo equilíbrio. A Espanha, que teria forçosamente de vencer, entrou muito pressionante, como lhe competia, a procurar tomar as rédeas da partida. No entanto, encontrou pela frente uma Selecção Nacional muito concentrada a apostar no contra-ataque e no bom momento de forma de Joel Queirós para chegar com perigo às redes espanholas.
Foi nesta toada que a Espanha se adiantou no marcador, aos 6 minutos, por intermédio de Marcelo. A festa de ‘nuestros hermanos’ não durou, no entanto, mais que uns meros segundos, uma vez que Joel finalizou com competência um livre directo português. Os Campeões do Mundo pareceram ter acusado o toque e Portugal aproveitou para serenar o ímpeto adversário.
O minuto 11 ficou registado na história do jogo com a marca da infelicidade para as cores nacionais. Primeiro, foi Joel que isolado diante do guarda-redes contrário não conseguiu desfeitear Luis Amado. Na resposta, a Espanha voltou a adiantar-se no marcador, com Fran Serrejon a concluir o contra-golpe da formação de Javier Lozano.
Já perto do final dos primeiros 20 minutos, e depois do capitão nacional, André Lima, ter atirado uma bola ao poste, surgiu a expulsão de João Benedito, num lance controverso em que o guarda-redes português cortou de carrinho um lance de ataque da equipa espanhola.
A etapa complementar mostrou uma Selecção Nacional a dominar por completo as operações e a tentar encontrar o caminho para as redes adversárias. Foram inúmeras as oportunidades e remates perigosos desferidos pelos nossos atletas, mas a superior exibição de Luis Amado, numas ocasiões, e a falta de sorte (com nova bola no ferro), noutras, impediram que Portugal pudesse festejar o golo do empate.
Quem acabou por marcar foi de novo Marcelo (30 minutos) que fechou as contas da partida.
Portugal sai deste Mundial com o sentido de dever cumprido, demonstrando inequivocamente que é uma das grandes potências da modalidade, numa competição que surpreendeu pelo equilíbrio patenteado pelas principais selecções europeias e sul-americanas.
Fonte: site oficial da FPF