sábado, julho 31, 2004

Maratona de futsal feminino

Nos próximos dias 25 e 26 de Setembro, vai-se disputar a I Maratona de Futsal Feminino Ribatejo.
Os jogos serão disputados no Pavihão Desportivo da Escola Secundária do Porto Alto.
Uma vez que se trata de uma maratona, as equipas podem pernoitar no ginásio do pavilhão.

INSCRIÇÕES:
Pré-Registo Internet: 115€
Sem Pré-Registo: 125€

Inscrições com Pré-Registo: Limitadas até 5 de Setembro Inscrições sem Pré-Registo: Limitadas até 12 de Setembro

PRÉMIOS
1. Lugar –175 Golos

2. Lugar - 125 Golos

ORGANIZAÇÃO:
- N.C.R.D. CHASA
- ASSOCIAÇÃO RECREATIVA PORTO ALTO – AREPA

Para fazer o pré-registo, por favor, aceda a www.chasa.online.pt. Consulte o Artigo Completo da notícia da Maratona e preencha o formulário. Em breve receberá toda a documentação relativa ao torneio.
Para mais informações ou mesmo alguma questão mais pertinente, não hesite em contactar-nos pelo nosso email: wb_chasa@hotmail.com.

quinta-feira, julho 29, 2004

Portugal é o 8.º melhor do Mundo

A Selecção Nacional de futsal está em oitavo lugar no "World Futsal Ranking", elaborado pelo site "Futsal Planet". Este site vai basear-se na prestação das selecções para elaborar uma contagem mensal.
Para este estudo foram contabilizados os encontros dos últimos cinco anos de cada equipa.
A equipa de todos nós vai ter um ano em grande, entre jogos de preparação e oficiais (Campeonato do Mundo, China/Taipé, e o Europeu, em Ostrava, República Checa), oportunidade para se aproximar dos lugares do pódio.
Um facto curioso na tabela actual é que os oito primeiros lugares são dominados pelos países latinos, com cinco presenças: Itália, Brasil, Espanha, Argentina e Portugal. Os restantes três deste "top 8" são países de Leste: Ucrânia, República Checa e Rússia.
Para ver a lista completa clique no seguinte link: Futsal Planet

terça-feira, julho 27, 2004

Grupo 3 da Uefa Cup pode ser adiado uma semana

O Sporting foi informado esta semana, via F.P.F., que o campeão checo não tem condições logísticas para organizar, nas datas inicialmente propostas, o grupo 3 da 1ªfase da UEFA Cup.
Devido à realização de uma competição de Horseball na mesma altura (semana de 4 a 10 de Outubro), a localidade de Chrudim (exactamente no centro da República Checa e 100 kms a este da capital Praga) não consegue disponibilizar condições logísticas (nomeadamente alojamento) adequadas para a digna organização do Grupo 3, pelo que propôs adiar para a semana seguinte.
O Sporting já anuiu ao pedido de adiamento, concordando que os jogos se disputem nos dias 14, 15 e 17 de Outubro, ou seja, uma semana depois.
Ou seja, apesar de ainda não uma decisão definitiva, sabe-se que o representante da Arména, também já concordou com esta data, no entanto desconhece-se a posição do Camelot Chisinau (Campeão da Moldávia)mas tudo aponta para que efectivamente seja tudo adiado uma semana.
A confirmar-se, a comitiva dos "leões" viajará no dia 13 (quarta-feira), disputando as três jornadas na quinta, sexta e domingo seguintes.
O regresso deverá acontecer na segunda-feira, dia 19. Nesse mesmo domingo inicia-se o estágio da Selecção Nacional tendo em vista o Torneio Internacional de Castro Marim, pelo que os futsalistas do Sporting escolhidos por Orlando Duarte integram mais tarde a concentração.
De recordar que o Sporting (cabeça-de-série no sorteio) defronta os campeões da Rep. Checa (Era Pack Chrudim), Moldávia (Camelot Chisinau) e Arménia.

Fonte: Futsal Sporting

domingo, julho 25, 2004

V. Setúbal na II Divisão

O Vitória de Setúbal ascendeu à II Divisão Nacional, depois da desistência do Bidoeirense, seguindo assim as pisadas do Belenenses, Académica, Macedense e Fundão, que também subiram ao segundo escalão mais importante dos campeonatos nacionais de seniores.
O clube da AF Leiria desistiu sobretudo devido a problemas financeiros. O presidente do Bidoeirense, Jorge Carreira, deu as razões para esta saída: "Os termos económicos pesaram muito nesta decisão. Não temos estruturas para o futsal, era insustentável manter uma equipa na II Divisão".
Esta notícia foi recebida com grande entusiasmo por parte dos sadinos. O treinador, Nanã, considera esta promoção um "prémio fora de tempo", para o plantel que orientou: "Fiquei muito contente, mais pelo grupo do que por mim. Depois de tudo o que passaram e do que fizeram em campo merecem tudo isto. Quero também agradecer a colaboração do Renato, Carlos Janelas e professor João Padilha, que têm todo o mérito nesta conquista".
A III e a II Divisão são campeonatos muito distintos, mas a notícia tardia pode fazer com que já não sejam feitas muitas mudanças nos planos do V. Setúbal: "Estou consciente que é difícil alterar agora as ideias que tinhamos para a III Divisão. Não vamos alterar muito porque é tarde e o clube não tem estrutura para o fazer mais. Os apoios não aumentaram.Vamos manter a estrutura, buscar alguns jogadores novos... Queremos cumprir o orçamento que temos, para não falharmos com ninguém", concluiu Nanã.

Freixieiro regressa dia 9 de Agosto

O Freixieiro é, a par do SL Olivais, o último clube a regressar aos trabalhos, o que acontece a 9 de Agosto. O conjunto tem um jogo de preparação a 22 de Agosto, com o El Pozo Murcia, pelas 18 horas, durante o qual será homenageado Joel Queirós, que se transferiu para o clube espanhol. O jovem atleta foi o melhor marcador dos matosinhenses nas últimas épocas.

sábado, julho 24, 2004

FJ Antunes com pré-época definida

O plantel sénior da FJ Antunes, que regressa aos trabalhos no próximo dia 2, sob o comando do técnico Paulo Tavares, já tem a pré-temporada definida.

 Os trabalhos incluem vários jogos de preparação, incluindo um em Espanha, com o Lobelle de Santiago, e o Torneio do Famalicense (com as presenças do anfitrião, do Sporting e do Freixieiro.

PLANO DE TRABALHOS DE PRÉ-TEMPORADA

02-08-2004 – Apresentação da equipa à Comunicação Social (19.00 Horas)
03-08-2004 – Manhã e Tarde: Exames Médicos
11-08-2004 – Jogo com o Módicus (Fora)
13-08-2004 – Torneio do Famalicense: Jogo com o Freixieiro
14-08-2004 – Torneio do Famalicense: Finais
18-08-2004 – Jogo com o Lobelle de Santiago (Fora)
21-08-2004 – Jogo com o Alpendorada (Fora)
22-08-2004 – Jogo de Apresentação aos associados com o Estrela da Amadora

Os restantes trabalhos de pré-época serão realizados nos seguintes locais:
- Pavilhão Municipal de Vizela
- Parque das Termas de Vizela
- Estádio do Futebol Clube de Vizela
- Ginásio Vizela Fitness Clube

Sporting com alguns jogos agendados

 O campeão nacional da passada temporada já tem marcados alguns jogos de preparação para a nova temporada. O clube tem estado discreto na época do defeso, já que houve uma aposta clara na continuidade, seguindo à risca a máxima "em equipa que ganha não se mexe".
O conjunto orientado pelo técnico Paulo Fernandes regressa aos trabalhos a 30 de Julho.

JOGOS DE PREPARAÇÃO:
07-08-2004 - Sporting-Sp. Pombal (Pav. Multidesportivo de Alvalade)
13 e 14-08-2004 - Torneio do Famalicense (com Famalicense, Freixieiro e FJ Antunes)
18-08-2004 - Sporting-E. Amadora (Pav. Multidesportivo de Alvalade)

Benfica em Bragança

O Benfica vai realizar um estágio de pré-temporada em Bragança, entre 8 e 15 de Agosto. O conjunto agora comandado pelo técnico Adil Amarante tem marcados três jogos no Pavilhão Municipal daquela cidade:

JOGOS DE PREPARAÇÃO:
10-08-2004 - Benfica-Mogadouro
12-08-2004 - Benfica-Pioneiros
14-08-2004 - Benfica-Alpendorada.
(Todos os jogos têm início às 21 horas.)
21 e 22-08-2004 - Torneio Internacional, em Málaga

Reunião de clubes da I Divisão - Conclusões

Comunicado à Imprensa

1 – Os clubes reunidos aprofundaram o debate sobre a criação de um organismo para o Futsal, no âmbito da Federação Portuguesa de Futebol.
2 – Reafirmaram a sua vontade de serem recebidos pelo Presidente da FPF, Dr. Gilberto Madaíl.
3 – Salientar a coesão evidenciada, estando presente a totalidade dos clubes da 1ª Divisão Nacional, época 2004/05.

Porto, 23 de Julho de 2004

quinta-feira, julho 22, 2004

Primodivisionários reunem hoje

 Os representantes dos 14 clubes da I Divisão reunem hoje às 18h30 numa unidade hoteleira no Porto. Na ocasião serão discutidos alguns dos problemas relacionados com o futsal português, como é o caso dos "play-off", a arbitragem, algumas questões disciplinares entre outros.
 O tema central deste debate acaba por ser a possibilidade da criação de uma Liga Profissional de futsal inserida da Federação Portuguesa de Futebol, hipótese levantada por Vítor Peralta, Director daquele organismo federativo, que afirmou recentemente que Gilberto Madaíl deu o seu aval para que se avance neste sentido. Esta questão remonta à reunião de Rio Maior, ocorrida há mais de um ano, onde deviam ter sido discutida a problemática das transmissões televisivas, que foi mais uma vez adiada...
 Mário Brito, presidente do clube anfitrião desta reunião, o Freixieiro, é um dos defensores da criação de um organismo autónomo para o futsal dentro da FPF, mas considera que é prematuro pensar-se numa Liga Profissional, devido à inexistência de bases no nosso país: "Não há uma estrutura neste país para uma liga, não podemos sonhar alto". Estas declarações são claramente fundamentadas pelas diferenças abismais que existem no nosso campeonato, no qual apenas quatro clubes, Freixieiro, FJ Antunes, Benfica e Sporting, trabalham como profissionais.
 Em relação a estas reuniões, Mário Brito refere que há o desejo que estas se repitam com frequência, quinzenal ou mensalmente, pois "a aproximação dos clubes é uma ajuda fundamental para o crescimento do nosso futsal."

Liga de Futsal - a opinião de Manuel Pina

 Tive conhecimento através da imprensa da decisão do Senhor Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, em dar liberdade aos clubes para decidirem sobre a constituição de uma "LIGA DE FUTSAL" dentro da FPF.
 Momentaneamente??? Fora da modalidade, considero-me com todo o direito de opinar sobre um assunto, pelo qual me tenho batido – público e claramente – durante anos. E deste modo, gostaria de deixar expresso a minha leitura sobre a questão, levantando alguns pontos.

1. A proposta do Senhor Presidente da FPF, pode ter várias leituras, podendo transformar-se num presente envenenado – se os clubes, não tiverem o discernimento e a coragem para finalmente comandarem o seu futuro. Uma coisa se tem que reconhecer "a bola está no campo dos clubes" como é que a vão jogar, é a que questão que se coloca, na certeza que se não se entenderem e nada decidirem, ficará para a FPF, a questão resolvida. NUNCA MAIS OS CLUBES TERÃO DIREITO A REVINDICAR, ficando terminadas "as obrigações" das reuniões anuais entre a FPF e os clubes!
2. Prevejo uma primeira reunião pacífica e empolgante! Todos vão estar de acordo! Todos pensarão estar encontrada a mina do ouro! As reuniões – e decisões seguintes – é que se tornarão difíceis e determinantes! E nessas é que será necessário, estarem todos convictos do que desejam e (mais importante) estarem todos solidários para as despesas – que haverá, inevitavelmente – para iniciarem um processo moroso, difícil, cansativo, que vai necessitar de uma equipa de trabalho independente e gerida por uma Advogado, conhecedor, interessado e acima de tudo, solidário com a ideia dos clubes.
3. Em minha opinião, o processo terá o seu início analisando a denominação do que se pretende, LIGA DE CLUBES? Os mais interessados (agora todos dirão estar interessados) na questão, têm acompanhado os vários passos dados desde há algum tempo e sabem, que uma LIGA é impossível!
4. Isto porque, antecipadamente sabemos, que a FPF, irá impor que essa liga seja profissional e – como sabemos - os clubes não têm condições para tal desiderato. Penso que é aqui que os federativos, sentem que o processo pode encalhar e terminar! A forma de dar a volta a esta questão – sempre a defendi – é substituir a "LIGA, por um DEPARTAMENTO AUTÓNOMO" dentro da FPF.
5. Mas, os clubes terão que impor as suas regras, que - em minha opinião – terão que passar pela composição desse Departamento, obrigando a que seja somente virado para o Futsal e que respeite as alterações aos Regulamentos que os clubes irão – forçosamente – impor. Mas mais, terá que incluir um (ou mais) elemento representativo dos clubes e principalmente que seja um DEPARTAMENTO EXECUTIVO, e não como a anterior COMISSÃO DE FUTSAL NA FPF, que não tinha poder para impor as suas – válidas – ideias.
6. A reunião de amanhã, será composta pelos clubes da primeira divisão, que me faz colocar a seguinte questão. O que pretendem os clubes, uma liga para a primeira divisão, excluindo as outras divisões de carácter nacional? Ou não convocaram os outros clubes, por razões estratégicas, para esta reunião, estando presentes nas futuras?
7. É que, em minha opinião, o departamento terá que abarcar as divisões nacionais – no mínimo as duas principais - embora não acredite que a FPF, esteja interessada em gerir apenas a terceira divisão, pelo que o Departamento (LIGA) terá que estar preparado para gerir a vertente nacional do Futsal, deixando para as Associações Distritais a gestão dos campeonatos distritais.
8. Mas uma divisão (só) é impossível, já repararam que dos catorze clubes – que vão decidir o futuro e pagar as despesas inicias do processo – dois deles não pertencerão ao grupo, quando (numa visão optimista) na próxima época se iniciar a nova realidade? E os clubes que vão subir, estarão interessados em assumir as decisões tomadas?

Sei que tudo isto já foi pensado, por alguns elementos da modalidade – felizmente existem no nosso meio pessoas muito válidas e interessadas – pelo que esta minha opinião, apenas tem intenção de lançar alguns dados para mesa, abrindo discussões principalmente nos mais distraídos e só agora interessados – lamentavelmente também os há.

Tentando adivinhar os pensamentos federativos, termino dizendo. Se os clubes têm alguma coisa a dizer ou fazer, que o digam ou façam agora! Pois em caso contrário, terão que ficar quedos e mudos para todo o sempre!

Está na hora!

PS. Com me tem sido solicitado e por ter mudado o número de telefone, aproveito para o deixar aqui 96 808 13 26

Força!
Manuel Pina Ferreira

O início de uma nova temporada

  
 Após quase 20 dias de paragem, o blog ClaudiaFutsal dá hoje o arranque na nova temporada. Depois de um período de férias e sem direito a pré-temporada é tempo de iniciar uma nova fase de trabalhos. O blog regressa hoje ao seu funcionamento normal.
 No período entre o último texto  que escrevi e este aconteceram muitas coisas: conheceu-se o calendário do Campeonato Nacional da I Divisão (época 2004/05), foram apresentados reforços nas várias equipas e surgiram notícias muito importantes para o futsal nacional, como é o caso da possível criação de uma Liga Profissional dentro da Federação Portuguesa de Futebol.
 
 Início de campeonato bem quente para o Benfica
 O início de campeonato não poderia ser mais emotivo, com um Benfica-Sporting logo na 1.ª Jornada. O sorteio, que se realizou no passado dia 14, ditou um começo de temporada bastante duro para os encarnados, que logo depois de receberem o campeão nacional deslocam-se à difícil casa do Freixieiro e uma semana depois são anfitriões do duelo com a FJ Antunes.
 A 9.ª, a 10ª e a 11.ª jornadas também prometem bons espectaculos, com os jogos Sporting – Freixieiro, FJ Antunes – Sporting e Freixieiro – FJ Antunes, respectivamente.
(ver calendário)
 
Liga Profissional: sonho mais perto da realidade...
 Esta foi sem duvida a notícia que mais gostei de saber: a Federação Portuguesa de Futebol está a ponderar a criação de uma Liga Profissional de futsal inserida naquele organismo federativo. Este é um desejo que tem sido demonstrado há bastante tempo por alguns dirigentes da nossa praça, sendo uma medida que poderá contribuir para um crescimento e maior visibilidade da modalidade.
 Entretanto, os 14 clubes da I Divisão marcaram uma reunião para discutir este assunto. O encontro terá lugar amanhã, sexta-feira, às 18h30, no Hotel Tryp Porto Expo.

domingo, julho 04, 2004

Férias

Em época de férias futsalísticas a matéria prima escasseia, razão pela qual este blog não tem sido actualizado como era habitual. Não quero tornar o meu site informativo, pelo que não quero colocar apenas notícias.
Por outro lado, acabei de entrar de férias.
Por esta razão, peço desculpa se este blog ficar mais do que um dia sem ser actualizado. Vou tentar não falhar muito. Espero que compreendam...
Muito obrigada.

sexta-feira, julho 02, 2004

D. André - o Rei dos golos

Enquanto não começa a nova temporada é tempo de se continuar a fazer o balanço da que terminou, para matar as saudades da nossa modalidade. Foram cerca de nove meses de muitas emoções, vitórias, derrotas e, sobretudo, muitos golos.
Na arte de marcar golos o nosso campeonato conheceu um novo rei, que sucedeu a Joel Queirós: André Lima. O mais internacional dos jogadores portugueses voltou a ter uma época em cheio, onde só faltou a conquista do campeonato e da Taça de Portugal. Para além de golos decisivos ao serviço da sua equipa, o benfica, foi também uma peça fundamental na selecção nacional, que disputou os apuramentos para os campeonatos da Europa e do Mundo. O "capitão" é também o melhor marcador da nossa Selecção.
O actual vice-campeão europeu marcou 49 tentos no Campeonato Nacional, voltando a disputar o "título" com o seu antecessor, com o jovem jogador do Freixieiro a ficar à distância de 8 golos.
Esta época promete muitos golos e emoções para os amantes do futsal, com os atletas portugueses a actuarem em várias frentes: Campeonato Nacional, Taça de Portugal, Europeu, Mundial, Recopa (SL Olivais) e UEFA Futsal Cup (Sporting).