quarta-feira, junho 30, 2004

Sorteio da UEFA Futsal Cup é dia 8

O sorteio da UEFA Futsal Cup realiza-se no próximo dia 8 em Nyon, na Suíça. Até ao momento estão confirmados 29 clubes, incluindo o campeão português, o Sporting.
Bósnia Herzovina, Grécia, Hungria, Israel e Arménia são os únicos países que ainda não conhecem o seu representante na prova, pois os respectivos campeonatos ainda não terminaram.
A Espanha é o único país que conta com dois representantes, o Boomerang Interviú, detentor do título europeu e campeão de Espanha, e o El Pozo Murcia, vice-campeão.

Clubes já apurados:
Portugal - Sporting
Espanha - Boomerang Interviú e El Pozo de Murcia
Albânia - Tirana
Andorra - F.S.Cap del Carrer
Azerbaijão - Turan Air Baku
Bielorrússia - Dorozhnik Minsk
Bélgica - Action 21 Charleroi
Bulgária - Mag Varna
Croácia - MNK Split
Chipre - AGBU Ararat Nicosia
Républica Checa - Era Pack Chrudim
Inglaterra - Sheffield Hallam
Finlândia - Ilves FS
Macedónia - KMF Skopje Tandem Go
Geórgia - Iberia 2003
Itália - Arzignano Grifo C/5
Casaquistão - Kairat Almaty
Letónia - Bugroff Riga
Lituânia - FK Inkaras Kaunas
Moldávia - Camelot Chisinau
Holanda - FC Marléne
Polónia - Baustal Kraków
Roménia - FC Bodu Bucuresti
Rússia - Dinamo Moscow
Sérvia e Montenegro - Marbo Beograd
Eslováquia - SC Incar Nitra
Eslovénia - KMN Svea Lesna Litlja
Ucrânia - Shaktar Donetsk

SL Olivais na Recopa
Depois da excelente participação do Freixieiro na edição do ano passado, é a vez do SL Olivais representar o nosso país em mais uma edição da oficiosa Recopa, uma espécie de Taça das Taças do futsal.
Para já desconhece-se onde será disputada a prova.

segunda-feira, junho 28, 2004

Época de ouro para o Boomerang Interviú

A época 2003/04 ficará para sempre na memória dos adeptos do Boomerang Interviú. Esta foi uma época de ouro para a equipa madridista, que conquistou todas as provas em que participou, nomeadamente a UEFA Futsal Cup, onde encontrou o Benfica na final. Taça Ibérica, Campeonato espanhol, Supertaça e Taça de Espanha foram outras das competições que venceram na temporada que agora terminou.

Ver Futsal Planet e Futsalero

sexta-feira, junho 25, 2004

Beira-Mar no futsal

Depois do Estrela da Amadora, chegou a vez de mais um emblema do futebol entrar para o futsal: o Beira-Mar. A notícia é veiculada pelo site oficial do clube de Aveiro. O presidente Mano Antunes confirma que vão avançar com a modalidade já esta época.

quinta-feira, junho 24, 2004

Um novo "caso" no futsal português

Começa a tornar-se hábito a existência de casos polémicos na pré-época futsalística nacional, o deste ano chama-se Arnaldo Pereira.
O atleta, que recentemente foi apresentado como tendo assinado um contrato vitalício com o Benfica, deu entender que queria sair do clube, pouco antes do final da temporada. Os encarnados reagiram logo, anunciando que o atleta não será libertado para o mercado nacional. Mas em Espanha estavam atentos...
Arnaldo recebe então uma proposta do MRA Xota e acerta com o clube, chegando mesmo a prestar declarações onde deixa clara a sua vontade em vingar por aquelas terras, palavras que chegaram a ser divulgadas pela imprensa especializada internacional.
O Benfica contra-ataca e emite um comunicado garantindo que o jogador vai continuar a defender as cores da Luz.
Estes casos, que deixam qualquer um baralhado, ou pelo menos a mim deixam, em nada beneficiam a imagem do futsal nacional. O debate está lançado, discutem-se os contornos desta situação: há um jogador que não quer cumprir o contrato que assinou ou um clube que está a tentar "cortar-lhe" as pernas?

terça-feira, junho 22, 2004

A incontornável importância de um duelo ibérico

O Euro'2004 é um tema que não tem muito a ver com este blog, que se dedica ao futsal, contudo, a sua importância torna-o adaptável a qualquer site, blog ou qualquer outra "publicação": é o acontecimento do ano no nosso país!
A vitória que a Selecção Nacional conseguiu ante os espanhóis fez-me sentir um orgulho imenso em ser portuguesa, sobretudo porque a nossa equipa soube superar toda a pressão externa, provocada pelas polémicas que "nuestros hermanos" tentaram criar, e provar quem é o melhor onde é suposto que tal se faça: dentro das quatro linhas.
Inevitavelmente não consegui deixar de comparar toda esta situação com uma que vivi no futsal. No Europeu de 2003, em Itália, Portugal também encontrou Espanha na primeira fase. A nossa selecção tinha perdido todos os encontros com a congénere espanhola, pelo que para muitos o conjunto orientado por Orlando Duarte tinha o destino traçado: ia defrontar a equipa campeã do Mundo e voltar a perder.
Mais uma vez a força lusitana superou as expectativas...
Portugal entrou em campo decidido a mudar as estatísticas e foi por muito pouco que não surpreendeu a equipa do técnico Javier Lozano Cid. O empate acabou por saber a pouco, pois os lusos estiveram em vantagem, jogaram melhor e tiveram mais oportunidades de golo, contudo uma coisa ficou provada: o nosso futsal não é assim tão inferior ao espanhol e temos fortes possibilidades de os vencer.
Nas duas situações o orgulho espanhol ficou ferido e por momentos todos os portugueses deixaram de se sentir "coitadinhos", inferiores.
Por todas estas razões, não podia deixar de dar os parabéns à nossa selecção, aos homens que entraram no Estádio de Alvalade com noção do peso que é envergar a camisola portuguesa e que devolveram a todos nós a consciência de que somos um povo vencedor, cujo passado vitorioso pode repetir-se no presente e futuro.
Parabéns Portugal!

quinta-feira, junho 17, 2004

Captações no Sporting


Queres ser jogador de Futsal?
Se pretendes ser jogador de Futsal e nasceste nos anos de 1988, 1989 ou 1990,
comparece nos dias 28 e 29 de Junho, às 19h00, no Pavilhão do Edificio
Multidesportivo Alvalade XXI
, quem sabe não poderás vir a ser jogador do
Sporting.
Todos os atletas devem fazer-se acompanhar do respectivo equipamento,
caneleiras, sapatilhas e Bilhete de Identidade.

Gabinete Técnico de Futsal Sporting Clube de Portugal

quarta-feira, junho 16, 2004

Catatau na FJ Antunes

Catatau é o novo reforço da Fundação Jorge Antunes para a próxima temporada. O brasileiro foi dispensado pelo Freixieiro logo após o desaire na "final-four" da Taça de Portugal, depois de ter renovado o contrato que o vinculava ao clube da Perafita, onde esteve 4 anos.

UEFA Cup sem mudanças

Na próxima temporada a UEFA Futsal Cup continua a ser disputada pelos campeões nacionais dos países envolvidos, no nosso caso o Sportig, mais o detentor do título, o Boomerang Interviú.
Chegou a equacionar-se a possibilidade do segundo classificado dos campeonatos nacionais e do finalista vencido participarem na prova, contudo o organismo já confirmou que vai ficar tudo na mesma. A confirmar-se esta hipótese, o Benfica voltaria a marcar presença na Liga dos Campeões de futsal, pois foi o segundo classificado da I Divisão Nacional e conseguiu o feito de se sagrar vice-campeão europeu.
As alterações não estão postas completamente de parte e é provável que haja novidades na edição de 2005/06.

domingo, junho 13, 2004

Campeonato Nacional da I Divisão - O ano do leão

Terminou na passada quinta-feira a época 2003/2004 de futsal, a última antes da introdução dos play-off e também antes d redução do número que equipas participantes em cada divisão dos campeonatos nacionais.
O campeão desta temporada foi o Sporting. A equipa comandada por Paulo Fernandes foi a mais consistente, regular e forte do campeonato, mantendo a mesma atitude desde a primeira até à última ronda. Ao fim de 30 jornadas consegue amealhar um total recorde de pontos, 85, num época que ficou manchada apenas pelo afastamento precoce da Taça de Portugal, pelo Freixieiro.
A juntar a tudo isto, os leões conseguiram vencer pela primeira vez o Benfica para o campeonato nacional, feito que repetiram na segunda volta. Conseguiram também afastar o Benfica da Taça de Portugal, num grande jogo de futsal disputado no Pavilhão Atlântico.

A grande figura deste Sporting, senão mesmo desta temporada, foi Gonçalo Alves. O jovem internacional, de 25 anos, realizou talvez a melhor época da sua carreira, destacando-se não só na equipa do Sporting, mas na Selecção Nacional. Dois jogos onde ficou bem clara a qualidade e personalidade deste atleta foram o Benfica-Sporting, na primeira volta do campeonato, e o Polónia-Portugal, a contar para o apuramento para o Mundial deste ano.

SL Olivais: a revelação
A época que agora terminou ficou marcada pela boa prestação do conjunto orientado pelo técnico Luís Alves. Promovida à I Divisão, a equipa não se deixou intimidar, conseguindo um brilhante 6.º lugar na classificação final. Para juntar a tudo isto, os lisboetas venceram a Taça de Portugal.

sexta-feira, junho 11, 2004

30.ª Jornada I Divisão


Campeonato Nacional da I Divisão - 30.ª Jornada
Quinta-Feira - 18 horas
SL Olivais 3-3 Benfica
Freixieiro 7-2 Modicus
Sporting 9-3 Boavista
Sassoeiros 7-4 Famalicense
Coimbrões 2-4 FJ Antunes
Moc. Arrábida 2-5 Forte da Casa
Vila Verde 1-3 Sp. Pombal
Correio da Manhã 4-2 Alpendorada

Classificação

Taças Nacionais - finais

Taça Nacional Séniores Femininos
1.ª mão
Del Negro 6-2 GD Chaves
2.ª mão
GD Chaves - Del Negro

Taça Nacional de Júniores
1.ª mão
Sp. Pombal 3-3 Boavista
2.ª mão
Boavista 4-4 Sp. Pombal
(7-4, ap)

Taça Nacional de Juvenis
1.ª mão
Freixieiro 4-1 Sporting
Sporting 2-1 Freixieiro


quarta-feira, junho 09, 2004

Pedro Henriques deixa o Benfica

Depois da saída de José Manuel Leite, que abandonou o cargo de Director Desportivo no final da semana passada, o Benfica vai perder o treinador de guarda-redes, Pedro Henriques, que deixa os encarnados no final desta temporada. O jovem técnico ainda não tem novo clube.
Confirmadissima está também a saída do pivot brasileiro Lukaian, que já nem terminou a temporada no Benfica. O jogador vai reforçar o Caja Segóvia na próxima temporada.

domingo, junho 06, 2004

O Ano da Revolução

A duas jornadas do final do Campeonato Nacional da I Divisãojá estava tudo decidido: o Sporting é o novo campeão e Forte da Casa, Mocidade d'Arrábida, Coimbrões e Vila Verde são os despromovidos. Tudo isto acaba por tirar interesse à prova, sendo que as emoções estão reduzidas e as equipas defrontam-se apenas para cumprir calendário.
Para o ano, contudo, será feita uma grande revolução nos quadros competitivos da modalidade, que verá não só a redução do número de clubes nas provas nacionais mas também a introdução dos play-offs. Estas medidas deverão tornar os campeonatos mais competitivos, apesar dos desequilíbrios entre as equipas de topo e as restantes continuarem visíveis. Infelizmente não é a redução do número de equipas em competição que vai diminuir as grandes diferenças que há entre equipas que trabalham como profissionais, com treinos bi-diários (Benfica, Freixieiro, FJ Antunes e Sporting) e as amadoras.
Mas pelo menos uma coisa está garantida: só sabemos o vencedor no final do campeonato. Por um lado, o título poderá não premiar a equipa que mais trabalhou durante a época, pois o campeão poderá não ser o primeiro classificado da primeira fase. Contudo, para o espectador está garantida a emoção que infelizmente não houve esta época.
Vantagens e desvantagens do novo sistema são muitas, resta-nos aguardar pela próxima temporada...

Novidades (aplicadas já esta época)
I Divisão
Despromovidos (à II Divisão) - 4 últimos classificados

II Divisão
Promovidos (à I Divisão) - 1.º classificado de cada série (2 equipas)
Despromovidos (à III Divisão) - 5 últimos classificados de cada série (10 equipas)

III Divisão
Promovidos (à II Divisão) - 1.º classificado de cada série (3 equipas) + melhor 2.º classificado (após disputa de uma "liguilha")
Despromovidos (aos distritais) - 6 últimos classificados de cada série (18 equipas)

Resultados da I Divisão Nacional


Campeonato Nacional da I Divisão - 29.ª Jornada
F. J. Antunes 6–5 Freixieiro
Benfica 10-3 Sassoeiros
Forte da Casa 2-6 Vila Verde
Famalicense 2-3 Sporting
Alpendorada 3-1 Coimbrões
Sp. Pombal 7–6 Correio da Manhã
Modicus 2–9 SL Olivais
Boavista 9-4 Mocidade da Arrábida

Classificação

sexta-feira, junho 04, 2004

I Torneio Cidade de Vizela - Iniciados

Realiza-se domingo a primeira edição do Torneio Cidade de Vizela em Iniciados, com a participação da equipa organizadora, a FJ Antunes (AF Braga), Dínamo Sanjoanense (AF Aveiro), Tabuaço (AF Viseu) e Unidos à Cova da Silva (AF Porto).
Os jogos serão disputados no Pavilhão Municipal de Vizela.

Calendário
9h45 - Dínamo Sanjoanense – Tabuaço
10h45 - FJ Antunes – Unidos à Cova da Silva
16h00 - 3º e 4º Classificados
17h00 - Final

Captações na FJ Antunes
O Departamento Juvenil da Fundação Jorge Antunes vai realizar treinos de captações para os escalões de Infantis e Juvenis, que se realizam às 19 horas no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Vizela:
3.ª e 5.ª feira - Juvenis
4.ª feira - Infantis

quinta-feira, junho 03, 2004

Fim-de-semana futsalístico


Este será um grande fim-de-semana de futsal. Para além da penúltima jornada do Campeonato Nacional da I Divisão, no sábado disputa-se a 1.ª mão da final da Taça Nacional Feminina, Júnior e Juvenil.

Campeonato Nacional da I Divisão - 29.ª Jornada
Sábado - 18 horas
F. J. Antunes – Freixieiro - Pavilhão Municipal de Vizela
Benfica - Sassoeiros - Pavilhão Municipal de Ponte Sôr
Forte da Casa - Vila Verde - Pavilhão Municipal Bairro Olival Fora - Vialonga
Famalicense - Sporting - Pavilhão Municipal de Famalicão
Alpendorada - Coimbrões - Pavilhão Escola C+S de Alpendorada
Sp. Pombal – Correio da Manhã - Pavilhão do Instituto D. João V (Louriçal)
Modicus – SL Olivais - Pavilhão do Modicus
Boavista - Mocidade da Arrábida - Pavilhão Escola Fontes Pereira de Melo (Porto)

Classificação

Final da Taça Nacional - 1.ª Mão
Futsal Feminino
Del Negro - Chaves - Pavilhão João Carlos Cifuentes (Massamá)- 16 horas

Júnior
Sp. Pombal - Boavista - Pavilhão Instituto D. João V (Louriçal) - 15h30

Juvenis
Freixieiro - Sporting - Pavilhão de Freixieiro (Perafita) - 16h30

quarta-feira, junho 02, 2004

MegaFutsal AD Fundão

O Torneio MegaFutsal organizado pela AD Fundão foi adiado para dia 17 de Julho.