segunda-feira, maio 31, 2004

Taças Nacionais e III Divisão

Este fim-de-semana não se realizou apenas a "final-four" da Taça de Portugal, que levou à paragem do Campeonato Nacional da I Divisão, tendo-se disputado as taças nacionais de futsal feminino, juniores e juvenis e as jornadas de apuramento de campeão e subida de divisão da III Nacional.

Resultados
2ª Fase da Taça Nacional Seniores Femininos | 1ª Eliminatória – 2ª Mão
G.D. Chaves 4-3 A.D.C. Guilhabreu
C.C.D. Estrelas Zêzere 5-4 G.D.C. Del Negro

2ª Fase da Taça Nacional de Juniores | 1ª Eliminatória – 2ª Mão
Boavista 5-2 Sporting
Académica 5-6 Sp. Pombal

2ª Fase da Taça Nacional de Juvenis | 1ª Eliminatória – 2ª Mão
Freixieiro 3-0 J.A. Seide S.Paio
Sporting 3-0 A.C.D. Ladoeiro

III Divisão Nacional
- Apuramento Campeão | 5.ª Jornada
Belenenses 4-1 Fundão
- Subida Divisão | 2.ª Jornada
Valadares 2-6 Vit. Setúbal

Fonte: Futsal.com.pt

domingo, maio 30, 2004

SL Olivais vence Taça de Portugal

O SL Olivais é o novo detentor da Taça de Portugal, depois de ter disputado uma excelente prova na "final-four" deste fim-de-semana.
O primeiro feito do conjunto orientado por Luís Alves foi a eliminação do favorito ao título: o Freixieiro. Os matosinhenses foram derrotados por 4-0 nas meias-finais, adiando mais uma vez a conquista de um troféu que nunca conquistaram. Esta foi a quinta vez consecutiva que esteve presente na "final-four" e a segunda que perde na final.
O outro finalista foi o Sassoeiros, que afastou o Vila Verde, no prolongamento. A equipa orientada por Ricardo Lobão o ano passado foi eliminado pelo Benfica na meia-final, mas este ano chegou mais longe. No jogo deste domingo deu uma excelente réplica, num jogo bem disputado, como demonstra o resultado final.
Com a conquista da Taça de Portugal, o SL Olivais volta a mostrar a razão porque é uma das equipas-sensação do campeonato. Promovido à I Divisão, o conjunto reforça-se para fazer boa figura, indo mesmo buscar jogadores ao Sporting (ex: Piranha) e Benfica (ex: Vitinha). Neste momento ocupam o 7.º lugar no Campeonato Nacional da I Divisão.
O treinador Luís Alves esteve pela terceira vez na "final-four", mas só desta vez conseguiu elevar a Taça.

Resultados
Meia-Final
Sassoeiros 5-4 Vila Verde
SL Olivais 4-0 Freixieiro

Final
Sassoeiros 3-4 SL Olivais

Percurso até à "final-four" (a partir da 2.ª eliminatória)
SL Olivais
- Piedense(II)
- Rio Ave(II)
- UTAD(II)
- Belenenses(III)

Sassoeiros
- Forte da Casa(I)
- Santos Venda Nova(II)
- Gafanha(II)
- Moinho Juventude(II)

Vila Verde
- Marinhais(III)
- Nogueiró(II)
- Isento
- Boavista(I)

Freixieiro
- Famalicense(I)
- Monte Pedras(II)
- Sp. Pombal(I)
- Sporting(I)

V Torneio "Primavera Polar" - FJ Antunes consegue 3.º posto

V Torneio "Primavera Polar" - na Sibéria Ocidental (mais 5 horas do que em Portugal)
A Funda ção Jorge Antunes conquistou o terceiro lugar no torneio siberiano, depois de golear os italianos por 9-1, na derradeira jornada.
Os vizelenses entraram com o pé esquerdo no torneio que está a realizar na Sibéria, com uma derrota por 2-1. Neste sábado defronta a equipa do Caja Segóvia, que hoje venceu os italianos do Brillante Roma. (ver Infordesporto e Futsalplanet)
No segundo dia os portugueses voltaram a perder, desta vez num verdadeiro duelo ibérico, perante o Caja Segóvia. (ver Futsalplanet)
Carlos Leite foi o melhor marcador do torneio.
Calendário
Sexta-Feira
18.15. Brillante Roma 3-5 Caja Segovia
19.30. Spartak de Moscovo 2-1 FJ Antunes

Sábado
18.00. FJ Antunes 6-9 Caja Segovia
19.30. Spartak Moscovo 10-2 Brillante Roma

Domingo
12.00. FJ Antunes 9-1 Brillante Roma
13.30. Caja Segovia - Spartak Moscovo
16.00. Encerramento solene do torneio

site oficial Spartak Moscovo

sexta-feira, maio 28, 2004

Futsal mais uma vez esquecido...

A história repete-se...
Realiza-se amanhã e depois a "final-four" da Taça de Portugal, disputada por Freixieiro, Vila Verde, SL Olivais e Sassoeiros. Apesar da sua importância, a prova este ano não tem transmissão televisiva, nem mesmo a final.
O campeonato nacional de futebol já terminou e o Euro'2004 ainda não começou, contudo nem assim o futsal merece tempo de antena nos nossos canais de televisão, que continuam a tratar com grande indiferença esta modalidade, preferindo outras com pouquissima expressão no nosso país, como por exemplo o golf ou o hóquei no gelo.
Não encontro nenhuma justificação para esta atitude, contudo há algumas hipóteses:
- Será que a ausência dos grandes nomes do futebol, Sporting e Benfica, nesta "final-four" assustou as estações televisivas, que ficaram com medo de não ter audiências?
- Será que, tal como no tão amado futebol o futsal é só Benfica e Sporting e o resto não conta?
- Será mais importante retransmitir os prémios Laureus, repetir o jogo FC Porto-As Mónaco ou hóquei no gelo?
Isto faz pensar...

Colóquio de Futsal

"Futsal, da Formação à Selecção"

Realiza-se no próximo dia 10, às 21:00 horas, um colóquio denominado "Futsal, da formação à selecção", que contará com as presenças de Orlando Duarte (Seleccionador Nacional)e os internacionais João Benedito e André Lima.
A acção terá lugar na sede social do Sporting Clube Banheirense, Rua da Juventude, nº 8 e 12, na Baixa da Banheira. Está aberta a todos os interessados.

quinta-feira, maio 27, 2004

Uma visita ao mercado português

O treinador espanhol José María Pazos, colaborador do site futsalero.com, publicou, há já algum tempo, uma análise ao futsal português. Apesar de algumas falhas, nomeadamente nomes de técnicos que entretanto deixaram os clubes, o trabalho demonstra um grande conhecimento sobre o nosso futsal, elogiando a sua evolução e os seus jogadores, como são o caso de Ricardinho (Benfica), Côco (FJ Antunes) e Bibi (Sporting), que são apresentados como as grandes esperanças da modalidade no nosso país.
Como povo pessimista e com pouquissima auto-estima, quiçá influência do fado, tendemos a desvalorizar o que temos e a considerar que os outros têm tudo melhor do que nós. Este texto, escrito por um técnico do país com um dos campeonatos de futsal mais competitivos do Mundo, o espanhol, não considera o nosso futsal assim tão mau, aliás, o destaque dado a alguns jogadores, como já referi, deixa mesmo a ideia que temos possibilidades de crescer muito mais...
Espero que gostem da leitura e deixem os vossos comentários ao trabalho de José María Pazos.

"UN VISTAZO AL MERCADO PORTUGUÉS"

quarta-feira, maio 26, 2004

"Final-four" da Taça de Portugal

Castro Marim, no Algarve, é a capital nacional do futsal durante o próximo fim-de-semana, ao receber a "final-four" da VII Taça de Portugal.
O vencedor desta prova será este ano inédito, sendo que um dos presentes é a equipa que mais presenças consecutivas conseguiu: o Freixieiro. A par da equipa de Matosinhos estarão o Vila Verde, o Sassoeiros e o SL Olivais.
Os matosinhenses prometem ser também dos clubes com mais apoiantes, senão mesmo o mais apoiado. Os matosinhenses já garantiram a lotação de 7 autocarros, que vão transportar 360 adeptos até ao sul do país. As viaturas pertem do Freixieiro na sexta-feira à meia-noite. (ver site Freixieiro)
Espera-se um verdadeiro ambiente de festa em terras algarvias...

Calendário:
Sábado
16h30 - Sassoeiros–Vila Verde
18h30 - SL Olivais–Freixieiro
Domingo
17h00 - Final

segunda-feira, maio 24, 2004

Comunicado da FJ Antunes

COMUNICADO DA DIRECÇÃO DO G.D.F.J. ANTUNES

1. Como é do conhecimento geral, a Direcção do grupo desportivo Fundação Jorge Antunes, encontra-se demissionária – na sua totalidade – continuando a gerir o Clube, cumprindo o determinado nos Estatutos do Clube, até eleições de novos Órgãos Sociais.
2. Por este motivo, informamos todos os associados que estão abertas as apresentações de Listas de Candidatos à eleição a realizar no dia 25 de Junho, pelas 21 horas.
3. Todos os interessados poderão obter informações – sobre o Regulamento Estatutário - na sede do Clube.
4. Todos os associados serão informados – particularmente – das formalidades a cumprir.
5. Conforme os Estatutos do G.D.F. Jorge Antunes, as listas deverão ser apresentadas até ao dia 14 de Junho na sede do Clube.

Fim-de-semana futsalístico

A 28.ª Jornada ficou marcada pelo último derby da temporada, que acabou mais uma vez com a vitória do Sporting,um jogo que ficou abaixo das expectativas, sendo talvez dos menos disputados encontros entre estes dois conjuntos.
Esta jornada ficou ainda marcada por duras criticas ao trabalho da arbitragem. No final do Sporting-Benfica ambos os clubes criticaram o excessivo protagonismo da dupla Paulo Teixeira-Francisco Parrinha. Também Mário Brito não poupou os árbitros do jogo Freixieiro-Alpendorada, sobretudo devido à expulsão de Ivan Dias aos 2 minutos, com vermelho directo.
Para a semana disputa-se a final-four da Taça de portugal, que fica para já marcada com uma grande ausência no Freixieiro.

Campeonato Nacional da I Divisão - 28.ª Jornada
Sporting 2-0 Benfica
Sassoeiros 5-5 Modicus
Boavista 5-6 Famalicense
Correio da Manhã 7-2 Forte da Casa
Coimbrões 3-4 Sp. Pombal
Vila Verde 2-5 Mocidade Arrábida
Freixieiro 6-2 Alpendorada
SL Olivais 4-2 FJ Antunes

Classificação

domingo, maio 23, 2004

Reacções ao derby

No final do jogo de ontem as duas partes estiveram em acordo em dois aspectos: o mau trabalho da dupla de arbitragem e a justa vitória leonina.
o director-geral do futsal encarnado foi ainda mais longe e aproveitou a ocasião para criticar duramente a Federação Portuguesa de Futebol e o trabalho que tem feito em relação ao futsal.

Paulo Fernandes - treinador do Sporting
Foi um jogo em que as duas equipas jogaram mais com o coração do que com a cabeça.
Não percebo como é que esta dupla de arbitragem´, depois dos antecedentes que tem em jogos entre Sporting e Benfica, é nomeada para este encontro.
Dou os parabéns ao Benfica, treinador e jogadores pela forma como actuaram.
O Sporting provou mais uma vez porque é que é campeão nacional. Queria dedicar esta vitória a toda a Direcção do Sporting, por todo o apoio que tem dado a esta equipa.
Com estes jogadores acredito que qualquer coisa maravilhosa pode aparecer a qualquer momento. Com 35 segundos para jogar e com um jogador a menos conseguirem marcar dois golos ao vice-campeão europeu, têm de ser mesmo grandes jogadores para darem a volta por cima.

Luís Moreira - director-geral da secção de futsal do Benfica
Parabéns ao Sporting, independentemente de tudo o que se passou ao longo do campeonato é o justo campeão.
Foi um jogo morto, só ao fim é que houve um sinal de derby.
Temos de ter cuidado com a arbitragem. Os árbitros têm de começar a preparar-se para o futsal. Que quem os nomeia tenha a noção que estes jogadores são profissionais. A equipa de arbitragem não pode ser a vedeta do jogo.
O Sporting teve a estrelinha de campeão e acabou por ganhar bem.
Há coisas que o Benfica vai estar atento na próxima época, nomeadamente em relação a pessoas que se dizem do Benfica e que prejudicam o clube, nomeadamente no Conselho de Disciplina. O Dr. João Rodrigues disse-nos que devíamos pedir a revisão dã decisão do Conselho de Justiça, só que depois deixou de atender o telefone. Não admito que brinque com a dignidade dos jogadores de futsal.
Este processo dos sete pontos foi vergonhoso, por culpa de um benfiquista.
Em relação ao calendário da próxima época, primeiro era para haver uma reunião com os clubes.
A pessoa responsável pelo futsal na FPF está de férias, não tem tempo para o futsal. Não considero Gilberto Madaíl como a pessoa que lidera a Federação onde está inserido o futsal, pois não liga nenhuma à modalidade.
Se têm medo do futsal digam, o futsal não precisa de ninguém para crescer. Não estão a deixar a modalidade crescer, o futsal não conta para nada.
O Sporting vai à UEFA Cup, espero que desta vez parem o campeonato.É uma vergonha haver jogos do campeonato nacional à mesma hora de uma final europeia. Até parece que as equips portuguesas estão lá muitas vezes.
Estamos dispostos a fazer frente à ignorância da FPF em relação ao futsal. O futsal não precisa das migalhas da Federação.

sexta-feira, maio 21, 2004

1º Torneio Cidade de Vizela - Juniores

Disputa-se domingo o "1.º Torneio Cidade de Vizela", no Escalão de
Juniores organizado pelo Grupo Desportivo da Fundação Jorge Antunes.
Os jogos disputam-se entre as 9h45 e as 18h00, no Pavilhão Municipal de Vizela.

Calendário
09h45: Fundação Jorge Antunes - Rio Ave
10h45: Nogueirense - Gafanha
17h00: 3º e 4º Classificado
18h00: Final

quinta-feira, maio 20, 2004

Calendário das Provas Nacionais - época 2004/05

A Federação Portuguesa de Futebol já divulgou o calendário das provas nacionais de futsal, para a temporada 2004/05.
Nas provas séniores masculinos o Campeonato Nacional da I Divisão inicia-se a 28 de Agosto, uma semana depois da Supertaça. O período regular termina a 7 de Maio. Os play-off disputam-se entre 21 de Maio e 26 de Junho.
A próxima época será marcada por muitas paragens no campeonato, nomeadamente devido ao Campeonato do Mundo (Taiwan, de 8 de Novembro a 5 de Dezembro) e o Campeonato da Europa (República Chega).

Provas Nacionais - Seniores Masculinos
Taças Nacionais - Juniores e Feminino (Sénior)

As claques e o futsal

É nas vésperas dos grandes jogos, como os derbies, que mais nos lembramos do público. A dois dias do último derby lisboeta desta temporada é tempo de analisar os adeptos dos dois clubes, que têm uma atitude bastante diferente perante a equipa de futsal.

O Sporting, um dos históricos do futsal, até há pouco tempo não contava com muito apoio das claques organizadas. Os seus jogos eram assistidos por amantes da modalidade e por familiares dos atletas, mas com a entrada do Benfica tudo mudou. A rivalidade histórica aproximou os adeptos ao futsal, sobretudo nos confrontos directos, começando a assistir-se à presença de elementos de algumas claques, nomeadamente da Juventude Leonina, em alguns jogos, sobretudo nos chamados "grandes".
Apesar de tudo, o futsal parece ainda não ter conquistado completamente os adeptos leoninos. Bastou ver-se o jogo decisivo para o título, ante a Fundação Jorge Antunes, em Loures, em que o pavilhão esteve longe de se encher...

Já com o Benfica a realidade é completamente diferente. A claque No Name Boys tornou-se uma verdadeira aficionada do futsal e acompanha a equipa para todo o lado, como foi o caso da primeira-mão da final da UEFA Cup, em Madrid. Estão com a equipa nos bons e maus momentos e foram várias as vezes em que encheram recintos. Basta relembrar o encontro da segunda-mão da UEFA Cup, em que as centenas de elementos da claque encarnada lotaram uma bancada do pavilhão, "puxando" pela equipa do primeiro ao último minuto. A atitude foi mesmo elogiada pelo treinador da equipa adversária.

Apesar de terem uma relação diferente com o futsal, tudo isto desaparece quando há um jogo entre Sporting e Benfica. A modalidade passa para um plano secundário e o emblema fala mais alto. O jogo do próximo sábado não terá qualquer influência na tabela classificativa, mas não deixa de ser um derby, pelo que é de prever que as emoções estejam ao rubro, seja para "vingar" resultados anteriores ou simplesmente pelo prazer em derrotar o rival de sempre.

quarta-feira, maio 19, 2004

José Antunes abandona Fundação

José Antunes, um dos históricos dirigentes do futsal nacional, apresentou a demissão do cargo de presidente da Direcção do clube que fundou: a Fundação Jorge Antunes.
O restante elenco directivo também se demitiu, sendo que as novas eleições serão marcadas para breve. Tudo indica que José Antunes vai recandidatar-se, com uma nova lista.
A equipa sénior teve um bom início de época, tendo mesmo, durante algum tempo, disputado o primeiro lugar na tabela classificativa. Inesperadamente o rendimento baixou e os resultados negativos tornaram-se uma constante, perdendo pontos com equipas claramente inferiores. A situação acabou por levar à saída do treinador Gil, a que se seguiram os jogadores Claudinho e, esta semana, Gera.

segunda-feira, maio 17, 2004

Recordar Guatemala...

Para relembrar todo este "caso Guatemala", volto a publicar um texto que escrevi aqui neste blog em Fevereiro deste ano...

Quando em Junho de 2000 a selecção nacional de futebol perdeu com a França nas meias-finais do Europeu 2000, um sentimento de tristeza e frustração assolou o nosso país. Os heróis nacionais foram traídos por um lance polémico que acabou por dar a vitória aos futuros campeões europeus. Portugal quase ficou de luto. O próprio primeiro-ministro de então, António Guterres, mostrou solidariedade pelos jogadores agradecendo "todo o esforço e determinação com que souberam defender as cores nacionais".
Cerca de cinco meses depois, a selecção nacional de futsal viajou até à Guatemala, para disputar o Mundial da modalidade, num quase total anonimato. (ver Record) A discreta partida não fez manchetes, aliás quase nem fez notícia, e os jogos passaram praticamente despercebidos. A resposta dada foi perfeita: o conjunto orientado por Orlando Duarte protagonizou um excelente campeonato e conquistou a medalha de bronze.
Apesar do feito, Portugal manteve o mesmo estado de espírito e não houve sequer um único agradecimento público pelo "esforço e determinação com que souberam defender as cores nacionais", curiosamente as mesmas defendidas pelo conjunto orientado por Humberto Coelho, no futebol.
A acrescentar a tudo isto, houve um esquecimento por parte das entidades relacionadas com o desporto.
O Institudo do Desporto de Portugal, por exemplo, todos os anos homenageia os medalhados em provas de modalidades olímpicas, que não é o caso do futsal. Mas a aplicação de uma excepção podia ter dado o mais que merecido prémio à selecção, mas qualquer coisa não correu bem na altura. (ver Record)
Acredito que este "mal-entendido" vai ser resolvido. Vamos a ver...
Mais grave parece ser a questão da Fundação do Desporto. Esta instituição também presta honras aos atletas que recebem prémios de um certo relevo, seja modalidade do programa olímpico ou não. Ainda assim, o futsal foi esquecido, como se nada tivesse ganho. Por outro lado, foram premiadas algumas modalidades com menos relevo em Portugal, como o sky, e em provas menos importantes do que um Mundial.

Parece-me assim que os verdadeiros heróis continuam a ser esquecido, passando por vilões.
Se calhar a selecção nacional de futsal não teve mais atenção porque o país ainda se encontrava de luto por causa da queda dos "deuses" do futebol e quando se está de luto não se fazem festas...
Nunca é tarde para reconhecer os erros e fazer as honras a quem as merece. Afinal, não é todos os dias que se consegue um terceiro lugar num Mundial, tanto mais com uma equipa semi-profissional, contra verdadeiros colossos da modalidade.

O país do Euro'2004

É inacreditável como um acontecimento desportivo consegue parar um país. Portugal vai organizar o Euro'2004, o que me orgulha muito, mas indigna-me que as instituições esqueçam tudo o resto por causa disso. A nossa FPF está 100% dedicada a este acontecimento, o que me parece bem, não fosse este 100% significar mesmo 100%, isto é, tudo o que não seja relacionado com o Campeonato Europeu de Futebol está de lado, até ao final da prova.
Já fica a adivinhar-se quem fica a perder com isto tudo: o futsal. Há um assunto pendente há mais de 3 anos, o relacionado com o prémio a atribuir à Selecção Nacional que conquistou a medalha de bronze no Mundial de 2000, na Guatemala. Depois de "mal entendidos" que levaram ao esquecimento deste caso, tudo parecia encaminhar-se positivamente: FPF e IDP estavam finalmente a tentar resolver a situação, após terem sido relembrados disto tudo em finais do ano passado. Contudo apareceu mais um obstáculo neste processo: o Euro'2004.
Foi com espanto que tomei conhecimento que o processo está parado até ao final do Euro'2004, que neste momento concentra todas as atenções de tudo e todos. Tudo bem que este é um acontecimento muito importante para o país, mas o Mundo não pára, muitas coisas continuam a acontecer. Será que os hospitais também vão parar? Será que vamos deixar de ter polícias na nossa rua? Enfim, era só o que faltava...
Espero apenas que não se esqueçam que, por culpa de alguém, este processo arrastou-se até aqui. Tudo poderia estar resolvido, não fosse alguém esquecer-se desta modalidade e deste feito brilhante: uma medalha de bronze num Mundial. O futsal merecia mais respeito e aqueles homens que tão bem representaram Portugal na Guatemala também.
Só espero que após esta paragem não venhas as usuais desculpas do tipo "passou o prazo", pois se tal acontecer alguém terá de responsabilizar-se....

domingo, maio 16, 2004

Léo é penta-campeão da Bélgica

O internacional português Léo voltou a conquistar o título de campeão da Bélgica, ao serviço do Action 21, depois de ter conquistado a Supertaça.
A final do play-off foi disputada entre os dois rivais de Charleroi: Action 21 e Kickers. Na primeira mão, na passada 4.ª feira, a sorte sorriu ao Kickers, que venceu por 5-4. Mas a equipa comandada por Sérgio Benatti, onde alinha o atleta luso, não se deixou abater, e dois dias depois conseguiu eliminar a desvantagem e venceu o adversário por 3-1, tornando-se penta-campeão belga. (ver Futsalplanet)
O Action 21 ficou em primeiro lugar na fase regular, com apenas três pontos de vantagem sobre o Kickers. O clube foi bi-vice-campeão europeu, mas este ano não conseguiu chegar à final da UEFA Futsal Cup, sucumbindo perante os benfiquistas, na segunda eliminatória da prova, que se disputou em Lisboa. (ver Record)
Quanto a Léo, para além de ter sido um dos jogadores mais utilizados durante a temporada, foi um dos melhores marcadores da equipa, com 23 golos (22 na fase regular e 1 nos play-off). Na excelente época que teve, a justificar as chamadas à Selecção Nacional, destaque ainda para o "golo dourado" que o atleta marcou na Supertaça, que deu o troféu ao Action 21.
Mas a temporada ainda não acabou. Dia 20 de Março (na próxima 5.ª feira) T-Interim Borgerhout e Action 21 disputam a final da Taça da Bélgica.

Fim-de-semana futsalístico

Campeonato Nacional da I Divisão - 27.ª Jornada
FJ Antunes 5-0 Sassoeiros
Alpendorada 1-1 SL Olivais
Benfica 9-6 Boavista
Forte da Casa 5-2 Coimbrões
Vila Verde 0-5 Correio da Manhã
Sp. Pombal 4-5 Freixieiro
Modicus 2-9 Sporting
Moc. Arrábida 2-7 Famalicense

Classificação

sexta-feira, maio 14, 2004

Paulo Tavares na FJ Antunes

As suspeitas confirmam-se: Paulo Tavares será o treinador da Fundação Jorge Antunes a partir da próxima época. Segundo um comunicado da FJ Antunes a situação ficou definida apenas na quarta-feira. Técnico e clube assinaram um vínculo por trêsn anos.
Os vizelenses partem no próximo dia 26 para a Rússia, para disputar o "V Torneio Primavera Polar", em Urengoi, na Sibéria.

quinta-feira, maio 13, 2004

V Torneio "Primavera Polar"

V Torneio "Primavera Polar" - na Sibéria Ocidental (mais 5 horas do que em Portugal)
Clubes Participantes
Fundação Jorge Antunes
Spartak Moscovo (Rússia)
Caja Segovia FS(Espanha)
Brillante Levinson di Roma (Itália)

Calendário
28 de Maio
18.15. Brillante Roma - Caja Segovia
19.00. Inauguração do torneio
19.30. Spartak de Moscovo - FJ Antunes

29 de Maio
18.00. FJ Antunes - Caja Segovia
19.30. Spartak Moscovo - Brillante Roma

30 de Maio
12.00. FJ Antunes - Brillante Roma
13.30. Caja Segovia - Spartak Moscovo
16.00. Encerramento solene do torneio

Colóquio de futsal

Realizou-se hoje em Rio Maior um colóquio sobre o futsal, no qual tive o prazer de estar presente. A acção foi organizada por um grupo de alunos de Desporto, serviu para abordar algumas questões relacionadas com a modalidade, que está claramente a conquistar cada vez mais público.
O primeiro tema do dia foi "A formação no futsal", apresentado pelo seleccionador nacional, Orlando Duarte, seguindo-se o "Trajecto até internacional", por André Lima, "Diferenças entre os sistemas de jogo 3:1 e 4:0, vantagens e desvantagens", por Paulo Fernandes, e, finalmente, a "Evolução do acompanhamento dos media em relação ao futsal".
No final ficou a certeza de que a modalidade está a despertar cada vez mais curiosidade, mas as duvidas ainda são muitas. Ainda há algumas ideias pré-concebidas que têm necessariamente de desaparecer, para assim se assistir à evolução da modalidade:
- Actualmente já existe formação de futsal em vários clubes. Nem todos os jogadores de futsal são atletas que foram "rejeitados" no futebol. Mas quando o jogador é proveniente do futebol, não quer dizer que não se adapte bem ao futsal.
- Há já clubes a trabalhar como profissionais, como é o caso do Benfica, FJ Antunes, Freixieiro e Sporting. É errado pensar-se que os jogadores trabalham melhor na selecção do que nos clubes, ou que apenas trabalham bem na selecção, já não corresponde muito à realidade.
Estes são apenas alguns exemplos...
De resto, volto a dar os parabéns à organização. Estas iniciativas só favorecem a modalidade.

segunda-feira, maio 10, 2004

FJ Antunes vence Campeonato Distrital de Iniciados - AF Braga

A FJ Antunes venceu na passada 6ª. feira "Os Marretinhas", por 6-4, sagrando-se Campeão Distrital de Iniciados. A equipa orientada pelo técnico Rui Guimarães entrou em campo com uma desvantagem de 2 pontos em relação aos bracarenses, mas nem assim os "miúdos" entraram nervosos, acabando por conquistar os 3 pontos necessários para conquistar o título.

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º - Fundação Jorge Antunes - 12 pontos
2º - "Os Marretinhas" - 11 pontos
3º - Piratas de Creixomil - 9 pontos
4º - Campelos - 1 ponto

MegaFutsal ADFundão

A Associação Desportiva do Fundão está a organizar um torneio de 24 horas de futsal, iniciativa a ter lugar entre 5 e 6 de Junho, no Pavilhão Municipal do Fundão. O torneio terá o número minimo de 16 e máximo de 24 equipas, coinstituidas por 8 a 10 jogadores.
As equipas interessadas em participar nesta iniciativa deverão inscrever-se até ao próximo dia 30. O preço de inscrição é de 10 euros por equipa + 10 euros por cada jogador. Deverá ainda ser entregue um cheque de caução no valor de 100 euros.
Para mais informações contactar:
- Prof. José Luís Mendes - 962536702
- Dr. Ajntónio Angeja - 962311165
- Arménio Coelho - 919492353

Colóquio sobre futsal em Rio Maior

Realiza-se na próxima 5.ªfeira, dia 13 de Maio, um colóquio sobre futsal, organizado por quatro finalistas da Escola Superior de Desporto.
No âmbito do estágio curricular, foi proposto aos alunos a realização de uma actividade de interacção com a comunidade desportiva da região. Sendo que todas as acções organizadas pelos estagiários da escola se direcionaram para a promoção do futebol de 11, quatro estudantes decidiram realizar uma sobre o futsal, modalidade que está a ter um grande incremento de participantes e clubes, nos últimos tempos,nesta região. O objectivo da realização deste colóquio é a divulgação e promoção da modalidade.
O colóquio terá início às 9h30, no Auditório do Centro de Estágio de Rio Maior, com as presenças de: Orlando Duarte (Seleccionador Nacional), Paulo Fernandes (Treinador do Sporting Clube de Portugal), André Lima (Jogador e Capitão da Selecção Nacional e do Sport Lisboa e Benfica) e ainda com os jornalistas Pedro Martins (Jornalista da RTP) e Cláudia Marques (Jornalista do Record).
A organização desta acção de formação está, como foi referido, a cargo de alunos estagiários da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.
As entradas nesta acção são gratuitas.

Programa:

9h30 - Início do Colóquio

9h45 – Prelector Orlando Duarte (Seleccionador Nacional)
Tema: “A Formação no Futsal”

10h30 – Prelector André Lima (Jogador e capitão do S.L.B. e da Selecção
Nacional)
Tema: “Trajecto até internacional”

11h15 – Intervalo para café

11h30 – Prelector Paulo Fernandes (Treinador do S.C.P.)
Tema: “Diferenças entre os sistemas de jogo 3:1 e 4:0.
Suas vantagens e desvantagens".

12h15 – Prelector Pedro Martins (Jornalista R.T.P.)
Tema: “Evolução do acompanhamento dos media em relação ao
futsal”

13h00 – Fim do Colóquio

No final de cada prelecção (30 minutos máximo) haverá 15 minutos de debate,
moderados pela Jornalista do Jornal Record Cláudia Marques.

Com os melhores cumprimentos da Organização, contamos com a vossa presença
Em caso de necessidade, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer
dúvida.

Contactos:
André Gouveia – 934441316 andre_kunha@portugalmail.pt
André Sapata – 938586620 andresapata@portugalmail.com

Sporting é o novo Campeão Nacional

O Sporting sagrou-se ontem campeão nacional, após vencer a FJ Antunes por 5-4, num bom jogo de futsal, disputado por duas das melhores equipas nacionais.
A FJ Antunes adiantou-se no marcador, fazendo por momentos pensar que ainda não era este fim-de-semana que conheciamos o campeão, contudo o Sporting depressa mostrou a sua superioridade e deu a volta ao resultado, chegando aos 4-1. Os visitantes não se deixaram abater por este resultado e mostraram que não vieram a Lisboa passear, dando uma excelente réplica, chegando ao 4-3.(Record)
Em relação ao público, o facto do jogo de futebol da equipa leonina ser disputada no norte do país fazia prever uma maior afluência. O pavilhão não estava cheio, como seria de esperar, num jogo decisivo para o campeonato. Mesmo assim, alguns elementos da Juventude Leonina estiveram presentes e fizeram a festa, dando um apoio muito importante à equipa.
A quatro jornadas do final do campeonato, restam as incertezas nos lugares de descida, sendo que, para além dos já condenados Forte da Casa e Mocidade d'Arrábida, Coimbrões está cada vez mais "aflito". Vila Verde, Alpendorada e Correio da Manhã também estão em perigo de despromoção.

27.ª Jornada - I Divisão
Mocidade d'Arrábida - Famalicense
Benfica - Boavista
Modicus - Sporting
FJ Antunes - Sassoeiros
Alpendorada - SL Olivais
Sp. Pombal - Freixieiro
Forte da Casa - Coimbrões
Vila Verde - Correio da Manhã

Resultados I Divisão - 26.ª jornada
Classificação I Divisão

II Divisão Nacional

Este fim-de-semana disputou-se a última jornada da II Divisão. A UTAD já sabia há algumas semanas da sua promoção à I Divisão, a quem ontem se juntou o AMSAC.

Resultados II Divisão A - 30.ª jornada
Classificação - Série A

Resultados II Divisão B - 30.ª jornada
Classificação - Série B

sábado, maio 08, 2004

Processo Berto "reaberto"

O Grupo Desportivo Fundação Jorge Antunes recebeu na 5.ª feira uma nota de culpa do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, relativa ao processo relacionado com o guarda-redes Berto, que o clube julgava encerrado.
Este caso remonta a Novembro. Por lapso da AF Braga a FPF não recebeu o documento de desvinculação do guardião do seu clube anterior, o Moc. Arrábida. O organismo federativo entendeu que houve uma utilização irregular do atleta por parte dos vizelenses, instaurando um processo disciplinar. A AF Braga defendeu o clube, assumindo o erro e aparentemente a situação terá ficado resolvida.
A FJ Antunes já respondeu à nota de culpa, incorrendo agora numa pena de derrota em três jogos, que corresponde a 5 pontos, que poderão mexer com as contas das descidas de Divisão.
Mais do que a questão disciplinar, este caso volta a mostrar como o futsal está esquecido no seio da FPF. Poder-se-à admitir que um problema de Novembro seja retomado apenas em Maio?

sexta-feira, maio 07, 2004

Comunicado Oficial do GROB

O GROB entregou nos prazos da lei o Recurso à decisão do Conselho de Disciplina que nos retirou três pontos, por alegada irregularidade na inscrição do Jogador Kiko.
Agora esperamos que a decisão do CD da FPF não seja tomada e comunicada aos clubes depois do Campeonato terminar, está muita coisa em jogo, como a programação e o planeamento da próxima época a formação do plantel e contratos com patrocinadores.
Aguardamos uma decisão justa.
Ganhámos esses três pontos no campo lealmente e como cremos que a razão nos assiste lutaremos por eles até ao fim, a equipa merece que façamos isso e o clube também.

Como já é sabido nos meios do Futsal o GROB cedeu os direitos desportivos desta modalidade ao Odivelas Futebol Clube a contar já para a próxima Época Desportiva, também por este facto se aguarda resposta rápida ao Recurso.
A cessão dos direitos desportivos do GROB para o Odivelas FC já mereceu algumas notícias, que agradecemos, contudo continham pequenas incorrecções que queremos rectificar
- Toda a estrutura actual do Futsal do GROB passa para o Odivelas Futebol Clube, reportando directamente ao Presidente, a saber:
Responsável Máximo da Secção de Futsal – Francisco Magarreiro
Director Desportivo – João Madeira
Outros Directores – Eduardo Gama, Paula Pereira, Adriano Cabral, Pedro Alves (Pepe) e André Alves.
- Esta cedência de direitos desportivos só foi possível graças à visão e boa vontade dos presidentes dos dois clubes.
Em primeiro lugar do Presidente do GROB, Francisco Magarreiro, que cede a sua querida modalidade, a menina dos seus olhos, que tanto acarinhou e apoiou ao longo de tantos anos, para que ela possa continuar no Conselho de Odivelas ao mais alto nível. Grande coração. Obrigado Presidente!
Em segundo lugar pela imediata e total disponibilidade do Presidente do Odivelas Futebol Clube, Humberto Fraga que abraçou este projecto desde o primeiro minuto, envolvendo-se pessoalmente nele e promovendo a sua aceitação dentro do clube. Obrigado Presidente.
A ambos estamos muito gratos e tudo faremos para vos dar uma alegria já neste fim de semana.

João Madeira – Director Desportivo GROB Futsal

quinta-feira, maio 06, 2004

Fim-de-semana futsalístico

Campeonato Nacional da I Divisão - 26.ª Jornada
Sábado
Sassoeiros - Alpendorada - Pavilhão de Sassoeiros - 15h00
Famalicense - Benfica - Pavilhão Municipal de Famalicão - 15h30
Boavista - Modicus - Pavilhão Rosa Mota - 16h00
Coimbrões - Vila Verde - Parque Vila Matos - 16h00
Correio da Manhã - Mocidade Arrábida - Pavilhão Paz e Amizade - 16h00
SL Olivais - SP. Pombal - Pavilhão de Casal Vistoso - 18h00
Freixieiro - Forte da Casa - Pavilhão de Freixieiro - 18h30
Domingo
Sporting - FJ Antunes - Pavilhão Paz e Amizade - 15h00

Classificação


Campeonato Nacional da II Divisão - 30.ª Jornada
Série A
UTAD - Sp. Braga
Rio Ave - Paredes
Antas - Lameirinhas
Novasemente - Miramar
O Amanhã da Criança - Nogueiró
Monte Pedras - Gafanha
Campanhã - Junqueira
Universidade do Minho - Pioneiros

Classificação - Série A

Série B
Bairro 25 Abril - Santos Venda Nova
Técnico - Portela
Bidoeirense - AMSAC
Atlético - NS Leiria
CME - Real
GROB - Boa Esperança
Castelo - Moinho Juventude
Piedense - Santa Susana e Pobral

Classificação - Série B

Resultados da I e II divisões do Campeonato Nacional

Resultados I Divisão - 25.ª jornada
Classificação I Divisão

Resultados II Divisão A - 29.ª jornada
Resultados II Divisão B - 29.ª jornada

Campeonato Distrital de Iniciados - AF Braga

Esta sexta-feira às 21.30 Horas, no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Vizela, conhece-se o Campeão Distrital de Iniciados da Associação de Futebol de Braga. O G.D. Fundação Jorge Antunes (2º Classificado) recebe a A.C.R. "Os Marretinhas (1º Classificado), separados por apenas dois pontos de diferença.

Classificação Geral:
1º A.C.R. "Os Marretinhas" 11 pontos
2º Fundação Jorge Antunes 9 pontos
3º F.C. Piratas de Creixomil 5 pontos
4º C.S.R.C. Campelos 1 ponto

terça-feira, maio 04, 2004

"Final-four" da Taça de Portugal

Realizou-se ontem o sorteio das duas meias-finais da "final-four" da Taça de Portugal, que se realiza nos próximos dias 29 e 30 em Castro Marim, no Algarve. Assim, no dia 29 realizam-se os seguintes jogos: Sassoeiros - Vila Verde (17 horas) e SL Olivais - Freixieiro (19 horas). Esta é a 7.ª edição da Taça de Portugal, que terá um vencedor inédito.

Histórico da "final four" da Taça de Portugal
(a negrito equipa vencedora)
1997/1998
Miramar
Sporting
Atlético
Recordação Apolo

1998/1999
Instituto D. João V
Vila Verde
Miramar
Atlético

1999/2000
Correio da Manhã
Freixieiro
Joarte
Sporting

2000/2001
F. J. Antunes
Instituto D. João V
Freixieiro
Leião

2001/2002
F. J. Antunes
Sporting
Instituto D. João V
Freixieiro

2002/2003
Benfica
Freixieiro
Coimbrões
Sassoeiros

domingo, maio 02, 2004

Carta aberta de Manuel Pina

Datado de 13/04/04, a FPF distribui o Comunicado Oficial nº 370, que entre outros artigos, versava dois pontos, que considero importantes para a MODALIDADE DE FUTSAL – para mim é modalidade e não variante – que considero merecedora de atenção de todos os interessados no futsal e que demonstra, uma vez mais, a necessidade de criação de um departamento (no interior da FPF) exclusivamente para a modalidade. Analisemos ambos os pontos:

1. - Play offs
Começo por informar que sou contra este género de decisão de provas, pois defendo que um campeão deve ser decido pelo conjunto de jogos durante oito/nove meses em que uma equipa demonstra a sua regularidade e não por uma tarde de azar que pode terminar com todo um trabalho de meses. Meus amigos, alguém duvida que seria uma injustiça que o Sporting este ano não fosse campeão? – isso poderia acontecer se o titulo fosse decidido em play off.
Esta é a minha opinião e aceito a opinião da maioria que acha muito bom para a Modalidade a inclusão dos play off, esperando grandes resultados (materiais) e grandes espectáculos, nos últimos jogos. Esperemos que sim!
Mas se aceito isto, não posso aceitar a forma como eles irão ser disputados!
Como determinado pela FPF (alguém perguntou aos clubes?) a equipa classificada em pior lugar, terá direito a jogar primeiro em casa!!! Podendo ter a sorte de conseguir um resultado surpresa e poder no segundo jogo, apostar numa defesa porfiada e conseguir a eliminação de uma equipa mais forte! Não seria mais desportista a forma de disputa – aceite em todas as modalidades – em que se dá o direito à equipa melhor classificada, na primeira fase – a mais regular – a sair na frente para a eliminatória ?
Quanto aos Play out, diz o Comunicado Oficial que serão disputados a uma volta. Qual o critério de escolha do terreno de jogo? Sempre em Lisboa (Estádio Nacional?) A meio do caminho? (quem determina o meio do caminho?) ou em casa do pior classificado?
Que acham sobre isto, caros amigos?


2. - Treinadores de nível III
O mesmo Comunicado Oficial, determina que a partir da próxima época, só podem exercer actividade numa equipa de I Divisão treinadores com o nivel III – subentende-se que se pode dar um pouco a volta ao texto (se quiserem eu explico posteriormente) utilizando uma “chico espertice” no qual os portugueses, são bons), mas no essencial o que conta é a primeira determinação.
Mas como todos sabemos, a FPF nunca realizou um curso de nível III – e só ela pode realizar – então como podem exigir essas habilitações? Dir-me-ão que há treinadores com esse nível, ao que eu respondo afirmativamente, mas todos ele foram alvos de atribuição de equivalências dadas pela Federação. Sem discutir critérios (até porque não sou treinador) sem de casos bizarros de recusa e atribuição dessa equivalências, que o melhor é ficarmos por aqui...
O que me interessa é que ninguém pode impor ao meu Clube – ou qualquer outro- a obrigação de procurar um desses treinadores ou impedir a continuação – ou contratação – de um treinador sem esse nível.
Para mim o assunto é pacifico, a FPF tem duas formas de solucionar o problema.
- O primeiro, mandar adiar a entrada em vigor da determinação publicada no comunicado, para data posterior à realização de um curso Federativo de nível III.
- Ou realiza um curso de nível III (em qualquer ponto do país) ordenando que as Associações realizem antes cursos de nível inferior e assim coloca todos os treinadores, em pé de igualdade – não é verdade, pois uns terão que pagar e outros não pagaram.
Os clubes não podem ser vítimas de decisões tomadas em cima do joelho! Agora, não dar cursos e obrigar os treinadores a tê-lo é no mínimo espantoso...

Chamo a atenção, para a falta de sensibilidade da realidade de Futsal que tiveram os dirigentes votaram tal proposta (quem a apresentou?) e incluo a Associação de Treinadores de Futebol, que demonstrou não estar actualizada na realidade da Modalidade
Caros amigos, eu penso assim! E Vocês, o que pensam?

Um abraço!
Manuel Pina
(Director-Geral G.D. Fundação Jorge Antunes)

Momento de mudança no nosso futsal?

A UEFA Futsal Cup foi mais uma vez para Espanha. O Benfica representou da melhor maneira possível o futsal português na Europa, conseguindo o feito de ser a primeira qeuipa portuguesa a vencer uma espanhola, algo que nem a selecção nacional conseguiu.
Depois do empate da nossa selecção ante a congénere espanhola no Europeu de 2003, esta vitória do Benfica ao Boomerang Interviú é a prova de que o nosso futsal está a evoluir da melhor maneira e está cada vez mais próximo dos melhores do mundo. O fosso existente entre o nosso país e a super potência espanhola começa a dissipar-se.
Não há duvida que o novo campeão europeu veio para o Pavilhão n.º1 do Estádio da Luz com uma tranquila vantagem de 3 golos, que soube gerir da melhor forma, acelerando quando necessário e marcando quando precisou, mas não se pode tirar o mérito ao Benfica. Os encarnados lutaram mano-a-mano, não mostraram medo perante tão poderoso adversário e exibiram um futsal de luxo.
Depois do jogo que assiti ontem, perante aquela qualidade, garra e ambição, fico optimista em relação ao futuro da modalidade no nosso país. Terá o benfica dado o passo de gigante que faltava a Portugal?
Será desta que o futsal vai ganhar a expressão e ó respeito que merece?

sábado, maio 01, 2004

VIPS no Benfica-Boomerang Interviú

Um jogo da qualidade de um Benfica-Boomerang Interviú é motivo mais do que suficiente para atrair individualidades do desporto, e em especial do futsal, ao palco do evento.
Assim, fizeram questão de marcar presença no Pavilhão da Luz o seleccionador nacional Orlando Duarte, o seu congénere espanhol Javier Lozano Cid, o presidente da Federação Espanhola de Futebol, o vice-presidente da AF Lisboa Carlos Ávila, António Laranjo (Director do Euro'2004), o presidente do SL Benfica Luís Filipe Vieira, acompanhado pelos vice-presidentes Fernando Tavares (modalidades), Mário Dias (património) e Rui Cunha (área financeira), o treinador José Louçã, alguns dirigentes da UEFA, entre outras individualidades.

E da Luz se fez um Inferno

O ambiente na final da UEFA Futsal Cup foi verdadeiramente infernal. Centenas de elementos dos No Name Boys e outros tantos adeptos vestiram de vermelho e branco as bancadas do Pavilhão n.º1 do Estádio da Luz. Apenas num pequeno canto se via uma mancha verde, que acabou por fazer a festa no final dos 40 minutos.
Foi de facto um ambiente de festa e grande encorajamento. Os adeptos deram sempre muita força aos jogadores, mesmo quando a equipa estava em desvantagem. O resultado viu-se: o conjunto nunca se deixou abater e acreditou sempre na vitória, encarando de frente o adversário, sem mostrar medo.
O Boomerang Interviú acabou por por ser apanhado de surpresa pelo ambiente que se vivia no pavilhão, denotando-se mesmo alguma pressão. Exemplo disso foi o jogo duro e algo intranquilo que apresentaram durante alguns minutos da primeira parte, em que nem parecia que tinham a vantagem de 3 golos.
O treinador dos visitantes, Jesús Candelas, não poupou elogios à claque encarnada, que considerou um factor fundamental para que o Benfica acreditasse na reviravolta.