sexta-feira, abril 30, 2004

Fim-de-semana futsalístico

Campeonato Nacional da I Divisão - 25.ª Jornada
Sábado
FJ Antunes - Boavista - Pav. Mun. Vizela - 15h00
Alpendorada - Sporting - Esc. Sec. C+S Alpendorada - 16h00
Correio da Manhã - Coimbrões - Pav. Paz e Amizade (Loures) - 16h00
Forte da Casa - SL Olivais - Pav. Mun. Forte da Casa - 17h00
Vila Verde - Freixieiro - Pav. Vila Verde - 17h00
Modicus - Famalicense - 21h30
Domingo
SP. Pombal - Sassoeiros - Pav. Inst. D. João V (Louriçal) - 18h30
5.ª Feira
Moc. Arrábida - Benfica - Pav. Rosa Mota - 21h30

II Divisão - Série A
II Divisão - Série B

quinta-feira, abril 29, 2004

Portuguesas são as maiores

Não é apenas no futsal masculino que Portugal tem estado em destaque. A selecção nacional A feminina venceu o II Torneio Internacional de Futsal, que decorreu em Rio Maior entre 23 e 25 de Abril, deixando bem claro que a modalidade está a evoluir no nosso país em todas as frentes.

Resultados:
Espanha 16-1 Rússia (dia 23 - sexta-feira)
PORTUGAL 17-1 Rússia (dia 24 - sábado)
PORTUGAL 3-3 Espanha (dia 25 - domingo)

Classificação
1.º - PORTUGAL
2.º - Espanha
3.º - Rússia

Sensibilidade e Bom Senso....

"O tipo de linguagem que li em alguns comentários à derrota do S.L.Benfica é vergonhoso. Acho que para o teu bem deves cortar esse tipo de comentários porque quem fica mal és tu.
Nas competições internacionais devemos ser todos portugueses e para o futsal quanto mais titulos nós ganharmos mais fortes estaremos.
Será que esses anormais não querem ter um campeonato forte?
Todos temos a ganhar com isso.
Parece que aproveitam do teu site para lavar roupa suja e ainda por cima não se indentificam, isso em Vizela chama-se COBARDIA."
José Antunes (presidente da FJ Antunes)

Este comentário fez-me pensar muito...
Quando cheguei ao mundo do futsal pareceu-me estar a entrar num meio diferente do futebol, sem fanatismos exacerbados, com fair-play e respeito pelo próximo.
Fiquei por isso muito desiludida com aquilo que li, mas ao mesmo tempo baralhada, pois não entendi bem se alguns dos "ódios" que senti são mesmo no futsal ou se são reflexo do que se passa no "desporto Rei".
É de facto pouco inteligente que numa situação como a UEFA Futsal Cup as clubites agudas e mesquinhas não deixem as pessoas ver o que é um bem para todos.
Não há duvidas que em caso de vitória nesta liga de campeões o Benfica é o mais beneficiado, mas o futsal português também tem muito a ganhar. O jogo que se disputa sábado é muito mais do que um Benfica-Boomerang, é quase que um Portugal-Espanha.
É com participações nas provas internacionais, e se possível com vitórias, que o nosso futsal ganha outro respeito e visibilidade. O Benfica está a mostrar aquilo que o Sporting tão bem mostrou há dois anos atrás: o nosso futsal está a crescer a olhos vistos e as diferenças entre a modalidade praticada aqui e, por exemplo, em Espanha são cada vez menores. Somos de facto bons e devemos ter orgulho em que alguém o mostre, nem que seja o adversário de todos os fins-de-semana. Afinal ali não estamos a disputar pontos com eles, antes pelo contrário, só temos mais alguns a ganhar...
De resto, pouco mais tenho a acrescentar às palavras escritas pelo presidente da FJ Antunes, que são um excelente exemplo de desportivismo e bom senso.
Aproveito para deixar aqui algumas questões para debate.
Poderá o futsal português evoluir enquanto cada um olhar apenas para o seu umbigo?
Sem evolução das mentalidades poderá o nosso futsal ganhar outro espaço, a nivel nacional e internacional?

terça-feira, abril 27, 2004

Toni mais dois anos na Fundação Jorge Antunes

O guarda-redes internacional português Toni renovou por mais duas temporadas com a Fundação Jorge Antunes. Após uma reunião sem resultados, atleta e clube chegaram finalmente a acordo na tarde de ontem.
A possibilidade do guardião abandonar o clube de Vizela chegou a ser avançada, falando-se mesmo de alguns clubes portugueses e espanhóis interessados nos seus serviços.

domingo, abril 25, 2004

5.ª Eliminatória da Taça de Portugal

Foram ontem conhecidos três dos quatro finalistas da Taça de Portugal, numa ronda onde se destacam as eliminações do Sporting e do Boavista.
O Freixieiro voltou a vencer o Sporting no seu pavilhão, pela segunda vez nesta temporada. A equipa orientada por Joaquim Brito mostrou sempre muita determinação e calma nos momentos cruciais. Ao intervalo o conjunto da casa vencia por 2-0, sendo que os "leões" alcançaram o empate apenas a 45 segundos do fim do tempo regulamentar, o que levou o jogo para prolongamento.
Neste período os matosinhenses voltaram a mostrar-se muito fortes, mas também beneficiaram da expulsão aparentemente incorrecta de João Benedito (a dupla de arbitragem entendeu que o guardião defendeu com o braço fora da área, quando na imagem televisiva parece que tal não aconteceu).
Tal como o Freixieiro, Sassoeiros e Vila Verde estarão nos próximos dias 29 e 30 a disputar a final-four da Taça, em Castro Marim, no Algarve. SL Olivais venceu o Belenenses na tarde de domingo,grantindo a presença no evento.

RESULTADOS:
Freixieiro 5–3 (A.P.) Sporting
Vila Verde 3–2 Boavista
Sassoeiros 6–4 Moinho Juventude
SL Olivais 2-1 (A.P.) Belenenses

sábado, abril 24, 2004

O fim do sonho?

O Benfica perdeu por 4-1 na primeira-mão da final da UEFA Futsal Cup.
O Boomerang Interviú entrou muito forte em campo e em apenas dois minutos resolveu a partida. As falhas de marcação acabaram por ser fatais para os encarnados, que aos 4 minutos já perdiam por 3-0. No primeiro tempo o Benfica deu muitos erros a nível defensivo, problemas que não podem acontecer perante uma equipa do nível do campeão espanhol, que apresentou um conjunto muito forte, com boa troca de bola, eficácia e um futsal com muita precisão e objectividade.
No segundo tempo os encarnados entraram mais determinados e com mais raça, mas nem assim conseguiram virar o resultado. Os golos falhados foram muitos, com várias bolas de Pedro Costa, Arnaldo ou Ricardinho a não entrar por pouco, muito por mérito do guarda-redes Luis Amado, que esteve ao seu melhor nível. De qualquer forma, ficou bem visível a atitude do campeão nacional, que apesar da desvantagem demonstrou não temer o adversário, conseguindo mesmo dar um certo equilíbrio à partida.
Nesta primeira-mão destaque positivo para as exibições de Lukaian, Arnaldo e Zé Carlos, que apesar de ter sofrido 4 golos evitou que a vantagem dos espanhóis tivesse sido ainda mais dilatada. Por outro lado, um dos aspectos menos positivos deste Benfica acabou por ser o azar de ter André Lima com problemas num joelho, o que não o deixou apresentar-se na melhor forma.
Para a segunda volta, no próximo sábado, o Benfica tem de marcar mais quatro golos que o adversário, tarefa que não se adivinha fácil, contudo não é impossível.

sexta-feira, abril 23, 2004

Jogos quase em simultâneo

RTP1 e Sport TV dão amanhã um destaque especial ao futsal.
O canal de televisão estatal vai transmitir em directo a 1.ª mão da final da UEFA Futsal Cup, entre o Boomerang Interviú e o Benfica, às 16 horas. Apenas uma hora mais tarde o canal de desporto da TV Cabo dá o jogo da 5.ª eliminatória da Taça de Portugal, entre Freixieiro e Sporting.
Apesar de ser uma excelente notícia para todos os amantes do futsal, parece que poderia ter-se feito um melhor acerto nas horas. Um jogo de futsal dura em média 1h30, pelo que o jogo dos encarnados deverá acabar às 17h30, isto é, 30 minutos depois do início da partida disputada no "Choradinho". ´
Com tudo isto, o telespectador tem duas opções: ou faz zapping constantes ou então é forçado a perder o fim de um ou o início do outro jogo.
Esperemos que numa próxima vez haja mais cuidado...

Taça de Portugal - 5.ª Eliminatória

Disputam-se amanhã e depois os jogos da 5.ª Eliminatória da Taça de Portugal, que vai apurar os clubes que marcarão presença na final-four, que se realiza nos dias 29 e 30 de Maio em Castro Marim.
Os encontros deste fim-de-semana são:

SÁBADO
15h00 - Sassoeiros - Moinho da Juventude - Pavilhão de Sassoeiros
17h00 - Freixieiro - Sporting - Pavilhão de Freixieiro (Perafita) - Directo na Sport TV
19h00 - Vila Verde - Boavista - Pavilhão do Vila Verde

DOMINGO
17h30 - SL Olivais - Belenenses - Pavilhão de Casal Vistoso

quinta-feira, abril 22, 2004

Operação UEFA Futsal Cup - Dia 1

Tal como previsto, a comitiva encarnada partiu hoje rumo a Madrid, onde vai disputar primeira mão da final da UEFA Futsal Cup, ante o Boomeranmg Interviú, no próximo sábado, às 17 horas (16 horas em Portugal Continental). O jogo tem transmissão em directo na RTP1.
A chegada a Madrid deu-se cerca das 13h30 locais, partindo de seguida para Torrejon de Ardóz, uma zona industrial nas redondezas da capital espanhola. Ao contrário do previsto, não houve qualquer sessão de trabalho esta tarde, já que os atletas estavam cansados da viagem. Mesmo assim, houve tempo e forças para ir visitar o grande palco: o Polideportivo Municipal Parque Corredor.
Depois do jantar toda a equipa recolheu aos quartos, pois amanhã o despertar é cedo. O treinador Alípio Matos marcou dois treinos para a véspera do grande embate, às 11h00 e às 17h00, hora local.

A COMITIVA
Armindo Cordeiro – Presidente da Secção de Futsal
Luís Moreira – Director Geral
José Manuel Leite – Director Desportivo
Rui Pedro Brás – Director de Marketing
Dr. Mário Viegas – Director de modalidades do SL Benfica

Alípio Matos – Treinador Principal
Roger – Treinador Adjunto
Pedro Henriques – Treinador de Guarda-redes
Cláudio Marques – Massagista e Fisioterapeuta
Pedro Wilkinson – Massagista
Dr. Gonçalves Ferreira – Médico
António Aragão – Técnico de Equipamentos
Orlando – Técnico de Equipamentos

André Campos
André Lima
Arnaldo
Bruno Tavares
Chico
Lukaian
Majó
Miguel Almeida
Pedro Costa
Ricardinho
Rogério Vilela
Ruizinho
Welber
Zé Maria
José Carlos

terça-feira, abril 20, 2004

Operação "Apito Dourado"

A operação "Apito Dourado", que levou hoje à detenção de algumas figuras do futebol nacional, por alegado tráfico de influências na arbitragem, relançou a suspeita sobre o trabalho dos árbitros em Portugal, não só no "desporto Rei".
Com este novo "caso" do futebol português, relembrei-me de algumas acusações recentes que surgiram no seio do futsal.
No dia 14 de Fevereiro o Modicus recebeu o Freixieiro, que acabou por vencer por 10-9. Mais do que os três pontos, os matosinhenses perderam três importantes jogadores para o encontro da jornada seguinte, ante o Benfica: Formiga, Miguel Mota e Catatau. Os dirigentes do Freixieiro não pouparam críticas ao trabalho da dupla de arbitragem, pondo em causa o seu trabalho. A revolta levou mesmo a que o clube fizesse um comunicado, demonstrando a sua indignação. (ver Record e Freixieiro)
Mais de um mês depois, a 27 de Março, é o Benfica que critica a arbitragem do jogo contra o Sp. Pombal, que os encarnados venceram por 5-3. O campeão nacional considera que foi vitima de "qualquer coisa organizada", considerando que o trabalho dos juizes foi incorrecto e visou prejudicar a equipa, desrespeitando o trabalho dos jogadores e estragando o espectáculo. (ver Record e Futsal Benfica)
Estes são apenas dois exempos, que dão que pensar. Estará o futsal português a precisar de uma operação "Apito Dourado" ou tudo isto não passa de criticas infundadas e sem qualquer justificação?
Aguardo comentários...

segunda-feira, abril 19, 2004

Sporting cada vez mais campeão

Foi com uma exibição de luxo que o Sporting venceu o Sp. Pombal por 5-1, ficando cada vez mais próximo do título nacional. (ver Record)
O Benfica foi mais uma vez demolidor na sua nova casa, goleando o Modicus, por 7-1. (ver Record) A confirmação da perda dos sete pontos não enervou a equipa, que esteve serena, concentrada e soube poupar esforços para o próximo encontro, sábado, ente o Boomerang Interviú, a contar para a primeira mão da final da Uefa Futsal Cup.
O Freixieiro, sem o guarda-redes Sandro e a jogar de forma a não perder mais nenhum jogador para o jogo da Taça de Portugal, ante o Sporting, conseguiu somar mais três pontos, após uma vitória por 6-5 ante o Correio da Manhã.
A FJ Antunes regressou às vitórias, frente ao Famalicense, por 3-1, naquele que foi o último encontro do conjunto sob o comando de Gil. O Boavista fechou a ronda no domingo, com uma dilatada vitória (7-1) sobre o Alpendorada.

Na próxima semana disputa-se a 5.ª eliminatória da Taça de Portugal e a 1.ª mão da final da UEFA Futsal Cup.


Resultados I Divisão
Classificação I Divisão

Resultados II Divisão A
Resultados II Divisão B

Resultados III Divisão A
Resultados III Divisão B
Resultados III Divisão C

sexta-feira, abril 16, 2004

Benfica perde recurso

O Benfica perdeu o recurso que apresentou no Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, referente aos sete pontos que lhe foram retirados pelo Conselho de Disciplina do mesmo organismo. O caso remonta ao final do ano passado, quando o então técnico-adjunto João Pinto esteve sentado no banco de suplentes, numa altura em que estava a cumprir castigo. A punição foi referente a três jogos: Alpendorada (7.ª jornada), Fundação Jorge Antunes (8.ª jornada) e Modicus (9.ª jornada).
Confirma-se assim a liderança cada vez mais tranquila do Sporting, que a apenas sete jornadas do fim do campeonato está isolado com uma vantagem de 13 pontos sobre o vice-líder, o Benfica.
Os dirigentes encarnados não teceram grandes comentários sobre esta questão, com o director-geral, Luís Moreira, a referir apenas que a posição oficial do clube será apresentada em breve.
Mais uma vez, e tal como na fase inicial do processo, a decisão foi tornada pública antes do anuncio oficial por parte da Federação Portuguesa de Futebol...

Fim-de-semana futsalístico

Campeonato Nacional da I Divisão - 24.ª Jornada
SábadoSassoeiros-Forte da Casa - Pav. Sassoeiros - 15.00
Famalicense-FJ Antunes - Pav. Mun. Famalicão - 15.30
Benfica-Modicus - Pav. Nº 1 da Luz - 16.00
Sporting-Sp. Pombal - Pav. Paz e Amizade (Loures) - 17.00 (Directo :2)
Freixieiro-C. Manhã - Pav. Freixieiro - 18.30
SL Olivais-Vila Verde - Pav. Casal Vistoso (Olaias) - 21.00
Coimbrões-Moc. Arrábida - Pav. Mun. Gaia - 21.00
Domingo
Boavista-Alpendorada - Pav. Infante Sagres - 15.30

II Divisão - Série A
II Divisão - Série B
III Divisão - Série A
III Divisão - Série B
III Divisão - Série C

quinta-feira, abril 15, 2004

Selecção Nacional A - Feminina

Foi ontem divulgada a convocatória da Selecção Nacional A de futsal feminino para o Torneio Internacional de Rio Maior, que será disputado entre 21 e 25 de Abril, com Rússia e Espanha.
As eleitas do seleccionador Carlos Silva são: Mara Vieira (Avintenses), Marlene Laundos (Guilhabreu), Maria João Cruz (Nogueiró), Rute Duarte (Estrela do Zêzere), Sónia Coelho (Gondomar), Rita Martins (Novos Talentos), Catarina Câncels, Marisa Lima, Marta Ramalho e Sílvia Valoroso (Del Negro), Rosália Coelho (Escolas Arreigada) e Carla Marques (V. Setúbal).

quarta-feira, abril 14, 2004

Alterações ao regulamento das provas oficiais

A Federação Portuguesa de Futebol anunciou, em comunicado oficial, as alterações ao regulamento de provas oficiais de futsal, que entrarão em vigor na próxima temporada.
Comunicado Oficial n.º 370

terça-feira, abril 13, 2004

Belenenses na II Divisão

O Belenenses já está na II Divisão, ao vencer o grupo C da III Divisão. O feito mereceu uma homenagem por parte da Direcção do clube, que pretende agradecer aos atletas que estão a elevar o nome do clube em mais uma modalidade. A juntar a esta promoção, o conjunto está na 5.ª eliminatória da Taça de Portugal.
Da mesma série do Belenenses sairá mais um clube, que vai disputar uma liguilha, cujo vencedor ascenderá de divisão. V. Setúbal e Marinhais, separados por apenas um ponto, são os candidatos, defrontando-se sábado, pelas 16 horas.

segunda-feira, abril 12, 2004

Captações de Iniciados na FJ Antunes

O Departamento Juvenil do Grupo Desportivo Fundação Jorge Antunes vai promover captações de Iniciados (masculinos) para a próxima temporada. Os interessados, nascidos em 1990 e 1991, devem dirigir-se ao pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Vizela na próxima 5.ª feira, dia 15 de Abril, pelas 18h30.

Renovações no futsal português

O Freixieiro já garantiu, na semana passada, a permanência de três atletas no clube: Catatau, por mais um ano, Miguel Mota, por duas temporadas e Formiga, mais três épocas. (ver Freixieiro)
A FJ Antunes também renovou contrato com um internacional português, o fixo Sérgio Júnior, que prolongou o vínculo por mais duas temporadas. (ver Record)

Inter-Associações sub-16: Porto vence torneio

Setúbal 7-0 Santarém (Grupo A)
Lisboa 4-3 Braga (Grupo A)
Bragança 7-3 Algarve (Grupo B)
Leiria 1-5 Porto (Grupo B)
Aveiro 0-3 Castelo Branco (Grupo C)
Santarém 2-4 Braga (Grupo A)
Lisboa 0-5 Setúbal (Grupo A)
Algarve 1-4 Porto (Grupo B)
Leiria 5-1 Bragança (Grupo B)
Castelo Branco 0-1 Coimbra (Grupo C)

9º e 10º Lugares: Algarve 1-0 Bragança
7º e 8º Lugares: Aveiro 1-2 Braga
5º e 6º Lugares: Leiria 1-0 Lisboa

Meia-Final: Setúbal 3-1 Castelo Branco
Meia-Final: Coimbra 0-5 Porto

3º e 4º Lugares: Castelo Branco 3-1Coimbra
FINAL: Setúbal 0-4 Porto

domingo, abril 11, 2004

Páscoa amarga para a FJ Antunes

A 23.ª Jornada da I Divisão marca o regresso dos encarnados à segunda posição na tabela classificativa. Em jogo antecipado, disputado na sexta-feira, o campeão nacional venceu a Fundação Jorge Antunes por 2-1, ultrapassando os vizelenses, até ao momento vice-lideres.
O encontro adivinhava-se emotivo e bem disputado, mas acabou por não ser um grande jogo de futsal, já que o Benfica nem precisou esforçar-se muito para vencer uma formação que esteve irreconhecível, face ao que apresentou há alguns meses atrás.
Maus passes de bola, uma defesa adormecida e um certo individualismo, foram algumas das falhas que testemunharam o mau momento que a FJ Antunes está a atravessar. Não fora a má pontaria dos encarnados e a vantagem poderia ter sido bem mais dilatada.
A resultado acabou por ser mais do que justificado, já que os três pontos foram para a equipa que mostrou mais vontade de vencer.

Nos restantes encontros, o Sporting somou uma vitória difícil em Forte da Casa, com a equipa local a fazer os “leões” suar para conseguirem consolidar a liderança.
O Freixieiro também venceu o Coimbrões, por 3-1 (ver Record), mantendo-se na quarta posição, a apenas um ponto do quinto classificado, o Boavista. Os axadrezados bateram o Sp. Pombal por 6-5, num encontro em que o guarda-redes Vítor Hugo, que substituiu o lesionado Alex, marcou dois golos.
A 23.ª Jornada encerra apenas na 4.ª feira, com o Vila Verde-Sassoeiros, disputado a partir das 21 horas.
A apenas sete jornadas do fim, Forte da Casa e Mocidade da Arrábida parecem já ter os seus destinos escritos, sendo que é quase certo o regresso à II Divisão. Correio da Manhã e Coimbrões também correm o mesmo risco. A vitória do Alpendorada por 4-0, ante o Famalicense pouco aliviou a equipa, que ainda assim corre perigo de despromoção.

24.ª Jornada (17 de Abril)
Benfica - Modicus
Famalicense - FJ Antunes
Boavista - Alpendorada
Sporting - Sp. Pombal
Sassoeiros - Forte da Casa
SL Olivais - Vila Verde
Freixieiro - Correio da Manhã
Coimbrões - Moc. Arrábida


Resultados I Divisão
Classificação I Divisão

Resultados II Divisão A
Resultados II Divisão B

Resultados III Divisão A
Resultados III Divisão B
Resultados III Divisão C

quinta-feira, abril 08, 2004

FJ Antunes-Benfica

O jogo grande da próxima jornada disputa-se já amanhã, entre a Fundação Jorge Antunes e o Benfica, a partir das 19 horas, com transmissão em directo na Sport TV. os grandes ausentes do jogo serão Toni, Pedro Ferreira e Mário Jorge (lesionados) e Paulo Leite (opção técnica), por parte dos vizelenses e Ricardinho (opção técnica) no lado dos encarnados.
O encontro será apitado pela dupla portuense Joaquim Bonifácio e António Tavares.

Benfica faz contratos vitalícios

André Lima, Arnaldo Pereira, Pedro Costa e Zé Maria renovaram pelo Benfica até ao final das suas carreiras. A Direcção da secção de futsal garantiu que estes foram apenas os quatro primeiros, sendo que estão a tentar acordo com outros jogadores para assinarem o mesmo vínculo.
Em declarações ao site oficial do Futsal Benfica, todos os jogadores mostraram evidente satisfação pelo sucedido, afirmando que nunca esteve em questão a permanência do clube da Luz.

quarta-feira, abril 07, 2004

Torneio Inter-Associações sub-16

Começou hoje, em Fátima, o Torneio Inter-Associações de Futsal Masculino de sub-16. A prova é disputada até ao próximo sábado, pelas selecções de 11 distritos:
Grupo A
Braga
Lisboa
Santarém
Setúbal

Grupo B
Algarve
Bragança
Leiria
Porto

Grupo C
Aveiro
Castelo Branco
Coimbra

Resultados de hoje:
Santarém 0-3 Lisboa
Setúbal 3-1 Braga
Algarve 0-1 Leiria
Bragança 0-9 Porto
Coimbra 2-2 Aveiro

Programa:
Hoje
Setúbal - Santarém - 09h00, Pavilhão do CEF
Lisboa - Braga - 09h00, Pavilhão de Riachos
Bragança - Algarve - 10h15, Pavilhão do CEF
Leiria - Porto - 10h15, Pavilhão de Riachos
Aveiro - Coimbra - 11h30, Pavilhão do CEF
Santarém - Braga - 16h00, Pavilhão do CEF
Lisboa - Setúbal - 16h00, Pavilhão de Riachos
Algarve - Porto - 17h15, Pavilhão do CEF
Leiria - Bragança - 17h15, Pavilhão de Riachos
Castelo Branco - Coimbra - 18h30, Pavilhão do CEF

Sexta-feira
9º e 10º Lugares: Melhor 4º - Pior 3º - 09h00, Pavilhão do CEF
7º e 8º Lugares: Melhor 3º - 2º Melhor 3º - 10h15, Pavilhão do CEF
5º e 6º Lugares: 2º Melhor 2º - Pior 2º - 11h30, Pavilhão do CEF
Meia-Final: Jogo 1 - 1º Grupo A - 1º Grupo B - 16h00, Pavilhão do CEF
Meia-Final: Jogo 2 - 1º Grupo C - Melhor 2º - 17h15, Pavilhão do CEF

Sábado
3º e 4º Lugares: Vencido Jogo 1 - Vencido Jogo 2 - 10h00, Pavilhão do CEF
FINAL: Vencedor Jogo 1 - Vencedor Jogo 2 - 11h15, Pavilhão do CEF

terça-feira, abril 06, 2004

AF Lisboa discute transmissões televisivas

Seguindo o exemplo daquilo que já aconteceu no norte do país, a Associação de Futebol de Lisboa vai reunir na próxima terça-feira com os sete clubes filiados que estão na I Divisão (Benfica, Sporting, Vila Verde, Sassoeiros, Correio da Manhã, SL Olivais e Forte da Casa), para discutir a questão das transmissões televisivas. O encontro terá lugar no Anfiteatro da AF Lisboa, no Chiado, pelas 21 horas.

segunda-feira, abril 05, 2004

FJ Antunes-Benfica na Sport TV

O jogo entre a Fundação Jorge Antunes e o Benfica foi antecipado para sexta-feira, às 19 horas, tendo transmissão em directo da Sport TV.
Este é o encontro mais importante da próxima jornada e um dos mais importantes do campeonato, já que coloca frente-a-frente dois colossos do futsal nacional, que, separados por apenas dois pontos, disputam a vice-liderança da prova.

Falta de formação vale despromoção

Os clubes a disputar os campeonatos nacionais de futsal terão de ter pelo menos uma equipa de formação na próxima época, sob pena de descerem de divisão. A decisão foi tomada ontem [sábado] na Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol.
Os regulamentos da prova já referiam esta necessidade, contudo não havia qualquer remissão para o disciplinar, pelo que os clubes que não cumprissem a regra não estavam sujeitos a qualquer punição.
O cenário será bem diferente a partir da próxima temporada. Todas as equipas que disputam a I, II e III Divisões Nacionais precisam de ter pelo menos uma equipa de formação, que terá de ser inscrita até 31 de Maio 2005. Quem desrespeitar esta norma, fundamental para o crescimento e implementação da modalidade, poderá ser penalizado com a despromoção.
Os conjuntos que ascendem ao Campeonato Nacional da III Divisão dispõem de um prazo de dois anos para criarem uma equipa de formação em qualquer escalão.

(texto original - Record)

domingo, abril 04, 2004

Sporting, FJ Antunes e Benfica mantém pódio

O Benfica protagonizou a grande goleada da 22.ª jornada da I Divisão, ao vencer o Alpendorada por 10-1. O resultado não espelha uma exibição brilhante dos encarnados, mas antes a prestação negativa do Alpendorada, que esteve longe do seu nível, denotando muita falta de concentração e falta de agressividade ofensiva.
O Alpendorada, que na primeira volta criou algumas dificuldades ao Benfica no seu terreno, esteve abaixo do seu potencial, apresentando-se muito desconcentrado. Foram apenas duas as vezes que os marcoenses chegaram próximo da baliza encarnada no primeiro tempo, sem muito perigo.
No reatar do encontro os visitantes apresentaram-se mais atrevidos e pressionantes, o que valeu o golo aos 24 minutos. Inesperadamente, este golo acalmou-os, reanimanto o Benfica adormecido, que a partir daí voltou a tornar-se dono e senhor da partida, cujo resultado dilatou com naturalidade. (ver Record)

O Sporting deslocou-se mais uma vez às Caldas da Rainha para receber o seu adversário, desta feita o Vila Verde, que venceram por 4-0. Os "leões" venceram também sem grandes dificuldades, mantendo-se cada vez mais descansado na liderança do campeonato nacional, sendo já 11 os pontos que leva de avanço sobre o vice-lider, a FJ Antunes. (ver A Bola)

A FJ Antunes regressou às vitórias, depois da derrota da semana passada ante ao penúltimo classificado. Os vizelenses venceram o Modicus por deslocaram-se a Sandim, para defrontar o Modicus, no encontro que encerrou a ronda.
A grande surpresa da jornada foi a derrota do debilitado Sassoeiros por 1-8 em casa, ante o Correio da Manhã, numa tarde em que, para além das ausências (Chico, Bruno Vilar, Pedro Caetano, Tico), tudo pareceu correr mal ao conjunto orientado pelo tecnico Ricardo Lobão.

Para a semana o jogo grande da jornada disputa-se em Vizela, ante a FJ Antunes e o Benfica, no próximo sábado.

Resultados I Divisão
Classificação I Divisão

Resultados II Divisão A
Resultados II Divisão B

Resultados III Divisão A
Resultados III Divisão B
Resultados III Divisão C

sexta-feira, abril 02, 2004

Fim-de-semana futsalístico

Campeonato Nacional da I Divisão - 22.ª Jornada
Benfica - Alpendorada - 15h00
Sassoeiros - Correio da Manhã - 15h00
Boavista - Forte da Casa - 15h00
Sporting - Vila Verde - 15h30
Famalicense - Sp. Pombal - 15h30
SL Olivais - Coimbrões - 18h00
Freixieiro - Moc. Arrábida - 18h30
Modicus - FJ Antunes - 21h30

II Divisão - série A
II Divisão - série B
III Divisão - série A
III Divisão - série B
III Divisão - série C

quinta-feira, abril 01, 2004

Torneio de Páscoa da ACO

O Atlético Clube de Odivelas (ACO), "casa" por onde já passaram alguns dos nomes sonantes do nosso futsal, como João Marçal e Gonçalo Alves, vai organizar o 2.º Torneio da Páscoa, para Infantis, Iniciados, Juvenis e Juniores.
A prova será disputada entre 8 e 10 de Abril, no Pavilhão da Ramada. As equipas em competição serão: ACO, Sporting, Benfica, AMSAC, Santos Venda Nova, Bons Dias, Quinta Pinheiro e Povoense.
Os troféus terão o nome de alguns dos atletas que passaram pelo ACO e prosseguiram a carreira em grandes clubes de futsal:
Melhor Jogador: Troféu João Marçal
Melhor Marcador: Troféu Gonçalo Alves
Melhor G. Redes: Troféu Pedro Catalim
Equipa fair-play: Troféu Davide Sousa

PROGRAMA


08/04/2004 (QUINTA-FEIRA)
19h30 ABERTURA DO TORNEIO
20h00 A.C.O. - S. V. NOVA INFANTIS
21h30 A.C.O. - S. L. BENFICA JUNIORES

09/04/2004 (SEXTA-FEIRA)
11h00 BONS DIAS - A.M.S.A.C. INFANTIS
12h00 POVOENSE. - A.M.S.A.C. INICIADOS
13h00 ALMOÇO
15h00 A.C.O. - BONS DIAS INICIADOS
16h00 BONS DIAS - QUINTA PINHEIRO JUVENIS
17h00 A.C.O. - SPORTING JUVENIS
18h30 BONS DIAS - SPORTING JUNIORES

10/04/2004 (SÁBADO)
09h00 3º e 4º LUGAR INFANTIS
10h00 3º e 4º LUGAR INICIADOS
11h00 3º e 4º LUGAR JUVENIS
12h15 3º e 4º LUGAR JUNIORES
13h30 ALMOÇO
15h00 FINAL INFANTIS
16h00 FINAL INICIADOS
17h00 FINAL JUVENIS
18h30 FINAL JUNIORES
20h00 ENTREGA DOS TROFÉUS
20h30 ENCERRAMENTO DO TORNEIO